top of page

Rumor: conheça as principais novidades dos futuros iOS/iPadOS 14

A próxima grande atualização do iPhone e do iPad pode trazer alguns dos principais recursos que as pessoas desejam há anos


GizChina

A Apple não costuma divulgar sua anual e próxima grande atualização de software para o iPhone e para o iPad antes de junho, geralmente na WWDC (World Wide Developer Conference), que neste ano ainda não sabemos se vai acontecer devido ao coronavírus, mas um dilúvio de vazamentos recentes nos fornece uma visão abrangente do que a Apple pode estar planejando.



A próxima versão do sistema operacional do iPhone e do iPad (iOS 14 e iPadOS 14), deve ser uma atualização significativa que trará alterações na tela inicial do smartphone, novos recursos de realidade aumentada, um novo aplicativo de fitness e muito mais, de acordo com relatórios recentes de MacRumors e do 9to5Mac.


Os sites afirmam ter visto o código vazado para a futura atualização, que revelou esses novos recursos de software, bem como alguns produtos de hardware que são rumores já há algum tempo, como o sucessor do iPhone SE (que possivelmente se chamará de iPhone 9) e das tags para rastreamento (possivelmente chamadas de AirTags).



A Maçã também está planejando fazer algumas mudanças que dariam aos usuários mais opções quando se trata de aplicativos e papéis de parede de terceiros, de acordo com relatórios da Bloomberg e do 9to5Mac.


Em conjunto, os rumores sugerem que a Apple pode estar planejando adicionar recursos que os usuários desejam há anos - como o suporte ao mouse e a opção de definir aplicativos de terceiros como padrões - enquanto também abre caminho para ambições futuras, como a realidade aumentada e saúde.


A empresa normalmente anuncia seu novo software para iPhone e iPad em junho e os lança em setembro, junto aos novos iPhones chegando ao mercado.


Você vai conferir aqui as principais novidades que esperamos do iOS/iPadOS 14, com base nos recentes vazamentos e rumores.

 

Novo aplicativo de fitness

Hollis Johnson

A Apple pode lançar um novo aplicativo de fitness que funcionaria no iPhone, no Apple Watch e na Apple TV, de acordo com o MacRumors. Este app forneceria exercícios guiados para os usuários, exibindo vídeos no iPhone e na Apple TV, mostrando etapas guiadas para concluir o treino no Apple Watch. O aplicativo seria gratuito e poderá ser chamado de "Fit" ou "Fitness", diz o relatório.

 

Novo layout da tela inicial do iPhone

Hollis Johnson/Business Insider

Embora a aparência da tela inicial do iPhone possa ter mudado ao longo dos anos, o layout geral não mudou. É esperado que isso mude no iOS 14, pois o 9to5Mac relata que o novo software trará a opção de exibir aplicativos em um formato de lista. Os usuários também poderão filtrar apps, nesta lista, com base em determinadas condições, como aplicativos que possuem notificações não lidas e apps usados ​​recentemente.

 

Novos recursos do iMessage


A Apple planeja adicionar vários novos recursos ao iMessage (Mensagens) com o iOS 14, incluindo a capacidade de excluir mensagens de texto já enviadas, digitar indicadores para mensagens em grupo e um recurso de menções que permitirá marcar outros participantes em um bate-papo em grupo.

 

Capacidade de transformar anotações manuscritas do Apple Pencil em texto digitado


Este rumor já foi publicado pelo News On Apple:


A gigante de Cupertino também está, aparentemente, fazendo um grande esforço para aumentar a usabilidade do Apple Pencil como uma ferramenta para anotações no iOS 14, de acordo com o MacRumors. A empresa está desenvolvendo um recurso que permitirá aos usuários escrever em qualquer campo de texto usando o acessório e converter automaticamente esse texto em palavras digitadas. Este recurso funcionaria em aplicativos como o Mail, Mensagens (iMessage), Notas, entre outros. Desenvolvedores de terceiros também poderiam adicionar essa compatibilidade aos seus próprios aplicativos.

 

Novo aplicativo de Augmented Reality (AR - Realidade Aumentada) que pode ajudar nas compras


O CEO da Apple, Tim Cook, fala sobre o potencial que ele vê na realidade aumentada há anos, e agora com o iOS 14, podemos finalmente dar uma olhada na visão da Maçã para Realidade Aumentada. A empresa está desenvolvendo um aplicativo de AR que permitirá que você aprenda sobre itens e produtos nas configurações de varejo simplesmente apontando seu iPhone para ele, semelhante ao Google Lens e ao Bixby Vision da Samsung, de acordo com o 9to5Mac. Rumores também apontam que a Apple já está testando esse recurso com a Starbucks.

 

Opções de papel de parede que não são da Apple disponíveis no menu de configurações do iPhone

Hollis Johnson/Business Insider

Com o iOS 14, você poderá acessar papéis de parede (imagens de fundo) de terceiros diretamente no menu de configurações do iPhone, de acordo com o 9to5Mac. Atualmente, a Apple oferece várias coleções de papéis de parede que incluem uma mistura de opções dinâmicas, live e estáticas, e você também pode escolher uma foto no rolo da câmera como imagem de fundo. Com o iOS 14, a Maçã poderá oferecer outras opções “de fora” também.

 

Mais recursos de acessibilidade

Hollis Johnson/Business Insider

A Apple estaria adicionando mais recursos de acessibilidade no iOS 14, principalmente aqueles destinados a usuários com perda auditiva, de acordo com o 9to5Mac. Um desses recursos poderia detectar sons importantes - como alarmes de incêndio, campainhas e bebês chorando - e fornecer um alerta tátil ao usuário. Outra atualização permitiria que a câmera do iPhone detecte gestos com as mãos, enquanto outra permitiria que aqueles com perda auditiva sintonizem melhor seus AirPods ou EarPods.

 

Atualizações do HomeKit


Também é esperado que a Maçã faça alguns ajustes nas opções disponíveis para as luzes inteligentes ativadas por meio da plataforma HomeKit no iOS 14. Conforme o 9to5Mac relata, a Apple adicionará suporte a um recurso que possibilitaria que as luzes conectadas alterassem automaticamente sua temperatura de cor para combinar com a luz natural vinda de fora ao longo do dia.


As câmeras compatíveis com HomeKit também receberão uma atualização que permitirá identificar pessoas.

 

Suporte para mouse


A Apple pode, finalmente, adicionar suporte de mouse aos seus dispositivos móveis com o iOS/iPadOS 14 - uma etapa que pode tornar o iPad um dispositivo de produtividade muito mais capaz. O 9to5Mac relata que o suporte ao cursor do mouse em todo o sistema será semelhante à experiência no Mac.


Não está claro se isso estará disponível apenas no iPad, considerando que a gigante de Cupertino recentemente separou o software do iPad do sistema operacional do iPhone com o iPadOS.


O software para iPad atualmente possui um recurso de acessibilidade que permite usar o mouse como dispositivo apontador, mas, na verdade, não simula a experiência do mouse à qual a maioria das pessoas está acostumada.

 

Estabilidade aprimorada e menos erros, especialmente no lançamento


A Apple está revisando a maneira como testa e desenvolve novos softwares para reduzir o número de bugs e falhas, começando com o iOS 14, de acordo com a Bloomberg. Isso deve tornar o software mais estável e confiável no lançamento, uma reformulação que vem após a atualização do iOS 13, lançada com vários bugs e problemas, em setembro de 2019.

 

Capacidade de definir aplicativos de terceiros como padrão


A Maçã está considerando permitir que usuários do iPhone e do iPad definam aplicativos de terceiros como opção padrão, como o Google Maps ou o Chrome, por exemplo, de acordo com a Bloomberg. Tal medida daria aos fabricantes de aplicativos rivais uma oportunidade maior de reivindicar uma presença maior no iOS/iPadOS, principalmente depois que a Apple e outras grandes empresas de tecnologia foram criticadas por suas práticas comerciais prejudicarem a concorrência.

 

Sempre é preciso lembrar que todas estas novidades são rumores. A maioria pode ser concretizada, mas nada é certeza absoluta, visto que Apple não divulga nenhuma informação antes de um evento, geralmente na WWDC, como citado acima.

Esperemos que o coronavírus não mude os planos da Maçã… 🙏👊

bottom of page