top of page
  • Foto do escritorMarcelo Dada

Leakers: telas maiores de 6,3" e 6,9" e botões táteis de estado sólido chegarão nos iPhones 16 Pro

Mark Gurman e Ming-Chi Kuo afirmam que os aguardados botões de estado sólido alimentados por um novo Taptic Engine estarão presentes nos iPhones 16 Pro e 16 Pro Max. Ross Young especula que novos tamanhos de tela, de 6,3 e 6,9 polegadas, também possam chegar à linha Pro em 2024.

Imagem: Reprodução/MacRumors

Os iPhones 14 Pro e 14 Pro Max têm telas de 6,1 e 6,7 polegadas, respectivamente, e, de acordo com os rumores e análises focados, até o momento, nos iPhones 15 Pro e 15 Pro Max, esses tamanhos serão mantidos para as telas destes dispositivos, contando apenas com bordas mais finas que poderiam definir uma visualização e experiência diferenciadas para os modelos topo-de-linha que serão lançados este ano.


O analista e leaker Ross Young afirmou, em seu twitter, que o iPhone 16 Pro e o iPhone 16 Pro Max terão telas um pouco maiores, de 6,3″ e 6,9″, respectivamente. Embora Young não tenha confirmado se o aumento de tamanho também chegará aos modelos de entrada/intermediários da linha iPhone 16, é provável que a Apple mantenha as telas de 6,1” no iPhone 16 e de 6,7” no iPhone 16 Plus, seguindo a tendência da empresa de diferenciar e distanciar as versões mais baratas das mais caras.



Durante grande parte do ciclo de rumores do iPhone 15, esperava-se que os modelos Pro apresentassem novos botões de volume táteis de estado sólido alimentados, então, por um novo Taptic Engine. Em abril, rumores indicavam que a Apple havia descartado o recurso, com planos de manter os botões de volume padrão, com uma mudança esperada apenas para o botão mudo, rumorado para ser um botão de ação semelhante ao do Apple Watch Ultra. Falando mais uma vez sobre o assunto, Mark Gurman, da Bloomberg, confirmou (quase que definitivamente) que a Maçã cancelou os aguardados e rumorados botões de volume e que os apresentará no próximo ano.


Gurman disse que a Apple está "vacilando" no recurso por causa dos custos e da complexidade da tecnologia e da produção. Para o jornalista, embora os modelos de testes internos ainda tenham a funcionalidade no momento atual, é “provável” que a Apple mantenha a tecnologia de estado sólido até o lançamento do iPhone 16 Pro e 16 Pro Max (ou Ultra). O conceituado analista e leaker Ming-Chi Kuo também afirmou que a empresa de Cupertino planeja manter os botões de estado sólido até o lançamento dos modelos de iPhone 16 em sua linha Pro, com Kuo atribuindo o atraso a "problemas técnicos não resolvidos antes da produção em massa”.


Renderização Final do iPhone 15 Pro Max. Imagem/Conceito: MacRumors e Unknownz21

De acordo com os leakers, os botões de estado sólido serão limitados aos modelos da linha Pro ou até mesmo da possível linha Ultra do próximo ano, enquanto os modelos de iPhone 16 padrão (considerando que o iPhone Plus ainda faça parte da linha), mais acessíveis, manterão o mesmo design de botão de volume do iPhone 14 e do iPhone 15. Com a transição para botões de estado sólido, a Apple teria planejado mudar o design dos controles de volume, adotando um único botão unificado em vez de um design de botão duplo.



Fontes: MacRumors, Bloomberg e Twitter

10/5/2023 - 3h10

bottom of page