top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Kuo: câmera ultra-angular dos iPhones 14 Pro e 14 Pro Max será melhor e mais cara

Os modelos Pro da linha iPhone 14, que devem ser anunciados no evento da Apple no próximo dia 7 de setembro, apresentarão uma nova câmera ultra-angular com um sensor maior para melhor sensibilidade à pouca luz, mas a tecnologia terá um aumento de custo significativo, conforme prevê o respeitado analista e leaker Ming-Chi Kuo.

Conceito do iPhone 14 Pro renderizado por Ian Zelbo com base em supostas informações vazadas.

Em um recente tweet, Kuo disse que os dois modelos do iPhone 14 Pro terão um sensor ultra-angular com pixels maiores de 1,4 µm em comparação com os modelos Pro da geração anterior. Os iPhones 12 Pro e 13 Pro têm uma densidade de pixels de 1,0 µm.



Na prática, o aumento do tamanho do pixel deve resultar em captura de luz aprimorada e redução de ruído em imagens com pouca luminosidade, mas os custos combinados dos componentes, especificamente o sensor de imagem (CIS - CMOS Image Sensor), o motor de rotação (VCM - Voice Coil Motor) e o módulo de câmera compacto (CCM - Compact Camera Module), serão 70%, 45% e 40% mais caros, respectivamente, do que os usados nos iPhones 13 Pro.


De acordo com Kuo, as fornecedoras de componentes, Sony (CIS), Minebea (primeiro fornecedor de VCM), Largan (segundo fornecedor) e LG Innotek (CCM), serão "beneficiárias significativas" da atualização da câmera ultra-angular nos iPhones 14 Pro e 14 Pro Max.


Conceito do iPhone 14 Pro renderizado por Ian Zelbo com base em supostas informações vazadas.

Kuo disse, anteriormente, que espera melhorias mais substanciais no sistema de câmeras nos iPhones 14 Pro, incluindo uma lente de 48 megapixels criada pela Sony para substituir a atual de 12 megapixels usada nos iPhones 13 Pro e 13 Pro Max.


Com um número maior de megapixels, os pixels da câmera serão menores, supostamente medindo 1,22µm, uma redução de 0,68µm em relação aos modelos da geração anterior. Ele contará com o mesmo sistema Dual Pixel Auto Focus que a Apple chama de "Focus Pixels" e será capaz de gravar vídeo na proporção de tela 16:9 em até 60 quadros por segundo.


Há rumores de que a Apple usará um sensor maior de 1/1,3 polegada na câmera principal do iPhone 14, oferecendo um aumento de 21,2% em relação ao sensor de 1/1,65 polegada nos iPhones 13 Pro. No geral, a área do sensor aumentará em 57%, e é por isso que esperamos um conjunto de câmeras maior para acomodar o tamanho maior da lente.


Os modelos do iPhone 14 Pro devem oferecer opções de fotos de 48 e 12 megapixels, com o menor aproveitando o pixel binning, que mescla dados de vários pixels menores no sensor de imagem da câmera em um único super-pixel para melhor sensibilidade e desempenho com pouca luz.


Infelizmente, a lente de 48 megapixels será limitada aos iPhones 14 Pro, com os modelos padrão do iPhone 14 esperados para obter uma lente de câmera padrão de 12 megapixels com funcionalidade semelhante à lente, também de 12 megapixels, usada nos iPhones 13. No entanto, nos iPhones 13 Pro, a gigante de Cupertino introduziu uma lente ultra-angular atualizada de seis elementos com uma abertura ƒ/1.8 aprimorada, e essas melhorias devem chegar aos modelos padrão do iPhone 14.



A Apple deve anunciar novos iPhones em seu evento "Far Out" na quarta-feira, 7 de setembro. Esperamos ver um iPhone 14 de 6,1 polegadas, um iPhone 14 Pro de 6,1 polegadas, um iPhone 14 Max (ou Plus) de 6,7 polegadas e um iPhone 14 Pro Max de 6,7 polegadas. O iPhone mini de 5,4 polegadas, como nas gerações 12 e 13, não deve mais fazer parte da nova linha de smartphones da Maçã.



Fonte: MacRumors

31/8/2022 - 13h05

bottom of page