top of page

Rumor: Apple Watch poderá detectar se você está se afogando e pedir ajuda

Os novos sensores propostos em um Apple Watch poderão determinar a presença, o volume e até a toxicidade da água à qual estão expostos.



Entre os inúmeros recursos de saúde atualmente presentes no Apple Watch ou que esperamos que venham, há um novo em que o dispositivo pode detectar água. Se você estiver do lado de fora, na chuva, é provável que você perceba que está molhado mais rápido que o seu relógio pode detectar, mas isso é muito mais do que se vai precisar de um guarda-chuva.


A tecnologia da Apple, em caso de sucesso, poderia ser usada como um gatilho, como iniciar automaticamente o Dark Sky (mais famoso e mais preciso app de tempo nos USA) ou usar os dados desse aplicativo para informar quando a chuva vai acabar. No entanto, o objetivo aqui é determinar a segurança, não a umidade.


Saiba mais:


“Dispositivo eletrônico portátil como um companheiro de saúde", a patente norte-americana nº 10.617.358, permite que futuros relógios da gigante de Cupertino detectem água e também a testem.


Inicialmente, esse teste envolve a quantidade de água envolvida - para que o relógio identifique a diferença entre um banho leve e você ter caído no mar em um navio. Em seguida, também poderia verificar seus compromissos no calendário para ver se você estaria mergulhando hoje, entre outras informações que poderiam dar ao relógio "um contexto de uso antecipado". Em seguida, ele poderia analisar a água que detecta, a fim de determinar se é seguro ficar exposto a ela.


"Um uso particularmente benéfico (…) é aquele em que o dispositivo eletrônico determina que uma massa de água está próxima”, diz a patente, "e com base em um contexto de uso antecipado, o dispositivo eletrônico pode determinar quais propriedades da água e/ou do ambiente circundante seriam relevantes para o usuário e, em particular, para a saúde da pessoa”.

A patente está preocupada com o que poderia ser usado como gatilho. Por exemplo, se o relógio determinar que o usuário foi exposto a "uma massa significativa de água", ele poderia acionar um sensor para ser usado para detectar propriedades da água consideradas de interesse.


O relógio pode dizer a diferença entre água doce e salgada e, dependendo da resposta, pode implantar mais testes. "Por exemplo, se for determinado que o tipo de água é salgada, um sensor de localização geográfica pode ser usado para determinar a localização geográfica do usuário, que pode ser usada para identificar a massa de água associada à amostra de água", continua a patente.


Assim que a água for detectada, um aplicativo do Apple Watch poderá determinar que o usuário está com problemas. Após essa identificação, ele poderá notificar os serviços de emergência sobre a localização do usuário no mar.

Um peixe como exemplo de um ícone mostrando qual atividade o usuário está fazendo, neste caso nadando.
"Outro sensor pode ser projetado para detectar biomateriais, como patógenos perigosos que, se detectados, podem acionar um aviso para evitar a entrada na massa de água ou deixar o local se já estiver nele”, continua. "Outro sensor pode ser usado para detectar produtos químicos na água e assim por diante".

A patente faz alguns esforços para detalhar como a água, na parte superior do relógio, como a chuva, pode ser diferenciada da água abaixo dela, especificamente o suor. Ele também mostra como esse pedido de patente pode se aplicar a qualquer dispositivo, no entanto, suas descrições e desenhos se referem a um dispositivo vestível semelhante ao relógio da Maçã.


A patente é creditada a quatro inventores: Steven P. Cardinali, William C. Lukens, Katharine E. Tong e Trevor J. Ness. Cardinali foi creditado anteriormente em outra patente do Apple Watch, desta vez com relação a uma coroa digital que reconhece gestos. As muitas patentes de Tong incluem uma recente relacionada ao uso do Apple Pencil para rastrear objetos 3D. E Ness foi listado, mais recentemente, como inventor em um sistema de mapeamento de ponta de dedo e face para realidades virtual e aumentada (VR e AR).


Notícias relacionadas:



Fonte: appleinsider

bottom of page