top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

União Europeia acusa Apple de bloquear injustamente o acesso de terceiros ao NFC do iPhone

A Apple será acusada de violar lei da União Europeia (UE) ao limitar injustamente o acesso de seu sistema de pagamento móvel no iPhone a provedores de serviços terceirizados, como PayPal e Venmo, de acordo com o Financial Times.


De acordo com a notícia, a Apple será acusada de "bloquear injustamente grupos como o PayPal e os principais bancos de acessar seu sistema de carteira móvel" pela União Europeia e pode enfrentar pesadas penalidades se a acusação avançar. Especificamente, a UE está questionando a restrição da tecnologia NFC da Apple no ‌iPhone‌, que a empresa não permite que desenvolvedores de aplicativos de terceiros acessem.


Ao limitar o acesso ao NFC, serviços como PayPal, Venmo, bancos e outros provedores financeiros não conseguem fornecer uma experiência semelhante à do Apple Pay para usuários de ‌iPhone‌. A Apple alega que suas restrições ao NFC estão em vigor como uma salvaguarda para a privacidade e segurança do usuário.


A "novidade" da UE ocorre quando a Apple enfrenta uma pressão crescente para abrir seu ‌iPhone‌ para lojas de aplicativos de terceiros e possivelmente tornar o iMessage um serviço de mensagens multiplataforma. Novos detalhes nesta semana da "Lei de Serviços Digitais" que em breve planeja passar pelo Parlamento Europeu e o Conselho Europeu podem forçar a Apple a abrir seus smartphones para outras lojas de aplicativos, permitindo o sideloading, uma medida que o CEO Tim Cook alerta que mudaria fundamentalmente o iPhone.



Nos últimos meses, a União Europeia tem ganhado a atenção da tecnologia mundial, pois quer ditar regras e leis esdrúxulas sobre o retorno das baterias removíveis nos smartphones e sobre 'obrigar a Apple' a mudar conector do iPhone para USB-C. Além disso, os países mais ricos da Europa querem aumentar o prazo de garantia de eletrônicos, como se não fosse o próprio consumidor que pagaria pelo benefício em possíveis preços embutidos nos futuros produtos, afinal, o velho e sábio ditado diz que "não existe almoço grátis".


Curiosamente, em fevereiro, a Maçã anunciou o novo recurso "Tap to Pay on iPhone" (toque para pagar no iPhone) que permitirá que iPhones compatíveis aceitem pagamentos sem contato via Apple Pay, cartões de crédito e débito e outras carteiras digitais, sem a necessidade de hardware adicional.



Fontes: Financial Times e MacRumors

30/04/2022 - 1h11

Comments


bottom of page