• Rafael de Angeli

Principais operadoras adotam padrão RCS para substituir SMS no Android e Apple fica de fora

As três principais operadoras dos EUA e o Google adotam serviços de comunicação valiosos, mas nenhum sinal de interesse da Apple por enquanto.


Nos últimos anos, o Google vem promovendo um novo protocolo de comunicação chamado RCS (Rich Communication Services), projetado para substituir o SMS, o padrão atual de mensagens de textos, que oferece suporte para fotos e vídeos de alta resolução, mensagens de áudio, arquivos maiores, criptografia melhor, bate-papo em grupo aprimorado e muito mais. O RCS é basicamente o iMessage do iPhone para Android.


Ao contrário do Brasil e da Índia, que adotaram o WhatsApp como mensageiro padrão, nos Estados Unidos e em muitos países da Europa o SMS ainda é o mais usado. Na América do Norte, o iMessage reina soberano, na teoria pelo menos até o final deste ano.


A operadora Verizon anunciou que está planejando adotar as Mensagens do Google como seu serviço de mensagens padrão em dispositivos Android, juntando-se à AT&T e à T-Mobile. Isso significa que todas as três principais operadoras nos Estados Unidos oferecerão suporte ao padrão RCS em dispositivos Android a partir de 2022.


Como o The Verge aponta, isso deixa a Apple como um grande obstáculo do RCS, e há benefícios que os usuários do iPhone perderão.


Quando o RCS tiver uma implementação completa do Android, as mensagens de texto nos telefones serão criptografadas de ponta a ponta. As comunicações de ‌iPhone‌ para ‌iPhone‌ também são criptografadas de ponta a ponta, graças ao iMessage, mas com essa mudança, os textos entre usuários de Android e usuários de ‌iPhone‌ ficarão menos seguros devido à decisão da Apple de continuar a usar o SMS.


Hiroshi Lockheimer, vice-presidente sênior do Android, disse ao The Verge que a segurança de mensagens do Android vs. ‌iPhone‌ se tornará uma discussão importante com a adoção mais ampla do RCS:


"A experiência de troca de mensagens na outra plataforma não terá criptografia se ainda for SMS. (...) Acho que é uma dinâmica muito interessante e espero que, à medida que todos se concentram na segurança e na privacidade, isso se torne uma parte importante da discussão".

Lockheimer não forneceu detalhes sobre se o Google está discutindo RCS com a Apple, mas a Maçã foi convidada a adotar o padrão. A empresa se recusou a comentar sobre o assunto e não há sinais de que ela planeja adotá-lo em um futuro próximo.


Agora que todas as três principais operadoras dos EUA estão oferecendo suporte ao RCS, a Apple pode estar mais inclinada a considerar a tecnologia para tornar o envio de mensagens entre plataformas mais seguro. Será que veremos mudanças em um futuro próximo ou a gigante de Cupertino vai continuar com seu serviço fechado de troca de mensagens apenas para seus usuários?

Fontes: The Verge e MacRumors

21/07/2021 - 12h53