• Rafael de Angeli

Quando será o evento de lançamento do iPhone 14 e do Apple Watch Series 8?

Já estamos praticamente na metade de agosto e isso significa previsões de datas de eventos do iPhone 14 e do Apple Watch Series 8.


Adivinhar quando a Apple anunciará seus novos produtos não é tão desafiador, apesar da pandemia e das restrições globais de fornecimento, com base em uma década de datas e condições atuais.

Dias de anúncio de eventos do iPhone


A Apple anunciou as datas dos eventos de iPhones às segundas, terças e quintas-feiras nos últimos 10 anos:

  • Segunda-feira foi o dia do anúncio do evento uma vez;

  • Terça-feira foi o dia do anúncio do evento quatro vezes;

  • Quinta-feira foi o dia do anúncio do evento cinco vezes.

Enquanto a quinta-feira foi a mais usada, a terça-feira foi utilizada mais recentemente. No entanto, precisamos considerar mais dados antes de fazer uma previsão.

Evento presencial ou virtual?


Os dois últimos eventos do iPhone foram realizados virtualmente devido à pandemia de Covid-19. Mais recentemente, a Apple realizou um evento presencial para a imprensa com a WWDC deste ano.


Anúncios de datas de eventos remotos e presenciais:

  • Os dias entre os eventos anunciados e os que ocorrem variam de 7 a 13;

  • As terças-feiras foram usadas com 7 ou 8 dias de antecedência e metade foi virtual;

  • As quintas-feiras foram usadas com 11 a 13 dias de antecedência, incluindo 5 dos últimos 6 eventos presenciais.

Eventos presenciais tiveram mais divulgação à imprensa do que eventos remotos, em parte devido ao tempo necessário para fazer as acomodações de viagem. Para nossa previsão de evento presencial, escolheremos uma quinta-feira a menos de duas semanas da data do evento.

Dias reais do evento


A Apple tem sido muito previsível quando se trata de qual dia da semana realizará um evento de iPhone. Isto é o que 10 anos de eventos de iPhones nos dizem:

  • Os eventos de iPhones ocorreram na terça ou quarta-feira;

  • A terça-feira foi usada para seis eventos, enquanto a quarta-feira foi usada para quatro eventos;

  • Quatro dos últimos cinco eventos ocorreram na terça-feira.


Também sabemos que todos os eventos de iPhones foram realizados na primeira metade do mês e 9 em cada 10 eventos foram realizados em setembro. Se nos atermos a uma terça ou quarta-feira na primeira quinzena de setembro, ficamos com quatro datas possíveis:

  • Terça-feira, 6 de setembro

  • Quarta-feira, 7 de setembro

  • Terça-feira, 13 de setembro

  • Quarta-feira, 14 de setembro

Com base na terça-feira sendo usada com mais frequência, 6 de setembro não sendo uma data de iPhone na última década e a primeira terça-feira do mês sendo após o dia do trabalho nos Estados Unidos, podemos selecionar com segurança terça-feira, 13 de setembro, para o evento iPhone 14.

Uma previsão inteligente seria que a Apple anunciaria o iPhone 14 em 14 de setembro, mas o número do modelo só correspondeu à data do calendário uma vez. Isso ocorreu em 2016, quando a Apple anunciou o iPhone 7 em 7 de setembro.



Anúncio da data do evento


Estritamente como uma previsão, podemos adivinhar que o evento do iPhone 14 e do Apple Watch Series 8 será anunciado em 1º de setembro e realizado em 13 de setembro. Isso se baseia na suposição de que um evento presencial será anunciado em uma quinta-feira com mais de uma semana de antecedência. Caso a keynote seja completamente virtual, a data de anúncio deve ser em 5 ou 6 de setembro, segunda ou terça-feira.

Apple prepara evento pré-gravado


A Apple "começou a gravar" seu evento virtual de setembro, onde deve anunciar a próxima linha do iPhone 14, o Apple Watch Series 8 e um novo modelo "robusto" do Apple Watch, de acordo com Mark Gurman, da Bloomberg.

Escrevendo em sua Power On Newsletter, Gurman diz que o evento, que deve ocorrer no início de setembro, já está em produção, o que implica que a Apple está planejando novamente um evento virtual pré-gravado.

Alguns podem ter esperado que a Apple retomasse os eventos presenciais completos para o lançamento do iPhone este ano, mas esse não parece ser o caso. A empresa realizou o evento da WWDC principalmente digital em junho, mas teve convidados limitados no Apple Park para assistir à keynote pré-gravada e ter acesso imediato aos novos produtos.

Gurman diz que a Apple pode planejar realizar dois eventos em breve, semelhantes aos últimos anos. O evento de setembro se concentrará no novo ‌iPhone‌ e Apple Watch, enquanto o segundo evento, em outubro, será focado no Mac e no iPad.



A gigante de Cupertino tem uma longa lista de produtos que pretende lançar ainda em 2022. Sendo assim, não será surpresa vermos dois eventos nos próximos meses. Juntamente com os novos iPhones e Apple Watches, a Apple também planeja anunciar um novo iPad Pro, AirPods Pro de segunda geração, entre outros iDevices.

Fontes: 9to5Mac, MacRumors, Bloomberg

13/8/2022 - 1h02