• Rafael de Angeli

AirPods Pro 2 devem apresentar design com haste parecido com os atuais

Os AirPods Pro 2 podem apresentar o mesmo design do modelo atual, ao contrário dos rumores de um design sem a famosa "perninha", de acordo com novas descobertas baseadas em supostas imagens vazadas.


No ano passado, o site MacRumors compartilhou imagens que supostamente revelam os ‌AirPods Pro‌ de segunda geração aparentemente mostrando um design com poucas alterações. Agora, novas análises com base nestas imagens, feitas por Ian Zelbo, designer gráfico, fornecem mais evidências de que a segunda geração dos ‌AirPods Pro‌ não terá o chamado design sem haste.


É evidente, pelas imagens de 2021, que os supostos AirPods Pro‌ de segunda geração não possuem sensores IR (infravermelho) voltados para baixo para detectar quando estão nos ouvidos, mas as últimas comparações 3D sugerem ativamente que os novos fones‌ apresentam sensores de detecção de pele.


Atuais AirPods de terceira geração, lançados em outubro de 2021

Os sensores de detecção de pele foram lançados pela Apple nos AirPods de terceira geração, em outubro de 2021, fornecendo uma maneira mais precisa de discernir se os fones estão realmente nos ouvidos do usuário, em vez de em um bolso ou em uma mesa. Os sensores funcionam detectando o teor de água na pele do usuário, o que garante que não confunda com outras superfícies.


Em vez de sensores de detecção de pele em cada fone de ouvido, os atuais ‌AirPods Pro‌ usam sensores ópticos duplos para detectar se estão no ouvido. Enquanto eles efetivamente executam a mesma função, os sensores ópticos podem simplesmente dizer quando estão contra uma superfície ou cobertos, em vez de especificamente contra a pele. Isso significa que, se você colocar um fone de ouvido ‌dos AirPods Pro‌ em um bolso ou em uma superfície, ele poderá retomar a reprodução erroneamente. É por isso que a Apple mudou para sensores de detecção de pele para maior precisão, com o benefício adicional de precisar apenas de um único sensor central, um pouco maior, por fone de ouvido.


As comparações de Zelbo confirmam que as supostas imagens ‌dos AirPods Pro‌ de segunda geração mostram sensores de detecção de pele que são exatamente do mesmo tamanho e orientação dos AirPods de terceira geração. Nos ‌AirPods Pro‌ atuais, o sensor de infravermelho principal faz parte de um oblongo preto, longo e fino, que também contém uma grade da mesma forma. O novo recorte do sensor de detecção de pele que se acredita estar presente nos ‌AirPods Pro‌ de segunda geração, como os AirPods de terceira geração, apresenta um oblongo mais curto, e visivelmente mais grosso, com uma grade circular.


Atuais AirPods Pro, lançados em outubro de 2019

Esse pequeno detalhe pode sugerir que as imagens são mais prováveis do que se pensava anteriormente, tornando mais provável que os ‌AirPods Pro‌ de segunda geração não apresente um grande redesign. As descobertas de Zelbo sugerem que o design do novo fone é idêntico aos ‌AirPods Pro‌ da geração atual, além do recorte do sensor de detecção de pele, sem alterações no comprimento da haste ou na forma da parte intra-auricular do fone de ouvido.


Rumores surgiram em torno da ideia da segunda geração dos ‌AirPods Pro‌ mudar para um design sem haste, mas após uma inspeção mais detalhada, fontes respeitáveis ​​não declararam explicitamente que isso deve ocorrer. O conceituado analista (e leaker) Ming-Chi Kuo acredita que a segunda geração dos ‌AirPods Pro‌ apresentará um "novo design de formato padrão", presumivelmente devido ao conhecimento de algum tipo de mudança, mas não disse especificamente que eles apresentarão um visual sem haste.


Em outubro de 2020, Mark Gurman, da Bloomberg, disse que a Apple pretendia tornar os AirPods Pro‌ de segunda geração mais compactos, eliminando a haste curta que atualmente se estende da parte inferior, e estaria testando um design com "uma forma mais arredondada que preenche mais da orelha do usuário", aproximando-os em grande estilo dos Galaxy Buds da Samsung e designs de empresas como Amazon e Google. No entanto, o jornalista disse que a gigante de Cupertino estava enfrentando problemas para integrar o hardware dos ‌AirPods Pro‌, incluindo antenas e microfones, em uma caixa muito menor, o que "poderia resultar em um design menos ambicioso quando o produto for finalizado".



No início deste ano, Kuo explicou que os ‌‌AirPods Pro‌‌ de segunda geração contarão com um estojo de carregamento do qual os usuários podem acionar um som para sua localização, permitindo que os fones e o estojo sejam localizados separadamente. Isso se alinha diretamente com os orifícios do alto-falante visíveis no estojo de carregamento vistos nas imagens vazadas. Parece provável que este estojo de carregamento com emissão de som se integre à rede Buscar, semelhante à forma como os usuários podem emitir um som de seus AirPods individuais dentro do estojo para ajudar a localizá-los.


Desta forma, não é certo, com base nas informações de Kuo, Gurman e do site MacRumors, que os ‌AirPods Pro‌ de segunda geração apresentarão um design sem haste. Agora temos evidências aparentemente crescentes do contrário.


Atuais Beats Studio Buds da Apple

Os fones Beats Studio Buds, da Apple, que compartilham uma grande quantidade de tecnologia com os ‌AirPods Pro‌, têm um design totalmente intra-auricular e não apresentam hastes. O fato de os Beats Studio Buds oferecerem um design sem haste não indica necessariamente que os ‌AirPods Pro‌ seguirão o mesmo conceito. A Maçã muitas vezes procura encontrar maneiras de diferenciar suas linhas de produtos Beats e AirPods, onde também estabeleceu uma marca visual distinta e facilmente identificável para os AirPods com o design com haste e uso de plástico branco, e é questionável se a empresa está pronta para se desviar disso ainda, sem mencionar o impacto da remoção da haste na implementação de controles de sensores de força e grande quantidade de microfones.


Há rumores de que os ‌AirPods Pro‌ de segunda geração apresentarão suporte para áudio Lossless (ALAC), sem perdas, por meio de uma nova solução de conexão, com uma data de lançamento no segundo semestre deste ano agora parecendo bastante provável.



Fontes: Bloomberg e MacRumors

5/6/2022 - 1h16