• Rafael de Angeli

iOS 16 é anunciado na WWDC com novos e importantes recursos para o iPhone

A Apple apresentou hoje, na WWDC, o iOS 16, próxima grande atualização para o iPhone, apresentando tela de bloqueio personalizável e redesenhada, melhorias em Mensagens, Mapas e Tela de Início, novos recursos de compartilhamento e personalização e muito mais.


Tela de bloqueio, notificações e foco


Uma tela de bloqueio totalmente nova e personalizável permite que os usuários editem um grande número de elementos de design, incluindo estilos de tipo e cores, para uma aparência mais pessoal. A nova tela de bloqueio inclui uma linha de widgets e a Apple diz que existem milhões de combinações possíveis de design. Os usuários podem criar várias telas de bloqueio e alternar entre elas facilmente deslizando o dedo, assim como hoje já acontece no Apple Watch.



As notificações agora aparecem na parte inferior da tela e podem ser facilmente ocultadas, garantindo que os usuários tenham uma visão clara de sua tela bloqueada personalizada. As atividades ao vivo facilitam o acompanhamento de eventos em tempo real diretamente da tela de bloqueio, como ao tocar música ou malhar.


Os focos foram refinados no iOS 16, agora permitindo que os usuários vinculem os modos a uma tela bloqueada personalizada específica. Os focos também podem ser ativados deslizando entre diferentes telas de bloqueio dedicadas. Os filtros de foco permitem que os usuários filtrem conteúdo que distraia em aplicativos, como grupos de guias no Safari, eventos no Calendário ou conversas em Mensagens.


Mensagens (iMessage)


O app Mensagens agora inclui a capacidade de editar e excluir mensagens enviadas e marcar mensagens como não lidas. As sessões do SharePlay podem ser ativadas diretamente do aplicativo Mensagens, enquanto uma nova API Shared With You permite que os desenvolvedores integrem experiências compartilhadas diretamente em seus aplicativos.


Ditado, Siri e Texto ao Vivo (Live Text)


Uma nova experiência de ditado mantém o teclado aberto ao falar, permitindo que os usuários usem uma combinação de fala e digitação em tempo real. O ditado agora também adiciona pontuação e emojis automaticamente às mensagens, inclusive via Siri. Uma nova API App Intents permite que os atalhos ‌da Siri‌ comecem a funcionar sem configuração.



O Live Text se expande para vídeos no ‌iOS 16‌, permitindo que os usuários selecionem o texto na reprodução do vídeo. Novas ações rápidas no recurso podem fornecer atividades relevantes, como conversão de moeda, e os usuários podem traduzir texto diretamente na visualização da câmera. Há melhorias na Pesquisa Visual, e tocar e segurar o assunto de uma imagem permite que os usuários retirem os assuntos e os arrastem para outro lugar.


Aplicativo Apple Pay e Carteira


O aplicativo Carteira (Wallet) agora permite que os usuários compartilhem chaves por meio de uma mensagem. O Apple Pay Later é um novo serviço que permite pagar as compras em quatro parcelas ao longo de seis semanas, sem juros e sem taxas. O ‌Apple Pay‌ Later estará disponível em todas as compras do ‌Apple Pay‌.



O ‌Apple Pay‌ Order Tracking torna mais fácil para os usuários acompanhar as compras de varejistas como Shopify e receber recibos.


Mapas


Os Mapas aprimorados da Apple estão se expandindo para muitos outros países e cidades ao redor do mundo. O roteamento multistop permite planejar até quinze paradas com antecedência. Os usuários podem planejar uma viagem no Mac e enviá-la para o ‌iPhone‌ e também adicionar paradas usando o ‌Siri‌.



O transporte público permite que os usuários vejam o custo de uma viagem e os cartões de transporte público podem ser integrados mais de perto na Carteira, com a capacidade de ver quando o saldo está baixo.


Esportes


O aplicativo Apple TV agora pode exibir informações sobre jogos esportivos por meio de Atividades ao vivo. O Apple News permite que os usuários sigam seus times e ligas favoritos para uma visualização dedicada. Os novos recursos esportivos estarão disponíveis nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália.


Compartilhamento Familiar


O Compartilhamento Familiar inclui maneiras mais fáceis de gerenciar contas para crianças, incluindo formas mais rápidas de definir restrições apropriadas à idade e configurar novos dispositivos. Há uma experiência de configuração de dispositivo mais simples com controles dos pais com início rápido, solicitações de tempo de tela em mensagens e recurso de lista de verificação da família que permite que os usuários sejam lembrados sobre a revisão dos controles dos pais, entre outras novidades.



A Biblioteca de Fotos Compartilhadas do iCloud permite que até seis membros da família contribuam para uma Biblioteca de Fotos do iCloud adicional. Um ícone diretamente no aplicativo Câmera pode compartilhar novas fotos diretamente na biblioteca compartilhada da família, e as sugestões inteligentes de compartilhamento facilitam a adição automática de novas fotos com base em critérios específicos. Todos os membros têm permissões iguais e as fotos aparecerão nas memórias e widgets de todos.


Verificação de Segurança (Safety Check)


O ‌iOS 16‌ inclui novos recursos de privacidade e segurança. A Verificação de Segurança é um novo recurso em Configurações para revisar e editar qualquer acesso concedido a outros usuários, fornecendo uma maneira de gerenciar e revogar acesso rapidamente, redefinir permissões de privacidade, proteger o acesso a mensagens e parar de compartilhar dados de localização.


Aplicativo Casa (Home)


O aplicativo Casa foi completamente redesenhado no ‌iOS 16‌, apresentando uma nova visualização da guia principal para ver toda a casa em um só lugar. Existem novas categorias dedicadas ao longo da parte superior para clima, segurança e muito mais, garantindo que os acessórios sejam mais reconhecíveis.



O ‌iOS 16‌ também traz melhorias ao aplicativo Casa, para torná-lo mais confiável, e suporta o padrão Matter, com o objetivo de unificar todos os protocolos de dispositivos inteligentes. O novo app estará disponível no ‌iPhone‌, iPad e Mac.


Outras características


O ‌iOS 16‌ também inclui melhorias no Áudio Espacial com os AirPods, permitindo que os usuários usem a câmera TrueDepth no ‌iPhone‌ para criar uma experiência de audição mais precisa, o QuickNote no ‌iPhone‌ pela primeira vez, novos recursos do Mail, Rapid Security Response, o aplicativo Fitness no ‌iPhone‌ sem a necessidade de um Apple Watch, Spotlight (Busca) no dock, personalizações adicionais de Memoji e muito mais.



Disponibilidade


A primeira versão beta do ‌iOS 16‌ está disponível para desenvolvedores hoje, enquanto a versão beta pública estará disponível em julho. O ‌iOS 16‌ é compatível com o ‌iPhone‌ 8 e mais recentes e deve ser lançado em setembro, assim como acontece todos os anos.


Ficaram de fora os iPhones 6S, 6S Plus, 7, 7 Plus e SE de primeira geração.



Fontes: Apple e MacRumors

6/6/2022 - 18h05