top of page
  • Foto do escritorMarcelo Dada

Em perspectiva de atualização do iMac, site aponta nova geração com chips M2 e M2 Pro

Entre rumores divergentes e a expectativa de uma nova versão para o desktop all-in-one da Apple, o site Mac Otakara especula que a empresa poderá apresentar novos iMacs ainda este ano.

Seis iMacs

A Apple, tradicionalmente aclamada por sua capacidade quase premonitória de antever tendências e moldar experiências de usuário, tem, paradoxalmente, gerado questionamentos quanto à coerência de seus lançamentos recentes. Esta percepção tornou-se mais acentuada após a transição emblemática para os chips Apple Silicon. Em um movimento atípico, a empresa parece ter relegado ao esquecimento certas linhas de produtos, transmitindo uma sensação de descompasso em sua estratégia de lançamentos. O iMac, por exemplo, ícone da inovação da gigante de Cupertino, tem sido notavelmente negligenciado desde a introdução do modelo com chip M1. Ao mesmo tempo, o mercado é inundado com rumores, anúncios e lançamentos de MacBooks, Mac mini, Mac Pro, Apple Vision Pro e até iPads Pro equipados com chips M2 e variantes superiores.


No início do ano, os rumores eram fortes sobre a chegada de um chip M3, que, equipado ao desktop, reafirmaria o iMac como um dos líderes no segmento de computadores da Maçã. No entanto, é preciso considerar os desafios enfrentados pela empresa nos últimos anos, como a pandemia, problemas com fornecedores e interrupções na cadeia de suprimentos. Esses fatores podem ter influenciado as estratégias e decisões de lançamento da empresa. Agora, apesar das adversidades e dos rumores desencontrados, tudo indica que a Apple está se preparando para trazer o iMac de volta ao jogo, alinhando-o com seus lançamentos mais recentes. Porém, como sempre, os vazamentos e análises de leakers devem ser vistos com cautela.


Duas pessoas trabalhando em dois iMacs

O cenário atual da linha iMac é repleto de especulações e antecipações. O renomado blog japonês Mac Otakara, frequentemente citado por suas análises precisas, sugere que a Maçã está se preparando para lançar a próxima geração do iMac de 24 polegadas com opções de chips M2 e M2 Pro. Tal perspectiva, se concretizada, estaria em sintonia com movimentações anteriores da empresa, como a apresentação dos iPads Pro em 2022. A mera introdução dos chips M2, por si só, já seria um passo significativo para recolocar os iMacs em uma posição de destaque no portfólio da Apple, conferindo-lhes uma harmonia com os demais produtos da marca.


No entanto, essa perspectiva contrasta com informações anteriormente divulgadas pelo leaker Mark Gurman, da Bloomberg. Gurman, uma voz respeitada no mundo da tecnologia, havia indicado que o próximo iMac de 24 polegadas seria potencializado pelo chip M3. O jornalista consegue movimentar o mundo dos rumores devido à sua grande assertividade em relação aos lançamentos da gigante de Cupertino, especialmente em 2022 e 2023. Outra declaração de Gurman menciona um iMac que estaria em desenvolvimento com uma tela de 32 polegadas. Será que houve uma mudança de estratégia interna e os iMacs serão lançados com os chips M2 ou estamos diante de rumores infundados?


Uma pessoa trabalhando em um iMac

Aprofundando-se nas especulações, o Mac Otakara também enfatizou que determinadas configurações personalizadas do iMac de 24 polegadas estão sofrendo atrasos consideráveis na loja online da Apple nos EUA. Embora atrasos em produtos Apple não sejam uma novidade, eles podem ser indicativos de uma iminente atualização de hardware. Considerando as inúmeras variáveis que podem estar por trás dos atrasos, é preciso cautela ao interpretar esses sinais.


Ming-Chi Kuo, analista renomado por suas avaliações sobre a cadeia de suprimentos da Apple, adicionou mais um elemento ao debate no mês passado. O leaker havia mencionado que, embora pudesse ser improvável o lançamento de novos MacBooks com chip M3 este ano, a possibilidade de um novo iMac ainda estava em aberto.



Levando em conta que a Apple não planeja realizar um evento em outubro, qualquer anúncio a respeito do iMac, se houver, provavelmente será divulgado por meio de um comunicado oficial no site da companhia.


Dois iMacs
Imagem: Reprodução/MacRumors

Diante das crescentes especulações, uma certeza se destaca: outubro avança e, até o momento, a Apple não fez quaisquer anúncios acerca dessas linhas de produtos. O atual iMac de 24 polegadas, equipado com chip M1, foi apresentado ao público em maio de 2021. Se considerarmos esse intervalo, é plausível esperar uma atualização focada em novos chips.


No entanto, isso intensifica os questionamentos e expectativas sobre quando veremos modelos atualizados do iMac de 27 polegadas, ou mesmo um redesenho que traga novas cores e aborde o design do "queixinho" branco, que foi alvo de críticas no lançamento anterior. Para alimentar o debate, é válido considerar que, se os iMacs forem lançados agora, poderá transcorrer um período significativo até a próxima atualização, levando em conta o tempo decorrido desde a última renovação.



Fontes: MacRumors, Mac Otakara e X.

16/10/2023 - 3h47

Comments


bottom of page