• Rafael de Angeli

Mac mini atualizado deve ser lançado ainda em 2022 com chips M2 e M2 Pro

Antes do evento desta semana, rumores sugeriam que a Apple poderia revelar um novo Mac mini, mas em vez disso, recebemos o novo Mac Studio, uma "mistura" de um ‌Mac mini‌ com um Mac Pro. Como a empresa não eliminou o ‌Mac mini‌ de sua linha com a estreia do Mac Studio, uma nova versão possivelmente ainda está em andamento.

Conceito/Render: Jon Prosser & Ian

O ‌Mac Studio‌ usa os novos chips M1 Max e M1 Ultra, mas para o próximo ‌Mac mini‌, o site 9to5Mac afirma que a Apple fará a transição para o chip M2. A Maçã está supostamente trabalhando em duas versões do ‌Mac mini‌, uma com um chip ‌M2‌ padrão e um segundo modelo mais sofisticado com um chip ‌M2‌ Pro.


Mark Gurman, da Bloomberg, já falou anteriormente sobre o chip M2. Espera-se que ele apresente a mesma CPU de 8 núcleos, mas com melhorias de velocidade e eficiência, juntamente com uma GPU de 9 ou 10 núcleos, acima dos 7 ou 8 núcleos no ‌M1‌.


Quanto ao ‌M2‌ Pro, ainda não há detalhes, mas ele pode apresentar uma CPU de 12 núcleos. O atual chip M1 Pro possui uma CPU de 10 núcleos e GPU de 16 núcleos, então também podemos ver um aumento de GPU. Os testes no ‌M2‌ já estão em andamento, conforme evidenciado pelas referências ao chip na versão beta mais recente do macOS Monterey.


Ainda de acordo com o 9to5Mac, a Apple "tinha planos" de introduzir versões high-end do ‌Mac mini‌ com chips M1 Pro e ‌M1 Max‌, mas eles foram "provavelmente descartados" em favor do ‌Mac Studio‌, com a Maçã optando por uma atualização com o ‌M2.


Conceito/Render: Jon Prosser & Ian

Rumores anteriores sugeriam que um futuro ‌Mac mini‌ poderia ser redesenhado com uma caixa menor, uma parte superior de acrílico e opções de cores em dois tons.


O ‌Mac mini‌ pode ser atualizado ainda este ano, e talvez a melhor evidência de que a máquina não está sendo eliminada é o fato de a Apple ter deixado o modelo Intel em sua linha. Por enquanto, o Mac mini‌ M1 de 2020 ainda está sendo vendido junto com a versão mais antiga da Intel como opção.


Não há informações sobre o momento específico para uma atualização, mas Gurman sugeriu que a Apple pode introduzir atualizações adicionais do Mac em maio ou junho, na WWDC.



Fontes: 9to5Mac, MacRumors e Bloomberg

13/3/2022 - 1h16