• Rafael de Angeli

Bloomberg: 'iPhone 13' terá vídeos em Modo Retrato e ProRes, tela ProMotion, notch menor e mais

Os próximos iPhones apresentarão uma série de novos recursos de câmera feitos sob medida para usuários profissionais, incluindo ProRes e Modo Retrato para vídeos, além de atualizações de design, de acordo com Mark Gurman, da Bloomberg.

Conceito: EverythingApplePro

De acordo com Gurman, a Apple planeja incluir o vídeo no Modo Retrato na linha do iPhone deste ano, o que permitirá gravar vídeos com um "efeito bokeh”, como já acontece nas fotos com este mesmo recurso. A Apple lançou o Modo Retrato com o ‌iPhone‌ 7 Plus, mas, desde então, permaneceu exclusivo para fotos. É importante notar que com o iOS 15 neste ano, o FaceTime ganhará o modo retrato para todos os dispositivos compatíveis.


"A Apple adicionou o modo Retrato ao iPhone 7 Plus pela primeira vez em 2016 e ele rapidamente se tornou o favorito dos fãs. O recurso pode colocar uma pessoa em foco nítido enquanto desfoca o fundo, no que é conhecido como efeito bokeh. Para os novos iPhones, a Apple planeja adicionar essa mesma técnica ao vídeo com um recurso apelidado internamente de Vídeo Cinematográfico. Como nas fotos, o sensor de profundidade do iPhone criará o efeito e permitirá aos usuários alterar a quantidade de desfoque após a gravação".

Juntamente com o vídeo no Modo Retrato, a Apple também está planejando trazer o ProRes para vídeos para o ‌iPhone‌, o que permitirá gravar vídeos em um formato de qualidade superior e oferecer mais controles de edição. Semelhante a como o ProRaw para fotos é exclusivo apenas para os modelos mais sofisticados do iPhone 12, a Bloomberg diz que o ProRes também poderá ser exclusivo apenas para o iPhone 13 Pro e para o ‌iPhone 13‌ Pro Max.


Além disso, a Apple também está planejando avanços de filtros de fotos padrão para fotógrafos com seus próximos iPhones. Em vez de aplicar um filtro à foto inteira, os iPhones 13 aplicarão precisamente "mudanças em objetos e pessoas nas fotos usando inteligência artificial".


"Os usuários poderão escolher entre vários estilos para aplicar em suas fotos, incluindo um para mostrar as cores em uma temperatura mais quente ou mais fria, mantendo o branco neutro. Outra opção adicionará uma aparência mais dramática com sombras mais profundas e mais contraste, e a empresa está planejando um estilo mais equilibrado para mostrar sombras e cores realistas com uma aparência mais brilhante".

Conceito: Apple TLD

Gurman também reconfirmou que os próximos iPhones apresentarão um chip A15 mais rápido, um notch menor e uma nova tecnologia de exibição que permitirá uma taxa de atualização de 120Hz mais alta. Ele havia notado, anteriormente, que nos modelos mais sofisticados do ‌iPhone 13‌, a Apple também pode apresentar recursos de tela sempre ativa, semelhantes ao Apple Watch.



Fontes: Bloomberg, MacRumors e 9to5Mac

12/8/2021 - 9h02