top of page
  • Foto do escritorEduardo Galiani

iOS 17 deve trazer grandes mudanças na Central de Controle. Quais iPhones receberão o novo sistema?

O iOS 17 apresentará mudanças que renovarão a Central de Controle no iPhone, de acordo com membro do fórum MacRumors. Além disso, leakers divulgam informações que se contrapõem sobre a disponibilidade do sistema em aparelhos antigos.

imagem: Reprodução/9to5Mac

Uma fonte anônima comentou sobre grandes mudanças na Central de Controle (Control Center) do iPhone com a chegada do iOS 17 e acrescentou que o sistema será focado em melhorias de desempenho e estabilidade, sugerindo que uma versão renovada do recurso pode ser uma das mudanças mais importantes que vêm com a atualização do software.


A fonte não forneceu detalhes específicos sobre as mudanças planejadas para a Central de Controle, que parece praticamente a mesma desde o lançamento do iOS 11 em 2017. O menu fornece aos usuários do iPhone acesso mais intuitivo e interativo aos controles de Wi-Fi, Bluetooth, brilho da tela, volume, e muitas outras funções do sistema. Desde o iPhone X, a Central de Controle pode ser aberta ao deslizar o dedo para baixo no canto superior direito da tela.


Imagem: Reprodução/MacRumors

Introduzida com o iOS 7, a Central de Controle completa 10 anos este ano. Em uma base especulativa, a Apple poderia tornar o recurso ainda mais personalizável e renovar o design do menu após seis anos de mudanças pouco expressivas. Embora o membro do fórum tenha um bom histórico de assertividade em suas análises e vazamentos, esse rumor ainda não foi corroborado por outras fontes e os planos da Apple estão sujeitos a alterações.


Os rumores sobre o novo sistema operacional do iPhone continuam, quando na última terça-feira, outra fonte com bom histórico de previsões sobre atualizações de softwares da Apple, sugeriu que o iOS 17 abandonaria o suporte para o iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X, enquanto o iPadOS 17 abandonaria o suporte para o iPad Pro de 9,7 polegadas e 12,9 polegadas de 1ª geração bem como o iPad de 5ª geração.


No entanto, em resposta direta à postagem, outro leaker de boa reputação por seus acertos sobre os iDevices afirmou o contrário. Através de uma postagem no fórum MacRumors, o informante anônimo disse que todos os iPhones que suportam o iOS 16 também poderão rodar o iOS 17, incluindo todos os dispositivos equipados com o chip A11, ou seja, o iPhone X, o iPhone 8 e 8 Plus.


Essa "correção" vem do mesmo leaker que revelou com precisão no ano passado, a presença da Dynamic Island nos modelos do iPhone 14 Pro antes de seu lançamento oficial. Mais recentemente, ele também afirmou que os próximos modelos do iPhone 15 Pro usarão um novo chip de energia ultrabaixa, permitindo que os novos botões de estado sólido de volume, energia e "ação" permaneçam funcionais quando o aparelho estiver desligado ou sem bateria e que o iOS 17 incluirá uma nova configuração de sensibilidade para esses botões.


Imagem/Conceito: Technizo Concept

Há rumores de que este último leaker mantém contato com fontes dentro da equipe de desenvolvimento da Apple e que ocasionalmente revelam detalhes de hardware sobre os próximos modelos dos dispositivos da Maçã.


Se a afirmação mais recente for precisa, não seria a primeira vez que a Apple mantém a mesma lista de dispositivos compatíveis entre os principais lançamentos do iOS. Por exemplo, o iOS 15 é compatível com todos os dispositivos que podem executar o iOS 14, com exceção de alguns poucos recursos. Em contrapartida, o iOS 16 abandonou o suporte para alguns dispositivos mais antigos, incluindo o iPhone SE (1ª geração), o iPhone 6S, o ‌iPhone‌ 6S Plus, o iPod Touch e os ‌iPhones‌ 7 e 7 Plus.


Também é importante notar que essa não foi a primeira vez que foi sugerido que o iOS 17 poderia abandonar o suporte para o iPhone X, iPhone 8 e 8 Plus. O argumento faz sentido lógico porque esses modelos têm agora cinco anos, um período de tempo usado anteriormente pela Apple para descartar o suporte de software para alguns dispositivos anteriores.


Dentre tantos rumores já ventilados e que possam surgir nos próximos meses, resta-nos aguardar até 5 de junho para saber o que está por vir, pois esta é a data em que a Apple deve anunciar o iOS 17 na WWDC. É esperado também que, como de costume, a gigante de Cupertino disponibilize aos desenvolvedores a primeira versão do sistema para testes.



Fontes: MacRumors e 9to5mac

9/4/2023 - 3h08

bottom of page