• Rafael de Angeli

Apple supostamente prototipou um iMac de 27" redesenhado com chip M1 Max e acabamento preto

A Apple prototipou pelo menos três modelos maiores de iMac com chips Apple Silicon no ano passado, de acordo com informações compartilhadas pelo site MacRumors.

Conceito/Reprodução: CG Dude

A mesma fonte do site revelou com precisão e com exclusividade detalhes sobre o Studio Display e o Mac Studio antes de seu lançamento, incluindo o nome do computador e que estaria disponível com uma versão duplicada do chip M1 Max com 20 núcleos de GPU e 48 de GPU.


Os três iMacs que a Apple prototipou foram os seguintes, de acordo com o MacRumors:

  • O primeiro, antes de agosto de 2021, usava o mesmo design do iMac de 27 polegadas de 2020 baseado em Intel e descontinuado em março de 2022, com chip M1;

  • O segundo, por volta de agosto de 2021, usava o mesmo design do iMac de 24 polegadas, mas com tela de 27 polegadas, e chip M1;

  • O terceiro, em novembro de 2021, usou o mesmo design do iMac de 24 polegadas, mas com tela XDR de 27 polegadas, acabamento preto e chip M1 Max.


Em março de 2022, a fonte do site disse que não estava ciente de nenhum outro modelo maior de iMac tendo sido prototipado pela Apple além dos três acima mencionados.


O protótipo mais interessante descrito foi um iMac de 27 polegadas com o mesmo design do iMac colorido de 24 polegadas, mas em um acabamento preto mais elegante e com uma tela XDR, o que provavelmente significaria uma taxa de contraste de 1.000.000:1 e alto brilho.


Embora a fonte, que é membro do fórum do MacRumors, tenha um histórico comprovado com as informações precisas do Mac Studio, não há garantia de que essas informações relacionadas ao iMac sejam precisas ou que a Apple planeje lançar qualquer um dos modelos maiores de iMac que supostamente prototipou, especialmente considerando que a prototipagem teria ocorrido no ano passado.


A Maçã descontinuou o iMac Pro baseado em Intel em 2021 e seu modelo de 27" este ano, deixando o iMac de 24" com chip M1 como único computador desktop all-in-one da Apple no momento. Mark Gurman, da Bloomberg, e o analista Ming-Chi Kuo, afirmaram que um iMac maior alimentado por Apple Silicon poderá voltar já em 2023, mas os detalhes sobre o design do computador e as opções de chips ainda seriam mistérios.


Mac Pro


No início de julho, citando a mesma fonte, o MacRumors também compartilhou detalhes sobre uma suposta placa lógica Mac Pro de pré-produção que inclui um chip Apple Silicon com uma CPU de 40 núcleos (32 núcleos de desempenho e 8 núcleos de eficiência) e uma GPU de 128 núcleos. Este protótipo da placa Mac Pro também inclui pelo menos um slot PCIe x16.


Mark Gurman, da Bloomberg, relatou exatamente a mesma contagem de núcleos para uma futura versão Apple Silicon do Mac Pro em maio de 2021. Sendo assim, é possível que a placa lógica seja para um protótipo de Mac Pro mais antigo baseado na série de chips M1, e pode nunca ser lançado. Em seu boletim no mês de junho, Gurman disse que o novo Mac Pro estará disponível com os chips M2 Ultra e "M2 Extreme", mas não revelou a contagem de núcleos desses processadores.



Fontes: Bloomberg e MacRumors

1º/8/2022 - 3h04