top of page
  • Foto do escritorFernando Cunha JR

Rumor: o que já sabemos sobre o iOS 14 antes da WWDC 2020

Filipe Espósito escreveu para o site 9TO5Mac e discorreu sobre o que se sabe sobre o iOS/iPadOS 14 e o que esperamos da próxima WWDC.

Com a WWDC 2020 chegando em 22 de junho, a Apple finalmente apresentará a primeira versão beta do iOS 14 aos desenvolvedores.


Recursos conhecidos e esperados do iOS 14:

Tela inicial ajustada


Espera-se que o iOS 14 mantenha a maioria dos aspectos de design das versões anteriores do iOS sem um grande redesenho, mas isso não significa que não terá nenhum refinamento de interface.

Com base no código vazado obtido pelo 9TO5Mac, encontraram-se evidências de que o iOS 14 incluirá uma nova página de tela inicial que permite que os usuários vejam todos os seus ícones de aplicativos em uma exibição de lista, que incluirá diferentes opções de classificação para mostrar apenas apps com notificações não lidas, aplicativos recentemente abertos e sugestões inteligentes da Siri com base no seu uso diário.

Este recurso, em particular, pode ser semelhante à exibição atual da lista de aplicativos do Apple Watch, mas com opções avançadas de classificação.


A Apple também está trabalhando em widgets de tela inicial. Em vez de widgets fixos como no iPadOS 13, os novos poderão ser movidos, assim como qualquer ícone de aplicativo. No entanto, esse recurso parecia estar em um estágio muito inicial de implementação, e é possível que a Apple o descarte antes do lançamento público.

Mudanças na Imagem de Fundo


O iOS 14 contará com um painel de configurações de imagem de fundo redesenhado, que inclui papéis de parede padrão separados por coleções, como "Listras Clássicas", "Terra e Lua" e "Flores". Em vez de mostrar todos os papéis de parede juntos, os usuários poderão percorrer cada coleção para encontrar um específico com mais facilidade.


Os desenvolvedores devem ser capazes de fornecer coleções de imagens de fundo e integrá-las nas configurações do iOS com uma nova API disponível para aplicativos de terceiros. Os usuários também terão a opção de definir um papel de parede dinâmico inteligente que só será usado na tela inicial, incluindo uma cor plana, gradientes e uma versão escura baseada no papel de parede atual.


Também será possível definir uma imagem de fundo personalizada no CarPlay pela primeira vez. A Apple está testando esse recurso com os mesmos papéis de parede padrão do iOS 13, e eles também alternam automaticamente entre versões claras e escuras.


Leia também:


Acessibilidade melhorada

Com o iOS 14, os usuários poderão receber alertas se o iPhone detectar sons como alarmes de incêndio, sirenes, campainhas e muito mais. O sistema traduzirá esses alertas em hápticos para pessoas que têm perda auditiva.

A câmera detectará gestos manuais para reproduzir algumas tarefas específicas em todo o sistema, e o código também aponta para um novo recurso de acessibilidade "Audio Accommodations" que "pode melhorar a sintonia de áudio sobre AirPods ou EarPods para pessoas com perda auditiva leve à moderada".


Realidade aumentada imersiva


A Apple está desenvolvendo um novo aplicativo, internamente chamado "Gobi", que permitirá que os usuários obtenham mais informações sobre o que estão vendo ao seu redor através da realidade aumentada.


O código do iOS 14 revela que a empresa está testando seu novo sistema AR (Realidade Artificial) com Apple Stores e Starbucks, para que as pessoas possam usar a câmera do iPhone ou iPad para saber mais sobre um produto.


Esses novos recursos AR devem ser lançados para desenvolvedores através do ARKit, para que possam criar suas próprias interações com ambientes reais.


Mais controles HomeKit


O HomeKit está prestes a receber uma grande atualização com o iOS 14. O sistema contará com "Night Shift to Light", que essencialmente inclui a capacidade de alterar a temperatura da luz das lâmpadas compatíveis durante o dia automaticamente, assim como o Night Shift faz em telas de iPhones, iPads e Macs.


Espera-se também que a Apple expanda seu sistema HomeKit Secure Video, que será capaz de identificar pessoas específicas na câmera, como membros da família, para que você receba notificações personalizadas.


CarKey


A API CarKey está em desenvolvimento desde o iOS 13.4, mas espera-se que o recurso seja introduzido com o iOS 14.


O CarKey permitirá que os usuários desbloqueiem, bloqueiem e dêem a ignição a um carro usando um iPhone ou Apple Watch.


O processo de emparelhamento será feito através do aplicativo Wallet com carros compatíveis com NFC, assim os usuários só precisam segurar o dispositivo perto do veículo para usá-lo como chave.


O código do iOS sugere que as Chaves do Carro podem ser compartilhadas com outras pessoas, como membros da família. Os motoristas podem convidá-los também através do aplicativo Wallet para ter acesso à chave em seus próprios dispositivos Apple.


Arquivos internos do iOS 14 também revelam que a BMW pode ser a primeira montadora a suportar o CarKey da Apple ainda este ano.


Espera-se saber mais sobre os parceiros da Apple quando o CarKey for apresentado oficialmente.


Saiba mais:


Melhorias do Apple Maps


O Apple Maps mostrará mais detalhes sobre as Apple Stores e a disponibilidade de reparo de hardware no futuro. Com o iOS 14, os usuários poderão verificar a disponibilidade de serviços do Genius Bar em cada Apple Store diretamente do Apple Maps.


O aplicativo dirá aos usuários, por exemplo, se uma loja específica oferece reparos de tela e bateria para o mesmo dia.


Além disso, o Apple Maps destacará lugares que possuem assentos para casais, desconto para crianças, salas privadas e cinemas com sessões IMAX.


Chaveiro avançado do iCloud

Para usuários do iCloud que não querem ter um gerenciador de senhas pago, como o 1Password, por exemplo, a Apple está testando algumas mudanças importantes no chaveiro do iCloud no iOS 14. Os usuários serão avisados sobre senhas reutilizadas, para que possam evitar usar a mesma em vários sites por razões de segurança.


Haverá um novo método para salvar senhas de autenticação de dois fatores, para que os usuários possam fazer login em sites compatíveis usando apenas o chaveiro do iCloud, sem SMS, e-mail ou outros métodos menos seguros.


Clipes API


A Apple está trabalhando em uma nova maneira de oferecer partes específicas de aplicativos de terceiros em todo o sistema sem precisar instalá-los. Internamente chamada de Clips, esta nova API forneceria conteúdo interativo e dinâmico de seus aplicativos, mesmo que os usuários não os instalem.


Essa API está diretamente relacionada ao leitor de QR Code, para que os usuários possam digitalizar um código vinculado a um aplicativo e, em seguida, interagir com ele diretamente a partir de um frame que aparecerá na tela.


Os desenvolvedores precisarão especificar qual parte do aplicativo deve ser baixada pelo iOS como um pacote over-the-air para ler esse conteúdo.


A Apple está testando internamente a API clips com aplicativos como OpenTable, Yelp, DoorDash, Sony e YouTube.


Confira:


Tradução embutida


O Safari receberá recursos de tradutor incorporados com o iOS 14, permitindo que os usuários traduzam páginas da Web sem qualquer aplicativo ou serviço de terceiros.


Este recurso deve ser ativado automaticamente para páginas da Web em diferentes idiomas, e as traduções serão processadas localmente pelo Neural Engine.


A opção de tradução também está sendo testada com outros aplicativos, como a App Store. Neste caso, o iOS traduziria descrições de aplicativos e avaliações dos usuários se estas fossem escritas em outro idioma.


Mais ferramentas do Apple Pencil


A Apple adicionou alguns novos recursos relacionados ao Apple Pencil no iPadOS 13 no ano passado, e o iPadOS 14 pode incluir suporte total para a entrada do Apple Pencil em sites, tornando-o compatível não apenas para rolar e tocar, mas também para desenhar e marcar com todos os seus recursos no Safari e outros navegadores.


Atalho de brilho do teclado


O Magic Keyboard e o Smart Keyboard, projetados para iPad, padecem de teclas de função, o que pode ser uma desvantagem, pois os usuários precisam acessar o aplicativo Configurações ou o Centro de Controle para alterar o brilho da tela ou a iluminação de fundo do teclado, por exemplo.


Existem evidências no código que sugerem a existência de novos atalhos de teclado para alterar o brilho da tela do iPad ou até mesmo a luz de fundo do teclado.


Leia também:


Alertas ”Buscar”


A Apple renovou o aplicativo Buscar no ano passado com o iOS 13, que agora permite que os usuários rastreiem dispositivos perdidos e também compartilhem sua localização com a família e amigos. Com o iOS 14, espera-se que o app receba outra atualização maciça, já que a Apple está planejando alertas personalizados, modo AR e muito mais.


O aplicativo incluirá uma nova opção para receber um alerta quando alguém não chegar a um local específico em uma hora agendada do dia. As novas opções de alerta também incluirão ser notificados quando um contato sair de um local antes de um horário definido, o que pode ser útil para monitorar crianças.


O aplicativo Buscar no iOS 14 também funcionará com realidade aumentada, pois os usuários poderão localizar um amigo ou um dispositivo perdido visualmente usando realidade aumentada para direções mais precisas de locais próximos.


Recuperação do Sistema Operacional


Se um iPhone ou iPad parar de funcionar, muitas vezes é necessário restaurar o firmware do dispositivo usando um Mac ou PC. Mas a Apple agora está testando um novo recurso chamado "Recuperação do SO", que permitirá que os usuários restaurem um dispositivo iOS ”over-the-air”, bem como conectando-o via USB a outro iPhone ou iPad, semelhante à forma como a Ferramenta de Migração da Apple funciona.

Ele deve funcionar como o macOS Internet Recovery, que está disponível há anos e permite que os usuários reinstalem o sistema operacional pela internet sem precisar de outro computador por perto.


Saiba mais:


Pronto para novo hardware


Mais do que apenas novos recursos, o iOS 14 deve estar pronto para trabalhar com os mais novos produtos da Apple que provavelmente serão anunciados este ano.


O código do iOS 14 também inclui novos detalhes sobre as alterações na Apple TV. Versões anteriores do código tvOS 13 revelaram que a Apple está trabalhando em uma nova Apple TV, mas o iOS 14 mostra que também pode haver um novo Controle remoto Siri TV.


Confira:


A Apple ainda não apresentou seus rastreadores de itens AirTag, mas o código do iOS 14 revelou que ele terá uma bateria substituível pelo usuário em vez de uma bateria recarregável interna. Os usuários poderão anexar um AirTag a qualquer objeto para rastreá-lo através do aplicativo Buscar.


Leia também:


Esta primeira compilação do iOS 14 também revelou que a Apple está testando novos modelos de iPhone com um sensor de tempo de voo, que é provavelmente o mesmo scanner LiDAR do iPad Pro. Há apenas dois novos iPhones no código que estão listados com três câmeras traseiras mais o scanner LiDAR, presumivelmente o iPhone 12 Pro e o iPhone 12 Pro Max.


Confira:


Esperamos ansiosamente a próxima WWDC!


E você, leitor, o que gostaria de ver no próximo iOS/iPadOS? Deixe seus comentários e sugestões!


Saiba mais:

bottom of page