• Rafael de Angeli

Kuo: iPhone 13 terá comunicações via satélite para chamadas e mensagens sem cobertura de celular

O iPhone 13 contará com conectividade de comunicação por satélite LEO para permitir que os usuários façam chamadas e enviem mensagens de texto em áreas sem cobertura 4G ou 5G, de acordo com o conceituado analista Ming-Chi Kuo.

Imagem: Reprodução/Fuentitech

Em nota aos investidores, de acordo com o site MacRumors, Kuo explicou que a linha ‌iPhone 13‌ contará com hardware capaz de se conectar a satélites LEO (Low Earth OrbitÓrbita Terrestre Baixa). Se habilitado com recursos de software relevantes, poderá permitir que os usuários façam chamadas e enviem mensagens sem a necessidade de uma conexão de celular.


O ‌iPhone 13‌ supostamente apresenta um chip de banda base Qualcomm X60 personalizado que oferece suporte a comunicações por satélite. Outras marcas de smartphones estão aparentemente esperando até 2022 para adotar o chip de banda base X65, necessário para implementar as funções de comunicação por satélite.


A Starlink, da SpaceX, já é uma famosa fornecedora de conectividade com a Internet LEO, mas o provedor de serviços de comunicação por satélite que é "mais provável de cooperar com a Apple em termos de tecnologia e cobertura de serviço" é conhecido como Globalstar. A Qualcomm supostamente tem trabalhado com a Globalstar para oferecer suporte à banda n53 em futuros chips de banda base X65.


Imagem: Reprodução/Apple In The Future

O analista explicou que o "cenário mais simples" para fornecer conectividade LEO aos usuários é se os operadores de rede individuais trabalharem com a Globalstar. Isso significa que os clientes de uma operadora de rede parceira podem usar o serviço de comunicação por satélite da Globalstar no ‌iPhone 13‌ diretamente por meio de sua operadora de rede, sem a necessidade de contratos ou pagamentos adicionais.


Kuo acrescentou que as comunicações por satélite LEO são uma tecnologia comparável ao 5G mmWave em termos de seu impacto na indústria de rede e que a Apple pode alavancar ambas as tecnologias. Segundo o analista, a gigante de Cupertino está "otimista" com a tendência das comunicações por satélite e montou uma equipe específica para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias relacionadas a ela "há algum tempo".


Acredita-se que a Maçã tenha planos de levar as comunicações por satélite LEO a mais dispositivos no futuro para "fornecer experiências inovadoras". Isso pode incluir o futuro dispositivo de exibição de realidade mista (Headset AR/VR e Apple Glass), o veículo elétrico (Apple Car) e outros acessórios de IoT, de acordo com Kuo.

Fonte: MacRumors

29/8/2021 - 18h51