top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Apple teria optado por desenvolver o 'Apple Car' por conta própria para evitar mais atrasos

A Apple está desenvolvendo seu veículo elétrico de forma independente, sem a ajuda de outra montadora, e atualmente está selecionando fornecedores de peças finais, de acordo com o Maeil Economic Daily da Coreia.

Render: Alex Baldini

Alinhado com uma notícia anterior da Reuters, o novo rumor explica que a empresa tem sua própria unidade de pesquisa e desenvolvimento de hardware automotivo desde 2014, mas devido aos desafios de desenvolvimento, ela contatou a BMW, Hyundai, Nissan e Toyota para explorar acordos de desenvolvimento conjunto e contratos de produção.


Durante este período, acredita-se que seu próprio departamento de pesquisa e desenvolvimento de hardware de veículos tenha praticamente parado de operar por volta de 2016. Separadamente, a pesquisa de software sobre direção autônoma continuou.


As negociações com as montadoras aparentemente fracassaram devido aos repetidos atrasos e à transformação mais ampla da indústria em direção aos veículos elétricos, desacelerando o progresso de qualquer acordo conjunto de desenvolvimento e produção. Também houve relutância de alguns grandes fabricantes de automóveis em se tornar um subcontratado de fabricação da Apple. Acredita-se que a Maçã tenha decidido que não poderia atrasar mais o lançamento de seu carro.


Com a paralisação dessas negociações, a gigante de Cupertino voltou-se inteiramente mais uma vez para o seu próprio desenvolvimento e restaurou a operação total de sua unidade de pesquisa de veículos. Embora Doug Field, vice-presidente de projetos especiais da Apple, tenha deixado o projeto recentemente para se juntar à Ford, acredita-se que a empresa tenha centenas de engenheiros trabalhando no "Apple Car".


A Apple já passou pelo processo de envio de Solicitação de Informações (RFI), Solicitação de Proposta (RFP) e Solicitação de Cotação (RFQ) para fabricantes globais de peças automotivas, o que é entendido como um sinal de que os fornecedores finais de peças para o carro inteligente da Maçã estão agora sendo selecionados para produção terceirizada.


Espelhando o analista Ming-Chi Kuo, a notícia aponta o lançamento do veículo por volta de 2025 a 2027.



Fontes: Maeil Economic Daily e MacRumors

11/9/2021 - 0h50

bottom of page