top of page
  • Foto do escritorMarcelo Dada

As apostas tecnológicas para o iPad Pro 2024. O lançamento vem aí?

A próxima geração do iPad Pro pode introduzir inovações importantes, incluindo um design mais fino, o chip M3, opções de armazenamento de até 4 TB e tela OLED. Estes são apenas alguns dos rumores mais discutidos sobre o lançamento ansiosamente esperado do dispositivo.

iPad Pro OLED

À medida em que nos aproximamos das semanas seguintes, ou possivelmente do próximo mês, a expectativa em torno dos novos modelos de iPad Pro para 2024 atinge seu ápice. Desde outubro de 2022, a ansiedade por inovações tem alimentado o desejo dos consumidores por dispositivos que não apenas atendam às demandas por tecnologia de ponta, mas também incorporem mudanças sugeridas pelos próprios usuários, visando a enriquecer a experiência Pro. Com este lançamento, a Apple poderá inaugurar uma nova era para o iPad Pro, introduzindo avanços tecnológicos recentes e refinamentos que se distanciam das gerações anteriores.


Diante de um turbilhão de rumores, vazamentos e especulações, propõe-se uma análise detalhada sobre o que os consumidores podem esperar para os tão antecipados modelos de iPad Pro de 2024. Visa-se a esboçar um panorama das potenciais inovações e melhorias que estão a caminho, delineando o possível futuro promissor de um dispositivo dotado de um potencial gigantesco.


Design 'revolucionário' ou apenas mais fino


Desde 2018, a concepção e a estrutura do iPad Pro permaneceram inalteradas ao longo de quatro gerações sucessivas. Contudo, informações recentes sugerem que a principal mudança nos novos modelos será uma notável redução na espessura: de 5,9 mm para 5,1 mm no iPad Pro de 11 polegadas e de 6,4 mm para 5,0 mm no iPad Pro de 12,9 polegadas.


iPad Pro

Embora renderizações em CAD indiquem a ausência de outras alterações na estética, existem rumores pontuais sobre a introdução de uma câmera frontal em modo paisagem, à semelhança do que foi feito no iPad de décima geração. Tal mudança melhoraria a experiência de chamadas de vídeo, especialmente quando o dispositivo é utilizado com um Magic Keyboard ou acessórios similares, que já sugerem o uso do iPad em orientação horizontal. Tal inovação exigiria revisões na disposição ou no mecanismo de carregamento do Apple Pencil, visto que os componentes atuais de carregamento sem fio do acessório se encontram na área que seria ocupada pela nova posição da câmera.


Desempenho acentuado com o chip M3


A expectativa de que os próximos modelos de iPad Pro venham equipados com o chip M3, revelado no evento "scary fast" e já utilizado em iMacs e MacBooks, promete impulsionar substancialmente o desempenho e a eficiência dos dispositivos. Isso se aplicaria tanto para uso profissional quanto para entretenimento, como jogos, indicando também uma possível otimização no consumo de energia.

iPad Pro chip M3
Imagem: Reprodução/TechRadar

Desenvolvido a partir do chip A17 Pro e produzido pelo processo de 3 nm da TSMC, análises de benchmark revelam que o M3 supera o M2 em torno de 17% em tarefas de núcleo único e 21% em tarefas de múltiplos núcleos. Uma inovação chave do M3 é sua GPU totalmente redesenhada, que incorpora ray-tracing acelerado por hardware, proporcionando avanços nas capacidades gráficas. No que diz respeito ao desempenho gráfico, o M3 mostra uma melhora de aproximadamente 15% em comparação ao M2.


Opção de armazenamento expandida para 4 TB


Rumores indicam que os novos modelos de iPad Pro OLED poderão disponibilizar uma opção de armazenamento de até 4 TB. Atualmente, as versões do iPad Pro oferecem capacidades de 128 GB, 256 GB, 512 GB, 1 TB e 2 TB. A introdução de uma opção de 4 TB sugeriria um ajuste de armazenamento inicial para 256 GB, preservando assim cinco níveis de capacidade. Isso possibilitaria que todos os modelos da sétima geração tivessem a capacidade de gravar vídeos ProRes em 4K a 30 fps.


Tecnologia de tela OLED

iPad Pro OLED

A transição para a tecnologia de tela OLED nos modelos de iPad Pro de 2024 é uma das atualizações mais esperadas. Atualmente, o modelo de 11 polegadas vem equipado com uma tela LCD e o de 12,9 polegadas com um display mini-LED. A Apple, já reconhecida por incorporar displays OLED no Apple Watch e no iPhone, parece estar pronta para levar essa tecnologia ao iPad Pro. Há numerosos rumores sobre a produção e testes de diferentes painéis OLED. Estes visores, que se destacam por seu baixo consumo de energia, precisão de cor superior e contraste mais profundo e uniforme em comparação com as telas LCD, prometem ser um dos principais atrativos nos materiais promocionais da empresa para a nova geração do iPad Pro.


Telas maiores com bordas mais finas


Numerosos rumores apontam para um possível aumento no tamanho das telas do iPad Pro, evoluindo de 11 para 11,1 polegadas e de 12,9 para 13 polegadas, viabilizado por bordas mais finas. Tal ajuste possibilitaria preservar as dimensões físicas dos aparelhos ao mesmo tempo em que expande a área visível, atribuindo-lhes um design mais contemporâneo e uma estética de "tela cheia". Embora essa modificação provavelmente não introduza novas funcionalidades aos dispositivos, sem dúvida, oferecerá uma experiência visual mais imersiva e refinada.

iPad Pro OLED

Ajuste nos preços


Especulações e vazamentos sugerem que a adoção de tecnologia de tela OLED nos modelos de próxima geração poderá impactar o preço do iPad Pro, com as projeções iniciais indicando valores na faixa de US$ 1.500 para o modelo de 11 polegadas e US$ 1.800 para o de 13 polegadas. No entanto, análises mais recentes apontam que os ajustes de preço talvez não sejam tão elevados quanto se esperava, sugerindo que, embora um aumento seja provável, este poderá ser mais moderado do que o esperado inicialmente.


iPad Pro OLED
Imagem:Reprodução:MacRumors

Câmeras finalmente melhoradas


Desde 2017, o iPad Pro conservou a mesma configuração de câmera traseira principal, com 12 megapixels e abertura de ƒ/1.8. Contudo, especulações apontam para aprimoramentos nas câmeras dos futuros modelos de iPad, o que, por extensão, abrangeria o iPad Pro. A possibilidade de equipar a próxima geração do iPad Pro com uma câmera frontal renovada, de 12 megapixels, abertura de ƒ/1.9 e autofoco — uma especificação já vista nos modelos de iPhone 14 lançados em 2022 — é considerada bastante provável.


Carregamento sem fio e MagSafe


Relatos indicam que a Apple explorou a introdução de uma traseira de vidro em um novo modelo de iPad Pro para viabilizar o carregamento sem fio. No entanto, especula-se que a empresa possa ter abandonado esse design devido a preocupações relacionadas à resistência do material. Como alternativa, a Macã teria experimentado protótipos de iPad Pro que apresentam um logotipo da Apple ampliado e fabricado em vidro, mantendo a capacidade de carregamento sem fio. Rumores circulam sobre a possibilidade de o dispositivo ser equipado com suporte ao carregamento MagSafe, adotando assim a solução de carregamento sem fio preferida pela empresa para o aparelho.


Magic Keyboard redesenhado para uma experiência semelhante à de um Laptop


Planeja-se uma reformulação completa do acessório Magic Keyboard para o iPad Pro, com o objetivo de oferecer uma experiência mais próxima à de um laptop. A nova arquitetura poderá contemplar um trackpad maior e uso de materiais premium, como alumínio, para fornecer uma estrutura mais robusta.


iPad Pro

Novo Apple Pencil


Um novo Apple Pencil já esteve várias vezes no foco das especulações do mundo da tecnologia e uma versão com porta USB-C já foi lançada, mas ainda há muito debate sobre o diferencial proposto para acompanhar o lançamento do iPad Pro de 2024. Rumores sugerem que a terceira geração do Apple Pencil poderá incluir uma variedade de pontas magnéticas intercambiáveis e capacidades de amostragem de cores, entre outras novidades.


Recentemente, a Apple revelou os mais recentes modelos de MacBook Air equipados com o chip M3, sinalizando que mais novidades podem ser divulgadas seguindo um padrão similar nas semanas vindouras. Mark Gurman, jornalista e leaker renomado por suas previsões assertivas sobre produtos da Maçã, especula que a nova geração do iPad Pro está prevista para ser lançada em maio. Contudo, alterações significativas no design geralmente requerem um evento dedicado. Isso sugere que o iPad, dado seu potencial de apresentar inovações marcantes, possa ser destacado em um lançamento exclusivo para realçar suas novidades.



Fontes: Macrumors, Bloomberg e TechRadar.

4/4/2024 - 14h12

bottom of page