top of page
  • Foto do escritorEduardo Galiani

Apple cancela oficialmente projeto do Apple Car após mais de uma década de desenvolvimento

Projeto iniciado em 2014 passou por desafios e problemas, sendo oficialmente encerrado na terça-feira, dia 27 de fevereiro. Funcionários que trabalhavam no projeto serão realocados para áreas voltadas para Inteligência Artificial generativa.

Apple Car

A Apple anunciou oficialmente o cancelamento de seu ambicioso "Projeto Titan": plano de desenvolvimento de um veículo elétrico, conhecido como "Apple Car". A notícia foi compartilhada internamente pelo Diretor de Operações da Apple, Jeff Williams, em uma reunião com cerca de 2.000 funcionários que estavam envolvidos no projeto.

 

Após investir milhões de dólares e mais de uma década de trabalho no projeto, a Maçã concluiu que o Apple Car não era mais uma iniciativa viável. O trabalho no veículo está sendo gradualmente encerrado, e muitos dos funcionários envolvidos serão realocados para a divisão de inteligência artificial da empresa, liderada por John Giannandrea, para trabalhar em IA generativa.

 

O projeto do Apple Car passou por várias fases ao longo dos anos, com mudanças significativas em sua direção e escopo. Conforme fora amplamente rumorejado, a Apple teria reduzido suas ambições de um carro totalmente autônomo para um veículo elétrico com menos recursos de direção autônoma, mirando uma data de lançamento por volta de 2026. No entanto, agora esses planos foram completamente descartados.

Apple Car
Imagem: Reprodução/9to5Mac

Desde seu surgimento em 2014, o Apple Car enfrentou uma série de desafios. Mudanças frequentes de liderança e reajustes de estratégia foram comuns, refletindo as dificuldades encontradas no desenvolvimento de um projeto tão complexo.

 

O projeto foi liderado por diversos executivos ao longo dos anos, incluindo Doug Field, que foi inicialmente recrutado pela Tesla antes de retornar à Apple em 2018. Mais recentemente, Kevin Lynch, chefe do Apple Watch, assumiu a liderança em 2021, buscando simplificar o propósito do projeto sem comprometer sua viabilidade.

 

A decisão de encerrar o projeto do Apple Car foi tomada por executivos sêniores da empresa nas últimas semanas, conforme relatos da Bloomberg. Embora alguns funcionários possam ser realocados para outras áreas da empresa, espera-se que haja demissões, afetando principalmente engenheiros de hardware e designers de carros que estavam diretamente envolvidos no desenvolvimento do veículo. Se essas demissões se confirmarem ao longo dos próximos dias, o rumor pode ser dado como certo.

Apple Car
Conceito: Stefano Tsai

O CEO da Tesla, Elon Musk, reagiu às notícias com um emoji de saudação em uma postagem no X. Musk, que prometeu anteriormente um veículo sem volante até 2021, enfrentou desafios semelhantes em seus próprios projetos de desenvolvimento de veículos autônomos.

 

O possível cancelamento do projeto do Apple Car pode ser interpretado como um redirecionamento da empresa para aquilo que considera realmente palpável financeiramente. Entrar tardiamente em um mercado que já possui marcas bem alocadas, como a Tesla, e, que ainda assim, enfrentam desafios para renovar seus, já lançados, carros "autônomos", poderia exigir que a Apple se desdobrasse para um conceito que, no momento, seria inalcançável para a empresa. Ao mirar seus esforços e investimentos em inteligência artificial generativa, a gigante de Cupertino parece estar entrando em um caminho sem limitações e com muito potencial.



Fontes: MacRumors, Bloomberg e 9to5Mac

29/2/2024 - 1h57

bottom of page