• Rafael de Angeli

Já pensou em destrancar e dirigir seu carro com seu iPhone, com o Apple Watch ou à distância?

Conforme descoberto na primeira versão beta do iOS 13.4 (atualmente em testes), a Apple está trabalhando em um novo recurso chamado CarKey, que permitirá que um iPhone ou um Apple Watch desbloqueie, bloqueie e dê partida em veículos compatíveis com NFC.


As "chaves" do CarKey estarão no aplicativo Wallet e, como descoberto pelo site MacRumors, elas poderão ser compartilhadas com outras pessoas para permitir que acessem temporariamente seu carro (alguém de sua família ou um manobrista, por exemplo). Na segunda versão beta do iOS 13.4, há uma redação atualizada sobre o compartilhamento, o que deixa claro que as chaves digitais dos carros poderão ser enviadas às pessoas que usam o aplicativo Mensagens (iMessage).

As chaves do CarKey poderão ser compartilhadas com pessoas em conversas individuais, mas não em conversas em grupo:


O CarKey não está disponível em conversas em grupo. Você pode enviar o CarKey em conversas com um indivíduo. (iOS 13.4 beta 2)

O compartilhamento de uma CarKey com alguém, permitirá que essa pessoa use o ‌iPhone‌ ou ‌o Apple Watch‌ para acessar um carro compatível, segurando o dispositivo próximo a um leitor NFC localizado dentro do veículo. As chaves podem ser permanentes (para um cônjuge) ou temporárias (para um mecânico ou um manobrista).


As pessoas que receberem uma chave digital no aplicativo Mensagens verão o texto informando como funciona:


O [proprietário do veículo] convidou você para usar o [modelo do veículo] com acesso de desbloqueio e condução. Isso permite que você use seu iPhone‌ e ‌Apple Watch‌ para destrancar/trancar o carro, dar partida no motor e dirigir.

O acesso ao CarKey, ao Apple Pay e ao Apple Cash (disponível somente nos Estados Unidos por enquanto), é autenticado biometricamente usando o Face ID ou o Touch ID, para garantir que a pessoa que possui o ‌iPhone‌ tenha permissão para acessar um carro, embora exista um "modo expresso: que provavelmente funcionaria sem a necessidade de autenticação”.

Para usarmos o Apple Pay no Apple Watch, por exemplo, basta apenas termos a senha, pois o relógio não possui autenticação biométrica. Um possível ladrão que tenha acesso à senha, consegue fazer compras usando o Watch, pois não são todas as bandeiras e bancos que pedem a senha do cartão no ato do pagamento, nas compras acima de R$ 50,00, para segurança do usuário. Teríamos, então, o acesso ao carro somente com a senha do smartwatch? Veremos!


Com o CarKey, a Maçã fará parceria com os fabricantes de veículos, o que indica que poderá ser uma opção instalada de fábrica, como o CarPlay é atualmente. O novo sistema requer um veículo com NFC, sendo algo que os fabricantes precisarão implementar como o ‌CarPlay‌.


A Apple é membra do Car Connectivity Consortium (CCC), que desenvolveu a especificação Digital Key 2.0, baseada em NFC, disponibilizada no final de 2019, que estabelece uma conexão segura entre dispositivos móveis e veículos por NFC.

O CCC também está trabalhando na especificação Digital Key 3.0, baseada em Bluetooth Le e Ultra Wideband, permitindo acesso passivo sem chave com reconhecimento de local. Os iPhones 11, 11 Pro e 11 Pro Max suportam Ultra Wideband. Será uma funcionalidade que poderemos ver no futuro.


Ainda não sabemos quando o CarKey será anunciado pela Apple ou quando será lançado em novos veículos. Teoricamente, ele será uma das novidades do iOS 13.4, que deve ser disponibilizado a todos os usuários de iOS no final de março.


Com o rumor de que a Apple realizará um evento de lançamento de novos produtos (“iPhone 9”, iPad Pro de 4ª geração, entre possíveis outros iDevices), no dia 31 de março, o anúncio oficial do CarKey tem tudo para ser realizado nesta data.


Fonte: MacRumors

NewsOnApple_Site_vertical.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • Apple Podcasts
  • Spotify
  • Deezer
  • Google_Podcasts_Logo_2


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

2019-2020 © News On Apple. Todos os direitos reservados.