• Rafael de Angeli

Android apela desesperado: 'É hora da Apple consertar as mensagens de texto'

Novo site "Get the Message" do Android (Google) quer empurrar a tecnologia de mensagens RCS para a Apple.


A equipe do Android, do Google, lançou um novo site "Get the Message" que, novamente, pede à Apple que adote o Rich Communication Services (RCS) para o aplicativo Mensagens (iMessage). O Google vem pressionando a Apple a adotar o RCS há meses, mas continua sendo ignorado pela Maçã.


O RCS foi projetado para substituir o padrão atual de mensagens SMS. Ele oferece suporte para fotos e vídeos de alta resolução, mensagens de áudio, arquivos maiores, criptografia aprimorada, reações de emoji, bate-papos em grupo mais confiáveis, entre outros recursos.


O site "Get the Message" visa a resolver o problema das "bolhas verdes/azuis" entre usuários de iPhone e Android, juntamente com problemas em mensagens multiplataforma, como fotos e vídeos de baixa qualidade, problemas com bate-papo em grupo, criptografia, recibos de leitura e indicadores de digitação, apontando que esses problemas poderiam ser resolvidos se a Apple adotasse o RCS. "É hora da Apple consertar as mensagens de texto", diz o site.


"Não se trata da cor das bolhas. São as pequenas fotos e vídeos, sem mensagens de texto por wifi e sem recibos de leitura. A Apple cria esses problemas quando enviamos mensagens de texto de iPhones e telefones Android, mas não faz nada para corrigi-lo".

O site diz que os iPhones fazem o "downgrade" de fotos e vídeos de usuários do Android, impedem que as pessoas saiam de bate-papos em grupo com usuários do Android, impedem que os usuários do ‌iPhone‌ enviem mensagens de texto para telefones Android por Wi-Fi, dificultam a leitura das mensagens dos usuários do Android e deixam mensagens entre usuários do iOS e do Android não criptografadas. O site incentiva as pessoas a transmitir mensagens por meio de tweets para "ajudar a Apple", além de destacar artigos de notícias sobre comunicações entre Android e ‌iPhone‌.



Juntamente com o site, a equipe do Android também fez uma postagem no blog que explica como os Rich Communication Services funcionam e o motivo de as conversas de texto entre usuários de ‌iPhone‌ e Android às vezes apresentarem problemas. A postagem diz que os bate-papos em grupo "parecem desatualizados" porque os iPhones ainda usam SMS e MMS para conversas.


"iPhones ainda contam com SMS e MMS para conversas com usuários do Android, e é por isso que seus bate-papos em grupo parecem tão desatualizados. Pense assim: se você tem dois grupos de pessoas que usam idiomas diferentes, eles podem se comunicar efetivamente em seus respectivos idiomas com outras pessoas que falam seu idioma, mas não podem conversar entre si. E quando eles tentam falar uns com os outros, eles têm que representar o que estão dizendo, como se estivessem fazendo charadas. Agora pense no RCS como um tradutor mágico que ajuda vários grupos a falarem fluentemente - mas cada grupo tem que usar o tradutor, e se um não usar, cada um deles precisará usar os movimentos novamente".

O RCS poderia "conectar todos os usuários de smartphones" e trazer uma "experiência de mensagens segura e moderna" para todos", de acordo com o post do Google. O artigo ecoa várias tentativas anteriores do Google de fazer a Apple reconhecer o RCS, todas sem sucesso.


Em meados de 2021, o Google e todas as principais operadoras americanas mudaram para o RCS, mas o Google não conseguiu convencer a Apple a adotar o padrão. O vice-presidente sênior do Android, Hiroshi Lockheimer, tem twittado sobre a falta de suporte do RCS e da Apple há meses, e o Google até recorreu a vídeos explicativos sarcásticos.


Em janeiro, o Google acusou a Apple de praticar bullying com o iMessage entre os jovens. Em outubro de 2021, um executivo do Google estendeu a mão para "ajudar a Apple" a adotar o RCS. Tudo em vão.


Ao contrário do Brasil e da Índia, que adotaram o WhatsApp como mensageiro padrão, nos Estados Unidos e em muitos países da Europa o SMS ainda é o mais usado. Na América do Norte, o iMessage reina soberano. A pergunta é: até quando a Apple vai conseguir segurar seu sistema "completamente fechado" para seus usuários? Novos processos estariam a caminho contra a gigante de Cupertino?



Ainda não há informações sobre se a Apple adotará o Rich Communication Services. Em contrapartida, várias novidades serão lançadas no app Mensagens (iMessage) com o iOS 16, iPadOS 16, watchOS 9 e macOS Ventura 13 nos meses de setembro e outubro.



Fontes: Google e MacRumors

10/8/2022 - 17h35