• Rafael de Angeli

Surgem registros da marca 'realityOS' às vésperas da WWDC, inclusive no Brasil

A poucos dias do início da WWDC 2022, detalhes interessantes de registros da marca "realityOS", sistema operacional do futuro Headset de realidade mista da Apple, oferecem uma pista sobre o que a empresa pode ter reservado para a conferência deste ano.


Os dois registros de marca registrada separados (1, 2) foram divulgados por Parker Ortolani, gerente de produtos de consumo do The Verge, no Twitter, que observa que, embora ambos tenham sido iniciados em 8 de dezembro de 2021, estão listados com data-limite para solicitação do registro internacional de 8 de junho de 2022, apenas dois dias após o evento de abertura da WWDC, a 33ª Conferência Mundial de Desenvolvedores da Maçã.



"Não pode ser coincidência que a marca registrada 'realityOS' de uma empresa que aparentemente não existe e é especificamente para 'hardware de computador vestível' esteja sendo registrada ao redor do mundo em 8 de junho de 2022".

Outra publicação no site USPTO lista uma data-limite para solicitação de registro internacional de 9 de junho de 2022, ainda durante a semana da WWDC. No Brasil, no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), o registro da marca está "aguardando prazo de apresentação de oposição", onde foi formalizada em 9 de dezembro de 2021 e recebida em 24 de março de 2022.



"A corporação 'Realityo Systems LLC' tem exatamente o mesmo endereço das corporações de fachada que a Apple costumava manter nos nomes do macOS California [nomes dos sistemas operacionais dos Macs com referências a lugares no estado da Califórnia, nos Estados Unidos]. É o Corporation Trust Center do qual a Apple é, de fato, uma cliente".

Os registros não são rotulados ou marcados como marcas registradas da Apple, mas várias sugestões indicam que a gigante de Cupertino os possui. Eles estão sob uma empresa que atende pelo nome de "Realityo Systems LLC" e, conforme observado por Parker, o local corporativo é o mesmo endereço que a Apple usou nos últimos anos para manter os nomes dos sistemas operacionais dos Macs (macOS) antes de seus lançamentos.


"realityOS" foi acidentalmente referenciado pela Apple nos logs de atualização da App Store no início deste ano, confirmando sua existência. rOS, abreviação de realityOS, foi relatado pela primeira vez pela Bloomberg em 2017 com o codinome interno "Oak".


O realityOS deve ser executado em um Headset AR/VR (realidade aumentada e realidade virtual) de nicho de ponta que a Apple planeja anunciar este ano ou no início de 2023, de acordo com a Bloomberg. A empresa recentemente demonstrou seu Headset de realidade mista para seu conselho, internamente, o que implica que o produto está quase pronto para ser lançado.


Conceito/Reprodução: @theapplestack

O Headset deve contar com duas telas micro-OLED 4K, 15 módulos de câmeras, processadores poderosos equivalentes aos chips Apple Silicon dos Macs, recursos de rastreamento ocular, suporte a gestos manuais, áudio espacial e outros recursos. Quando for lançado, o Headset deverá custar algo em torno de US$ 3 mil.


Rumores têm sido silenciosos sobre se a Apple planeja ou não anunciar novos produtos de hardware na WWDC este ano, mas as datas dos registros de marca registrada sugerem que a Maçã pode ter mais a compartilhar sobre sua visão para o futuro do AR/VR. Pela primeira vez desde setembro de 2019, a empresa também está convidando membros selecionados da imprensa e desenvolvedores‌ para participar de um evento especial no Apple Park em 6 de junho.


A ‌WWDC 2022‌ começará às 14h, horário de Brasília, na segunda-feira, 6 de junho. Além de ser transmitido no YouTube, o evento pode ser assistido na página de eventos no site da Apple e no aplicativo Apple TV.



"Exatamente. 8 de junho na marca RealityOS é coincidência. Talvez nós vejamos isso lá, mas o pedido de marca registrada não é prova disso".

Mark Gurman, jornalista da Bloomberg (e leaker), disse que os prazos das datas de registro da marca são, na verdade, uma exigência legal, e que sua proximidade com a WWDC é provavelmente mera coincidência.


Em alguns dias saberemos...



Fontes: MacRumors e Bloomberg

2/6/2022 - 16h15