top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Apple Vision Pro é anunciado com telas micro-OLED, 12 câmeras, 5 sensores, 6 microfones e mais

Com preço a partir de US$ 3.499 e lançamento para o começo de 2024, a Apple revelou, na WWDC, o “Apple Vision Pro", seu primeiro Headset de realidade mista, e o visionOS, um sistema operacional totalmente novo para o dispositivo.

Mulher usando o Apple Vision Pro

A empresa descreve o Apple Vision Pro como "um computador espacial revolucionário que combina perfeitamente o conteúdo digital com o mundo físico". O dispositivo apresenta um sistema operacional totalmente novo com uma interface tridimensional. As experiências no Vision Pro não são restritas aos limites de uma tela, onde os usuários podem criar aplicativos em qualquer escala e colocá-los onde desejarem. Os usuários usam uma combinação de olhos, mãos e voz para controlar o dispositivo.


O Apple Vision Pro custará a partir de US$ 3.499 e estará disponível no início do ano que vem. Inicialmente, ele será vendido nas lojas de varejo da Apple apenas nos Estados Unidos.


Design


Toda a frente do Headset é feita de vidro polido que flui para uma moldura de alumínio leve. A parte superior do iDevice possui um botão e uma Digital Crown que permite ao usuário controlar o quão presente ou imerso ele está em um ambiente.


Apple Vision Pro

O Apple Vision Pro possui um sistema modular para obter um ajuste ideal. Sua bateria é separada e vinculada por meio de uma conexão magnética à lateral do dispositivo.


“Uma peça única de vidro laminado e tridimensional é polida para criar uma superfície ótica que atua como uma lente para a ampla gama de câmeras e sensores necessários para misturar o mundo físico com o conteúdo digital. O vidro flui para a estrutura de liga de alumínio personalizada que se curva suavemente ao redor do rosto do usuário, enquanto o sistema modular permite um ajuste personalizado para acomodar uma ampla gama de pessoas. O Light Seal é feito de um tecido macio e vem em uma variedade de formas e tamanhos, flexionando-se para se adaptar ao rosto do usuário para um ajuste preciso. Alças flexíveis garantem que o áudio permaneça próximo aos ouvidos do usuário, enquanto uma faixa de cabeça — disponível em vários tamanhos — é tricotada tridimensionalmente como uma única peça para fornecer amortecimento, respirabilidade e elasticidade. O arco [ou tiara] é preso com um mecanismo simples, facilitando a mudança para outro tamanho ou estilo de arco”.

Aqueles que usam óculos devem usar lentes de vidro ZEISS de prescrição magnética com o Apple Vision Pro, que serão vendidas separadamente.


Hardware


O Vision Pro apresenta um sistema de displays de ultra-alta resolução com 23 milhões de pixels em duas telas micro-OLED com mais qualidade do que uma TV 4K para cada olho. É o primeiro produto da Maçã a receber a tecnologia micro-OLED para telas em sua história.


Apple Vision Pro

O Vision Pro usa câmeras de alta velocidade e um anel de LEDs que projetam padrões de luz invisíveis nos olhos do usuário para rastrear o olhar. O Headset também contém o chip M2 emparelhado com um novo chip "R1", dedicado ao processamento do sensor em tempo real.


“Essas inovações revolucionárias são alimentadas pelo [chip] Apple Silicon em um design exclusivo de chip duplo. O M2 oferece desempenho autônomo inigualável, enquanto o novíssimo chip R1 processa a entrada de 12 câmeras, 5 sensores e 6 microfones para garantir que o conteúdo pareça estar aparecendo bem na frente dos olhos do usuário, em tempo real. O [processador] R1 transmite novas imagens para as telas em 12 milissegundos - 8x mais rápido que um piscar de olhos. O Apple Vision Pro foi projetado para uso durante todo o dia quando conectado e até duas horas de uso com sua bateria externa de alto desempenho”.

Ele também possui um novo sistema de áudio espacial com dois drivers amplificados individualmente dentro de cada pod de áudio, que fornecem áudio espacial personalizado com base na geometria da cabeça e da orelha do usuário. Ele pode combinar o som com um ambiente usando rastreamento de raios de áudio. O dispositivo é capaz de funcionar por até duas horas com uma única carga.


Características


O Apple Vision Pro é controlado pelos olhos, mãos e voz do usuário. Os usuários podem navegar pelos aplicativos simplesmente olhando para eles, tocando com os dedos para selecionar, movendo o pulso para rolar ou usando a voz para ditar. Ele também suporta o teclado Magic Keyboard e Magic Trackpad da Apple.


Mulher usando o Apple Vision Pro

O Headset apresenta um recurso que a Apple chama de "EyeSight", exibindo os olhos do usuário para as pessoas ao redor. Ele usa uma tela OLED lenticular para mostrar a perspectiva correta para qualquer pessoa que esteja visualizando o usuário.


O Vision Pro pode transformar um espaço em um cinema pessoal e assistir a vídeos imersivos. Com Environments (Ambientes), o mundo de um usuário pode crescer além das dimensões de uma sala física com paisagens dinâmicas que podem ajudá-los a se concentrar. O iDevice também permite que os usuários se conectem ao seu Mac e expandam sua tela em um espaço virtual, inclusive ao lado de aplicativos executados no próprio Vision Pro.


No FaceTime, todos na chamada de vídeo são refletidos em blocos de tamanho real. Os usuários que usam o Vision Pro durante uma chamada ‌FaceTime‌ são mostrados como uma Persona — uma representação digital de si mesmos.


O Optic ID usa a íris do usuário para autenticar e desbloquear o Apple Vision Pro. O Headset também é "a primeira câmera 3D da Apple", mostrando profundidade em vídeo com Áudio Espacial.


Tim Cook com o Apple Vision Pro

visionOS


O visionOS oferece uma tela infinita para aplicativos e uma interface de usuário tridimensional. Os aplicativos reagem à iluminação e projetam sombras. Ao colocar o Headset, uma visão inicial flutua no mundo à sua frente para se sentir "verdadeiramente presente" em seu quarto.


O visionOS apresenta uma plataforma totalmente nova para os desenvolvedores criarem experiências de aplicativos. Os aplicativos para iPhone e iPad podem ser executados no visionOS para fornecer um grande número de aplicativos na inicialização do dispositivo. Ele contará com uma nova App Store para descobrir aplicativos criados para o visionOS, bem como aplicativos ‌iPhone‌ e ‌iPad‌ compatíveis.




Fontes: Apple e MacRumors

6/6/2023 - 19h13

bottom of page