top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Young: iPad Pro com tela de 20 polegadas poderá ser dobrável com resolução 4k ou superior

A Apple estaria trabalhando em um modelo ainda maior e dobrável do iPad Pro que permite resoluções 4K ou superiores, de acordo com o conceituado analista de telas Ross Young.

Conceito: Dongjae Krystofer Kim

O CEO, cofundador e analista da Display Supply Chain Consultants (DSCC), Ross Young, afirmou recentemente que a Apple está explorando a possibilidade de oferecer laptops com telas dobráveis. A empresa estaria discutindo esses dispositivos com telas de cerca de 20 polegadas com seus fornecedores. Esse tamanho pode permitir resoluções 4K ou superiores, de acordo com Young.


O analista já revelou uma ampla gama de informações precisas sobre os planos da Apple, como a tela ProMotion do iPhone 13 Pro, o tamanho da tela e as molduras do iPad mini de sexta geração, as telas mini-LED do MacBook Pro de 14 e 16 polegadas com ProMotion, entre outros excelentes vazamentos. Sendo assim, sempre vale a pena levar a sério suas informações.


Embora Young tenha descrito o dispositivo como um "laptop dobrável", há uma chance de que, se for um iDevice de tela inteira, possa ser um ‌iPad Pro‌ dobrável. Afinal, um notebook de tela inteira baseado em toque executando o macOS provavelmente canibalizaria o ‌iPad Pro‌, para que o dispositivo executando o iPadOS pudesse fazer mais sentido.


Esse pensamento também aparentemente se alinharia com a perspectiva atual da Apple. Quando perguntado sobre Macs touchscreen no final do ano passado, John Ternus, vice-presidente sênior de engenharia de hardware da Apple, apontou para o iPad:


"Nós fazemos o melhor computador sensível ao toque do mundo: o iPad. É totalmente otimizado para isso. E o Mac é totalmente otimizado para o controle indireto. Não sentimos realmente um motivo para mudar isso".

Confira um conceito de iPad dobrável de Dongjae Krystofer Kim:


Houve rumores de que a Apple estava trabalhando em um iPad Pro dobrável em 2019, fazendo com que a ideia não seja totalmente nova. Essa implementação também pode se alinhar aos rumores de um iPad Pro maior.


Em junho de 2021, Mark Gurman, da Bloomberg, sugeriu que a Apple estava trabalhando em modelos de iPad ainda maiores que poderiam "desfocar ainda mais as linhas" entre tablet e laptop:


"Fui informado de que a Apple tem engenheiros e designers explorando iPads maiores que podem chegar às lojas daqui a alguns anos, no mínimo. Eles são improváveis ​​para o próximo ano - com a atenção da Apple em um iPad Pro redesenhado nos tamanhos atuais para 2022 - e é possível que nunca cheguem. Mas um grande iPad seria o dispositivo perfeito para muitas pessoas, inclusive para mim, e continuaria a confundir os limites entre o tablet e o laptop".

Agora, pelo menos dois fornecedores da Apple, BOE e LG Display, estão se preparando para fornecer telas OLED em tamanhos maiores à Maçã para futuros modelos de iPad.


Young disse que o prazo de lançamento de um laptop dobrável da Apple é "provavelmente posterior" a 2025, com 2026 ou 2027 sendo possibilidades razoáveis, mas ainda há uma chance de a gigante de Cupertino descontinuar o projeto muito antes disso. Ele acrescentou que o laptop dobrável poderia compor uma categoria de produto totalmente nova para a Apple, mas com tão pouco conhecimento sobre o novo formato misterioso neste estágio inicial, ainda parece possível que o dispositivo possa ser um ‌iPad‌ dobrável em vez de um MacBook.

Imagem/Conceito: @tconcept_designs

Enquanto isso, Ross Young disse que o iPhone dobrável teria sido adiado até 2025, um atraso significativo em comparação com as previsões anteriores de que o dispositivo seria lançado em 2023 ou 2024.



Fontes: Display Supply Chain Consultants, Bloomberg e MacRumors

4/4/2022 - 19h26

bottom of page