top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Apple apresenta o macOS Ventura 13, novo sistema operacional dos Macs

A Apple anunciou, na WWDC, a próxima versão do macOS, com vários novos recursos, incluindo Stage Manager, Câmera de Continuidade, novas atualizações de segurança e muito mais.


O Stage Manager ajuda na concentração no aplicativo que está usando sem distrações, organizando todos os apps não utilizados ao lado, com o principal e o ativo no meio.



A Câmera de Continuidade oferece a capacidade de usar o iPhone como uma webcam. Usando o recurso Continuidade, o Mac pode reconhecer e usar automaticamente a câmera no ‌iPhone‌ quando estiver por perto.



Quando conectada, a Câmera de Continuidade oferece recursos como Palco Central, modo Retrato e muito mais. Ele também usará a câmera ultra-angular do ‌iPhone‌ para habilitar o Desk View, mostrando o rosto do usuário e uma parte superior de sua mesa.



Para o FaceTime, agora você poderá iniciar uma chamada ‌em um dispositivo Apple e transferi-la para outro usando o Handoff.



No Safari, os grupos de guias permitem que amigos e familiares compartilhem seus sites favoritos e vejam, ao vivo, quais guias estão visualizando. O grupo pode criar uma lista de favoritos em uma página inicial compartilhada e até mesmo iniciar conversas de mensagens ou chamadas ‌FaceTime‌ diretamente do Safari.


Semelhante às atualizações do iOS 16, o Mensagens (iMessage) no Mac permitirá que os usuários editem ou desfaçam uma mensagem enviada recentemente, marquem como não lida ou recuperem mensagens excluídas acidentalmente.



O macOS Ventura‌ também melhora a Busca com faro mais apurado, chegando ao iOS e iPadOS, permitindo que os usuários realizem ações diretamente do Spotlight, que agora também indexa mais aplicativos, incluindo Fotos e Texto ao vivo e muito mais.



A Apple também adicionará grandes melhorias ao aplicativo Mail no Mac. Desfazer envio permitirá que os usuários desfaçam um e-mail enviado alguns momentos antes, além de também poder agendar e-mails e adicionar lembretes para acompanhamento.



A Biblioteca de Fotos Compartilhadas do iCloud permitirá que os membros da família criem e compartilhem entre até seis pessoas. Todos na biblioteca podem adicionar, excluir ou editar fotos e selecionar quais imagens de sua biblioteca desejam adicionar à biblioteca compartilhada.



Em uma tentativa de aumentar a segurança, a Apple introduziu as Chaves-senha (Passkeys) no Safari. Descritas como credenciais de última geração que são mais seguras que senhas, as Chaves-senha são chaves digitais exclusivas que permanecem no dispositivo e nunca são armazenadas em um servidor web.



Os usuários podem criar facilmente senhas usando Touch ID ou Face ID no iPhone ou iPad, e as Chaves do ‌iCloud‌ salvam todas as senhas para sincronizar entre dispositivos com criptografia de ponta a ponta.


A Apple também destacou o Metal 3, versão mais recente do software que potencializa as experiências de jogos em seus dispositivos. Combinado com os chips Apple Silicon, a empresa observou que "experiências de jogo ainda melhores" chegarão aos Macs.


Outras atualizações do macOS Ventura 13:

  • O Live Text agora suporta quadros de vídeo pausados ​​e pode detectar texto em japonês e coreano;

  • O Visual Look Up pode reconhecer animais, pássaros, insetos, estátuas e mais pontos de referência;

  • Os aplicativos Tempo e Relógio foram otimizados para o Mac;

  • As novas ferramentas de acessibilidade incluem Legendas ao Vivo para todo o conteúdo de áudio, Type to Speak nas chamadas, Text Checker e muito mais;

  • As Preferências do Sistema foram renomeadas para Configurações do Sistema e apresentam um design simplificado semelhante aos do iPhone‌ e do iPad.



O ‌macOS Ventura‌ 13 estará disponível para todos os Macs suportados ainda este ano (MacBooks de 2017 ou posterior, MacBooks Pro de 2017 ou posterior, MacBooks Air de 2018 ou posterior, iMacs de 2017 ou posterior, iMacs Pro de 2017 e posterior, Macs Pro de 2019 e posterior, Macs mini de 2018 e posterior e Macs Studio), com uma versão beta do desenvolvedor já disponível.



Uma versão beta pública estará disponível para usuários do macOS no próximo mês. A atualização deve ser lançada em outubro ou, no máximo, no começo de novembro, assim como acontece todos os anos.



Fontes: Apple e MacRumors

7/6/2022 - 23h33

bottom of page