top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

iOS 15, iPadOS 15, watchOS 8 e tvOS15 são liberados para todos os usuários

Novidades no FaceTime, novo recurso "Foco" para reduzir a distração, inteligência aprimorada para descobrir informações, atualizações importantes em Mapas, Meteorologia e Carteira e mais.


Após oito versões betas (testes) e uma versão RC (Release Candidate) lançada logo após o evento da semana passada, os novos sistemas operacionais para iPhones, iPads, Apple Watches e Apple TVs finalmente estão entre nós.


O único que ainda continua em fase de testes é o macOS Monterey 12, que geralmente é lançado no mês de outubro.


iOS 15


O iOS 15 torna as ligações do FaceTime mais naturais, introduz o SharePlay para experiências compartilhadas, ajuda os usuários a focar e estar no momento com novas maneiras de gerenciar notificações e traz mais inteligência às fotos e pesquisa para acessar informações rapidamente. O Apple Maps revela novas maneiras de explorar o mundo, o clima foi redesenhado com mapas em tela inteira e exibições mais gráficas de dados, o Wallet adiciona suporte para chaves de casa e cartões de identificação e navegar na Internet com o Safari fica mais simples com uma nova barra de guias design e grupos de guias. O iOS 15 também inclui novos controles de privacidade na Siri, no Mail e mais locais no sistema para proteger ainda mais as informações do usuário.


Craig Federighi, vice-presidente sênior de Engenharia de Software da Apple:


"Para muitos clientes, o iPhone se tornou indispensável e, este ano, criamos ainda mais maneiras de melhorar nossas vidas diárias. O iOS 15 ajuda os usuários a se manterem conectados enquanto compartilham experiências em tempo real, dá a eles novas ferramentas para ajudar a reduzir a distração e encontrar o foco, usa inteligência para aprimorar a experiência de fotos e, com grandes atualizações no Maps, traz novas maneiras de explorar o mundo. Mal podemos esperar que os clientes experimentem".

Chamadas FaceTime mais naturais e experiências compartilhadas com o SharePlay, agora também no Android e Windows


Com o iOS 15, as conversas por FaceTime ficam mais naturais. Com o áudio espacial, as vozes em uma chamada FaceTime soam como se estivessem vindo de onde a pessoa está posicionada na tela, e novos modos de microfone separam a voz do usuário do ruído de fundo. Inspirado pelas fotos tiradas no iPhone, o modo Retrato agora está disponível para FaceTime e projetado especificamente para chamadas de vídeo, para que os usuários possam desfocar seu fundo e se colocar em foco. Ao usar o FaceTime de Grupo, uma nova exibição em grade permite que os participantes vejam mais rostos ao mesmo tempo.

Os usuários agora podem compartilhar experiências com o SharePlay enquanto se conectam com amigos no FaceTime, incluindo ouvir músicas junto com o Apple Music, assistir a um programa de TV ou filme em sincronia ou compartilhar sua tela para visualizar aplicativos juntos. O SharePlay funciona no iPhone, iPad e Mac e, com os controles de reprodução compartilhados, qualquer pessoa em uma sessão do SharePlay pode reproduzir, pausar ou avançar. O SharePlay se estende até a Apple TV, para que os usuários possam assistir a programas ou filmes em uma tela grande enquanto se conectam pelo FaceTime, e o SharePlay manterá a reprodução de todos sincronizada. Disney+, ESPN+, HBO Max, Hulu, MasterClass, Paramount+, Pluto TV, TikTok, Twitch e muitos outros estão integrando o SharePlay em seus aplicativos - criando maneiras novas de se conectar.


As chamadas FaceTime também vão além dos dispositivos Apple com a capacidade de criar um link do iPhone, iPad ou Mac e compartilhá-lo por meio de mensagens, calendário, e-mail ou aplicativos de terceiros, para que qualquer pessoa possa participar de uma chamada FaceTime de seu navegador da web em Dispositivos Android e Windows. As chamadas FaceTime na web permanecem criptografadas de ponta a ponta. Segundo a Apple, a privacidade não é comprometida.

Ferramentas para encontrar o foco


O iOS 15 oferece ferramentas que ajudam os usuários a se concentrar e reduzir a distração. O foco é um novo recurso que filtra notificações e aplicativos com base no que o usuário deseja focar. Os clientes podem configurar seus dispositivos para ajudá-los a estar no momento, criando um Foco personalizado ou selecionando um Foco sugerido, que usa inteligência no dispositivo para sugerir quais pessoas e aplicativos têm permissão para notificá-los. As sugestões são baseadas no contexto dos usuários, como durante suas horas de trabalho ou enquanto estão relaxando para dormir, e quando o Foco é definido em um dispositivo Apple, ele se aplica automaticamente aos outros dispositivos Apple. Os usuários podem criar páginas da tela inicial com aplicativos e widgets que se aplicam a momentos de foco para exibir apenas os aplicativos relevantes e "reduzir a tentação". Quando o Foco de um usuário está bloqueando notificações recebidas, seu status é automaticamente exibido para outras pessoas em Mensagens, refletindo que um usuário não está acessível no momento.

Nova Experiência de Notificações


As notificações foram redesenhadas, adicionando fotos de contato para pessoas e ícones maiores para aplicativos que tornam ainda mais fácil identificá-las. Para ajudar a reduzir a distração, um novo resumo de notificação coleta notificações não críticas para entrega em um horário mais oportuno, como pela manhã e à noite. Usando a inteligência no dispositivo, as notificações são organizadas por prioridade, com as notificações mais relevantes subindo para o topo e com base nas interações do usuário com os aplicativos. Mensagens urgentes serão entregues imediatamente, portanto, comunicações importantes não acabarão no resumo e é fácil silenciar temporariamente qualquer aplicativo ou thread de mensagens pela próxima hora ou durante o dia.

A inteligência no dispositivo fornece texto ao vivo, pesquisa avançada em destaque e muito mais


O Live Text usa inteligência no dispositivo para reconhecer o texto em uma foto e permitir que os usuários realizem ações. Por exemplo, os usuários podem pesquisar e localizar a imagem de uma receita familiar escrita à mão ou capturar um número de telefone em uma loja com a opção de fazer uma chamada. Com o Apple Neural Engine, o aplicativo Câmera também pode reconhecer e copiar rapidamente o texto no momento, como a senha do Wi-Fi exibida em um café local. Com Visual Look Up, os usuários podem aprender mais sobre arte popular e pontos de referência em todo o mundo, plantas e flores encontradas na natureza, raças de animais de estimação e até mesmo encontrar livros.


O Spotlight agora usa inteligência para pesquisar fotos por localização, pessoas, cenas ou objetos e, usando o Live Text, o Spotlight pode encontrar texto e escrita à mão nas fotos. O Spotlight agora oferece pesquisa de imagens na web e resultados avançados para atores, músicos, programas de TV e filmes. Os resultados aprimorados para contatos mostram conversas recentes, fotos compartilhadas e até mesmo sua localização, se compartilhada através do Buscar.


Fotos inclui a maior atualização com o recurso Memórias, com um novo visual, uma interface interativa e integração com o Apple Music, que usa a inteligência do dispositivo para personalizar sugestões de músicas que dão vida às memórias.

Experiência de navegação redesenhada com o Safari


O Safari tem um novo design que, segundo a gigante de Cupertino, torna os controles mais fáceis de alcançar com uma mão e coloca o conteúdo em primeiro plano. A nova barra de guias é compacta e flutua na parte inferior da tela, para que os usuários possam deslizar facilmente entre as guias. Os Grupos de Guias permitem que os usuários salvem guias e acessem-nas facilmente no iPhone, iPad ou Mac. Novos recursos, como a página inicial personalizável e extensões da web no iOS, chegam também ao novo Safari.


Apple Maps


A Apple quer e está comprometida em construir o melhor mapa do mundo, e o iOS 15 leva o Maps ainda mais longe com novas formas de navegar e explorar. Os usuários irão experimentar detalhes significativamente aprimorados em cidades para bairros, distritos comerciais, elevações e edifícios, novas cores e rótulos de estradas, pontos de referência personalizados e um novo modo noturno com um brilho ao luar.

Ao navegar usando o iPhone ou o CarPlay, o Mapas oferece uma experiência tridimensional de direção na cidade com novos detalhes da estrada que ajudam os usuários a ver e compreender melhor detalhes importantes, como faixas de conversão, canteiros centrais, ciclovias e faixas de pedestres. Os passageiros do transporte público podem encontrar estações próximas mais facilmente e fixe as linhas favoritas. O Mapas segue automaticamente uma rota de transporte selecionada, notificando os usuários quando está quase na hora de desembarcar, e os passageiros também podem acompanhar no Apple Watch. Com o iOS 15, os usuários podem segurar o iPhone e o Mapas gera uma posição altamente precisa para fornecer instruções detalhadas de caminhada em realidade aumentada.


Novas chaves e IDs chegam à Carteira (Wallet)


A Carteira (antigo Wallet) adiciona suporte para tipos adicionais de chaves, tornando possível acessar lugares do dia a dia com apenas um toque. No ano passado, a Apple lançou as chaves digitais do carro, e a BMW foi a primeira montadora a adicionar suas chaves, permitindo aos usuários tocar para desbloquear. Este ano, as chaves digitais do carro ganham suporte para a tecnologia Ultra Wideband, para que os usuários possam desbloquear e dar partida em seus veículos compatíveis sem tirar o iPhone do bolso ou da bolsa. O iPhone também pode ser usado para desbloquear a casa, o escritório do usuário, ou até mesmo um quarto de hotel - tudo por meio de chaves armazenadas no app Carteira.


Ainda este ano, os clientes nos estados participantes nos EUA poderão adicionar sua carteira de motorista ou IDs à Carteira. A Administração de Segurança de Transporte americana está trabalhando para permitir que os pontos de verificação de segurança do aeroporto sejam o primeiro lugar onde os clientes podem usar seu cartão de identidade digital na Carteira. Os Cartões de Identidade na Carteira são criptografados e armazenados com segurança no Elemento Seguro, a mesma tecnologia de hardware que torna o Apple Pay privado e seguro.


Novos recursos de privacidade


O iOS 15 apresenta ainda mais controles de privacidade para ajudar a proteger as informações do usuário. Com o reconhecimento de voz no dispositivo, o áudio das solicitações da Siri agora é processado inteiramente no iPhone por padrão, e o desempenho melhora significativamente. A Mail Privacy Protection impede que os remetentes saibam se um e-mail foi aberto e oculta os endereços de IP para que os remetentes não possam saber a localização de um usuário ou usá-lo para criar um perfil sobre ele. O Relatório de privacidade do aplicativo oferece uma visão geral de como os aplicativos usam o acesso concedido à localização, fotos, câmera, microfone e contatos nos últimos sete dias, e quais outros domínios são contatados.

Apps reformulados de clima e notas


O clima inclui exibições mais gráficas de dados meteorológicos, mapas em tela inteira e layouts dinâmicos que mudam de acordo com as condições. Planos de fundo animados redesenhados refletem com mais precisão a posição e a precipitação do sol, e as notificações destacam quando a chuva ou neve começa e para.


O Notas adiciona marcas criadas pelo usuário que facilitam a categorização rápida das notas, e as menções permitem que os membros das notas compartilhadas notifiquem uns aos outros sobre atualizações importantes. Uma visualização de atividade totalmente nova mostra o histórico recente de uma nota compartilhada.

Recursos adicionais


A Siri adiciona anúncio de notificações aos AirPods, a capacidade de os usuários compartilharem o que está em sua tela apenas perguntando e muito mais.


O Compartilhado Com Você funciona em todo o sistema para encontrar artigos, músicas, programas de TV, fotos e muito mais que são compartilhados nas conversas do Mensagens e os exibe convenientemente em aplicativos como Fotos, Safari, Apple News, Música, Podcasts e o app Apple TV, facilitando o acesso rápido às informações em contexto.


O iCloud+ combina o iCloud com novos recursos premium, incluindo Esconder Meu Email, suporte expandido para HomeKit Secure Video e um novo serviço de privacidade na Internet inovador, iCloud Private Relay, sem custo adicional. Os assinantes atuais do iCloud serão atualizados para o iCloud+ automaticamente. Todos os planos do iCloud+ podem ser compartilhados com pessoas no mesmo grupo Family Sharing, para que todos possam desfrutar dos novos recursos, armazenamento e experiência elevada que vem com o serviço.


O aplicativo Saúde obtém uma nova guia de compartilhamento que permite aos usuários compartilhar seus dados de saúde com familiares, amigos ou médico, o Trends dá aos usuários uma maneira de focar a atenção em mudanças significativas nas métricas de saúde pessoal e o Walking Steadiness (Equilíbrio de Caminhada) é uma nova métrica que capacita pessoas para gerenciar proativamente seu risco de queda.


Os fabricantes de acessórios HomeKit agora podem habilitar o "E aí, Siri" em seus produtos, permitindo que os clientes conversem e obtenham respostas da Siri em dispositivos de terceiros. Os acessórios habilitados para "E aí, Siri" retransmitirão solicitações por meio do HomePod ou HomePod mini e oferecerão suporte a recursos como Solicitações Pessoais, Intercom, temporizadores e alarmes. A partir de hoje, os fabricantes de dispositivos domésticos inteligentes podem começar a trabalhar com a Apple para integrar a Siri em seus acessórios.


O Buscar apresenta novos recursos para ajudar a localizar um dispositivo que foi desligado ou apagado, bem como locais de transmissão ao vivo para familiares e amigos que optam por compartilhar sua localização. Os Alertas de separação notificam o usuário se ele deixar um AirTag, dispositivo Apple ou acessório em um local desconhecido, e a rede Buscar agora suporta os AirPods Pro e AirPods Max. Um novo widget Buscar oferece uma visão rápida diretamente da tela inicial.


O app Traduzir adiciona um novo recurso de Live Translate que faz com que a conversa flua naturalmente entre os idiomas. A tradução de todo o sistema permite que os usuários traduzam textos em qualquer lugar do iPhone.


O aplicativo Apple TV agora apresenta uma nova linha intitulada "For All of You" - apresentando uma coleção de programas e filmes com base nos interesses de pessoas selecionadas ou de uma família inteira - perfeito para noites de cinema.


A Nova Configuração do iPhone torna mais fácil começar a usá-lo. Os usuários existentes do iPhone podem fazer backup temporariamente dos dados no iCloud - mesmo sem uma assinatura - para transferir facilmente seus dados para um novo iPhone. Para aqueles que estão mudando para o iPhone pela primeira vez, uma experiência aprimorada “Mover para iOS” transfere facilmente álbuns de fotos, arquivos, pastas e configurações de acessibilidade, para que o iPhone pareça pessoal desde o início.


A Acessibilidade no iPhone se expande com novos recursos para VoiceOver que permitem aos usuários explorar ainda mais detalhes sobre as pessoas, texto, dados da tabela e outros objetos dentro das imagens. Em apoio à neurodiversidade, novos sons de fundo ajudam a minimizar distrações e, para aqueles que são surdos ou com deficiência auditiva, o MFi (Made for iPhone) oferece suporte a novos aparelhos auditivos bidirecionais. O Sound Actions personaliza o Switch Control para trabalhar com sons da boca, e os usuários agora podem personalizar a exibição e o tamanho do texto em cada aplicativo. A Apple também está trazendo suporte para reconhecimento de audiogramas importados - gráficos que mostram os resultados de um teste de audição - para acomodações com fones de ouvido.


Observação: algumas funcionalidades serão lançadas em futuras atualizações do iOS 15 e não estão disponíveis imediatamente no lançamento desta primeira versão 15.0.



Mais novidades do iOS 15


Compatibilidade do iOS 15

  • iPhones 13 mini, 13, 13 Pro e 13 Pro Max

  • iPhones 12 mini, 12, 12 Pro e 12 Pro Max

  • iPhones 11, 11 Pro e 11 Pro Max

  • iPhones XS e XS Max

  • iPhone XR

  • iPhone X

  • iPhones 8 e 8 Plus

  • iPhones 7 e 7 Plus

  • iPhones 6s e 6s Plus

  • iPhones SE (1ª e 2ª gerações)

  • iPod touch (7ª geração)


iPadOS 15 e watchOS 8


Os novos sistemas operacionais do iPad e do Apple Watch também foram lançados. Confira abaixo as novidades de cada um:




Fonte: Apple

20/9/2021 - 14h05

bottom of page