top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Beta 4 do iOS 15 remove automaticamente reflexos da lente de fotos em certas condições

Enquanto a Apple se prepara para lançar o iOS 15 para milhões de usuários, a mais recente versão beta da atualização aparentemente melhorou a forma como os iPhones tiram e processam fotos em certas condições de iluminação.

Imagem: Reprodução/Reddit

O hardware da câmera dentro dos iPhones desempenha um papel significativo na qualidade das fotos que os usuários podem tirar com seus dispositivos, mas outro fator que afeta a qualidade da imagem é o processamento no dispositivo do ‌iPhone‌ feito pelo processador de sinal de imagem (Image Signal Processor - ISP).


No ‌iOS 15‌ beta 4, a Apple possivelmente melhorou o processamento do ‌iPhone‌ quando os usuários tiram fotos em condições em que o reflexo da lente às vezes é um artefato indesejado. A mudança foi trazida à tona pela primeira vez no site Reddit e posteriormente divulgada pelo popular aplicativo de câmera Halide no Twitter.



Duas fotos lado a lado parecem mostrar que a Apple remove o reflexo da lente das fotos durante o processamento pós-foto no beta mais recente. A imagem abaixo mostra a foto final de uma Live Photo sem reflexo de lente.


Mesma imagem acima, após o processamento do ‌iPhone‌

Esta não é uma mudança que a Apple promoveu ou comentou, então não sabemos o que exatamente está acontecendo. No entanto, o beta mais recente pode melhorar o sistema que o ‌iPhone‌ usa para detectar diferentes cenas internas e externas e usar essas informações para compensar e remover reflexos indesejados da lente.


Um usuário do Reddit aponta que viu o reflexo perceptível da lente depois de tirar uma foto em seu iPhone 12 Pro. Ao revisitar a imagem no final do dia, no entanto, percebeu que ela havia sido removida automaticamente da foto.


"Portanto, notei algo que não vi relatado em outro lugar; enquanto saía de casa, tirei esta foto e pensei que estava arruinada/precisando ser editada mais tarde devido ao reflexo da lente (como já fiz várias vezes em fotos anteriores com o iPhone 12 Pro, pois ele é muito sujeito a reflexos da lente). No entanto, cheguei em casa e notei que o reflexo da lente desapareceu automaticamente na foto original, apesar de estar obviamente lá na foto ao vivo, o que significa que o pós-processamento automático agora ficou inteligente o suficiente para remover reflexos da lente!".

O ‌iOS 15‌ ainda está em testes, em fase beta, com desenvolvedores e testadores beta públicos e estará disponível para todos os usuários do ‌iPhone‌ até o final do outono no hemisfério norte (muito provavelmente em setembro, se levarmos em conta o histórico de lançamentos da empresa). A Apple também está testando o iPadOS 15, o macOS 12 Monterey, o watchOS 8 e o tvOS 15.


Fontes: Reddit e MacRumors

07/08/2021 - 0h15

bottom of page