• Rafael de Angeli

Apple anuncia iPadOS 16, com Stage Manager, multitarefa aprimorada, app Tempo e muito mais

A Apple lançou, na WWDC, o iPadOS 16, que inclui várias novidades comuns ao iOS 16, além de novos recursos de colaboração e multitarefa e um aplicativo Tempo.


Colaboração é um conjunto de novos recursos disponíveis no iOS 16 e no iPadOS 16, permitindo que os usuários trabalhem juntos em projetos nos aplicativos da Apple em tempo real.


Novos recursos no app Mensagens permitem que os usuários comecem a colaborar e gerenciar conteúdo compartilhado em Arquivos, Keynote, Numbers, Pages, Notas, Lembretes e Safari, bem como em aplicativos de terceiros.



Por exemplo, quando os usuários enviam um convite para colaborar por meio do Mensagens, todos na conversa são adicionados automaticamente ao documento, planilha ou projeto. Quando alguém faz uma alteração em um arquivo compartilhado, todos podem ver as atualizações na parte superior do tópico no app Mensagens. E quando um usuário está trabalhando em um projeto colaborativo, ele pode pular para a conversa de Mensagens associada ou tocar para iniciar uma chamada FaceTime com seus colaboradores.


A Apple também trará, "ainda este ano", um novo aplicativo Freeform para o iPadOS 16. É como um quadro branco digital que a Maçã diz ser perfeito para sessões de brainstorming (ideias) e oferece aos usuários a capacidade de ver, compartilhar e colaborar em um só lugar, com suporte total para a Apple Pencil. Os usuários podem visualizar as contribuições de outras pessoas à medida que adicionam conteúdo ou fazem edições em tempo real. O Freeform também permite que os colaboradores iniciem uma sessão no ‌FaceTime‌ e vejam as atualizações de outras pessoas diretamente no app Mensagens.



O Mail também receberá vários aprimoramentos no iPadOS 16, incluindo a capacidade de cancelar a entrega de uma mensagem e agendar e-mails. Um novo recurso Remind Later (Lembrar Mais Tarde) ressurge as mensagens em um horário especificado, e os usuários podem ser notificados se esquecerem de incluir uma parte importante da mensagem, como um anexo ou destinatário.


Além disso, a Apple diz que uma experiência de pesquisa totalmente nova oferece resultados mais completos e precisos, corrigindo erros de digitação e usando sinônimos para termos de busca, e permite que os usuários tenham uma visão mais rica de contatos, conteúdo compartilhado e muito mais.



A gigante de Cupertino também está trazendo uma nova Biblioteca de Fotos Compartilhadas do iCloud para o iPad, que permite que até seis membros da família colaborem e compartilhem fotos em Memórias, Fotos em Destaque e no Widget ‌Fotos‌. Os usuários podem compartilhar todas as fotos anteriores ou usar ferramentas de configuração para contribuir com fotos específicas com base em uma data de início ou nas pessoas nas fotos. ‌Fotos‌ podem ser adicionadas à coleção manualmente ou por meio de proximidade Bluetooth ou sugestões de compartilhamento em Para você. Quando alguém na Biblioteca Compartilhada adiciona, edita ou exclui fotos, a biblioteca é atualizada para todos.



O Safari ganhará novas opções de personalização e colaboração. Os grupos de guias compartilhadas permitem que os usuários colaborem em um conjunto de guias com amigos e vejam atualizações instantaneamente enquanto trabalham juntos, compartilham guias e favoritos e iniciam uma conversa diretamente do Safari. Os grupos de guias também recebem páginas iniciais dedicadas que podem ser personalizadas com uma imagem de fundo, marcadores e seções exclusivas que todos podem ver e editar.


O Safari no ‌iPad‌ também está ganhando o recurso Passkeys (Chaves-senha), que a Apple diz ser um método de login mais fácil e seguro projetado para substituir senhas na web e em aplicativos. As senhas são mantidas no ‌iPad‌ para evitar que hackers as vazem ou induzam os usuários a compartilhá-las. Elas são específicas para os sites para os quais os usuários as criam, permitindo entrar em sites ou aplicativos em dispositivos Apple e não Apple com sua senha salva digitalizando o código QR com o ‌iPad‌ e usando o Face ID ou Touch ID para autenticar.



O Stage Manager é uma nova experiência multitarefa que organiza automaticamente aplicativos e janelas para tornar mais rápido e fácil alternar entre tarefas. Pela primeira vez no ‌iPad‌, os usuários podem criar janelas sobrepostas de tamanhos diferentes em uma única visualização, arrastar e soltá-las pela lateral ou abrir aplicativos do Dock para criar grupos de aplicativos. A janela do aplicativo em que os usuários estão trabalhando é exibida com destaque no centro, e outros aplicativos e janelas abertos são organizados no lado esquerdo.



Disponível no iPad Pro e iPad Air com o chip M1, o Stage Manager vem com suporte total para monitores externos com resoluções de até 6K, para que os usuários possam trabalhar com até quatro aplicativos no ‌iPad‌ e quatro aplicativos no monitor externo.



O Live Text (Texto ao Vivo) está chegando ao vídeo, tornando o texto completamente interativo em quadros de vídeo pausados; o Display Zoom permite que os usuários aumentem a densidade de pixels da tela para que possam ver mais em seus aplicativos; um novo Modo de Referência permite que o ‌iPad Pro‌ de 12,9" com tela Liquid Retina XDR (mini-LED) atenda aos requisitos de cor nos fluxos de trabalho; e o Virtual Memory Swap permite que o armazenamento do ‌iPad‌ seja usado para expandir a memória disponível para todos os aplicativos.



Por fim, a Apple está trazendo um aplicativo Tempo dedicado para o ‌iPad‌. Com apenas um toque, os usuários podem ver as informações meteorológicas mais importantes ou explorar mapas para verificar a precipitação, a qualidade do ar e a temperatura. Os usuários também podem ser notificados quando um alerta de mau tempo for emitido em sua área ou verificar a qualidade do ar usando uma escala codificada por cores. O WeatherKit também está chegando para os desenvolvedores explorarem os recursos do aplicativo Tempo.


A prévia para desenvolvedor do iPadOS 16 já está disponível para membros do Apple Developer Program, e uma versão beta pública estará disponível para usuários do iPadOS no próximo mês.



O ‌iPadOS 16‌ é compatível com o iPad Pro (todos os modelos), iPad Air (3ª geração e posterior), iPad (5ª geração e posterior) e iPad mini (5ª geração e posterior). A atualização deve ser lançada em setembro, assim como acontece todos os anos.



Fontes: Apple e MacRumors

7/6/2022 - 8h09