top of page
  • Foto do escritorFernando Cunha JR

iOS 14: Apple estaria trabalhando no 'Clips' para usar apps sem exigir downloads completos

Mudança aconteceria diretamente na App Store.

A Apple está trabalhando em uma nova maneira de oferecer partes específicas de aplicativos de terceiros em todo o sistema sem precisar instalá-los. O recurso permitiria que os usuários experimentassem partes da funcionalidade de um aplicativo, apenas digitalizando um código QR.


O site 9TO5Mac analisou essa nova API, e com ela é permitido que os desenvolvedores ofereçam conteúdo interativo e dinâmico de seus aplicativos, mesmo que você não os tenha instalado.


Digamos que você obtenha um QR Code com um link para um vídeo do YouTube, mas você não tem o aplicativo oficial instalado no seu iPhone. Com o iOS 14 e a API de "Clips", você poderá digitalizar esse código e o vídeo será reproduzido em um cartão flutuante que mostra uma interface de usuário nativa em vez de uma página da web.


Caberá aos desenvolvedores decidirem e especificarem qual parte do aplicativo deve ser baixada pelo iOS. O cartão flutuante mostrará opções para baixar a versão completa do aplicativo na App Store ou abrir esse conteúdo com o app, se ele já estiver instalado.


Lembrando que já existe no Android um recurso semelhante chamado "Slices", que mostra partes interativas de um aplicativo em locais como os resultados da Pesquisa Google e o Google Assistant.


A Apple estaria testando o novo recurso em alguns apps específicos como OpenTable, Yelp, DoorDash, Sony (com seu aplicativo PS4 Second Screen) e YouTube, para implementar a nova API, possivelmente para usar esses apps como exemplos na próxima WWDC.

bottom of page