top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

iPadOS 15 traz novos recursos de produtividade ao iPad, entre outras novidades

O iPadOS 15 tem multitarefa mais intuitiva, novo design de tela inicial com widgets integrados, Biblioteca de Apps, anotações em todo o sistema com o Quick Note, SharePlay, Safari redesenhado, novas ferramentas para manter o foco e mais.


A Apple apresentou ontem, na abertura da WWDC21, o iPadOS 15, com novos recursos que aproveitam as vantagens dos recursos do iPad, ajudando os usuários a serem mais produtivos.


O iPadOS 15 apresenta uma experiência multitarefa mais intuitiva, tornando recursos como Split View e Slide Over mais fáceis de usar e, segundo a empresa, "mais poderosos". O Notas abrange todo o sistema com o Quick Note e oferece novas maneiras de colaborar e organizar, seja digitando ou escrevendo com o Apple Pencil. Novos layouts de widget para a tela inicial e biblioteca de aplicativos oferecem maneiras de personalizar a experiência do iPad e organizar aplicativos. O Tradutor oferece novos recursos para tradução de texto e conversas, e os usuários e desenvolvedores agora podem criar aplicativos no iPad com o Swift Playgrounds. O iPadOS 15 também inclui novos controles de privacidade na Siri, no Mail e mais locais no sistema para proteger as informações dos usuários.


Craig Federighi, vice-presidente sênior de Engenharia de Software da Apple:

"Estamos entusiasmados em tornar a experiência do iPad ainda melhor com o iPadOS 15. Com a multitarefa mais intuitiva, um novo design de tela inicial com widgets integrados e a biblioteca de aplicativos, anotações em todo o sistema com Quick Note, Tradutor projetado para o iPad, SharePlay, uma experiência de Safari redesenhada, novas ferramentas para manter o foco e muito mais, os usuários agora podem ser ainda mais produtivos".


Multitarefas e atalhos de teclado


O iPadOS 15 torna o trabalho com vários aplicativos mais fácil. Um novo menu multitarefa aparece na parte superior dos aplicativos, permitindo que os usuários acessem a visualização dividida ou deslizar com apenas um toque. Os usuários agora têm acesso rápido à tela inicial ao usar a visualização dividida, tornando mais fácil acessar o aplicativo certo. Usando a nova prateleira, eles também podem realizar multitarefas com aplicativos que possuem várias janelas, como o Safari e o Pages, bem como visualizar e-mails rapidamente.


A experiência com um teclado externo permite que os usuários façam mais com todos os novos atalhos de teclado e um redesenho da barra de menus. Os usuários podem configurar e alternar rapidamente entre Split View e Slide Over com novos atalhos para multitarefa direto do teclado.

Widgets e Biblioteca de Aplicativos


Os usuários agora podem colocar widgets entre aplicativos nas páginas da tela inicial, fornecendo mais informações e oferecendo uma experiência mais personalizada. Projetado especificamente para a tela maior do iPad, um novo e maior tamanho de widget foi criado para exibir vídeos, músicas, jogos, fotos e muito mais. O iPadOS 15 também traz novos widgets para App Store, Buscar, Game Center, Mail e Contatos.


A Biblioteca de Apps, novidade do iOS 14 lançada no ano passado para iPhones, também chega ao iPad, que organiza automaticamente os aplicativos em categorias úteis como Produtividade, Jogos e Adicionados Recentemente, e permite que os usuários acessem todos os seus aplicativos diretamente do Dock.

Notas rápidas e com tags


O Notas abrange todo o sistema com o Quick Note, uma maneira rápida de fazer anotações em qualquer lugar do sistema. Quer navegando no Safari ou encontrando um restaurante no Yelp, os usuários podem abrir o Quick Note em qualquer lugar para anotar um pensamento e adicionar links, fornecendo uma maneira fácil de voltar exatamente ao que estavam olhando.


O Notas também oferece novas maneiras de organizar, colaborar e capturar informações. As tags tornam mais fácil categorizar as notas e encontrá-las rapidamente com um navegador de tags totalmente novo e Pastas inteligentes baseadas em tags. Para usuários que trabalham com outras pessoas em notas compartilhadas, as menções criam uma maneira de notificar os colaboradores e vinculá-los de volta à nota, e uma nova visualização de Atividade mostra as atualizações recentes na nota.

Chamadas FaceTime mais naturais e experiências compartilhadas com o SharePlay


Com o iPadOS 15, as conversas pelo FaceTime com amigos e família são ainda mais naturais, de acordo com a gigante de Cupertino. Os usuários agora podem compartilhar experiências com o SharePlay enquanto se conectam com amigos no FaceTime, incluindo ouvir músicas junto com o Apple Music, assistir a um programa de TV ou filme em sincronia ou compartilhar sua tela para visualizarem aplicativos juntos. Os controles de reprodução compartilhados permitem que qualquer pessoa reproduza, pause ou pule para a frente. Os usuários podem estender a reprodução para a Apple TV e assisti-la em sua TV enquanto compartilham o momento com amigos e familiares conectados pelo FaceTime. O SharePlay também permite que os usuários compartilhem sua tela e navegar na web juntos.

Experiência de navegação redesenhada com o Safari


O Safari tem um novo design de guia que permite aos usuários ver mais da página enquanto navegam. Uma nova barra de guias assume a cor da página da web e combina as guias, a barra de ferramentas e o campo de pesquisa em um design compacto. Os Grupos de Guias oferecem uma nova maneira de salvar e gerenciar guias facilmente, como para planejar viagens, fazer compras ou armazenar guias frequentemente visitadas. Os Grupos de Guias também são sincronizados com Mac e iPhone, para que os usuários possam continuar seus projetos de qualquer lugar ou compartilhá-los facilmente com amigos e familiares. O Safari no iPad agora também oferece suporte a extensões da web, disponíveis na App Store.

Ferramentas para encontrar o foco


O iPadOS 15 oferece ferramentas que ajudam os usuários a se concentrarem e reduzirem as distrações. Foco é um novo recurso que filtra notificações com base no que o usuário está fazendo. Os usuários podem configurar seus dispositivos para ajudá-los a criar um foco personalizado ou selecionando um sugerido com base em seu contexto, como durante suas horas de trabalho ou enquanto estão se preparando para dormir. Os usuários também podem criar páginas da tela inicial com aplicativos e widgets que se aplicam a momentos de foco para exibir apenas os aplicativos relevantes e reduzir a tentação.


Um novo resumo de notificação oferece uma coleção organizada de notificações que podem ser entregues a qualquer hora que o usuário escolher, como pela manhã e à noite, tornando mais fácil acompanhar as atividades do dia de acordo com sua conveniência.

A inteligência no dispositivo permite novos recursos de fotos


O Live Text usa inteligência no dispositivo para reconhecer o texto em uma foto e permitir que os usuários executem ações. Por exemplo, uma propaganda ou uma placa de uma loja pode revelar um número de telefone e a opção de fazer uma chamada. Com o Visual Look Up, os usuários podem identificar objetos dentro de uma foto, como um tipo de flor ou raça de cachorro.


O Spotlight agora adiciona a capacidade de pesquisar o aplicativo Fotos e imagens da web, e tem resultados aprimorados novos para contatos com contexto, como conversas recentes, fotos compartilhadas e sua localização, se compartilhada através do app Buscar. Aproveitando o Live Text, o Spotlight torna mais fácil procurar uma foto de um mapa de transporte público, recibo ou uma captura de tela de uma receita culinária. O Texto Dinâmico também funciona com texto manuscrito - ótimo para pesquisar fotos de uma lousa ou notas.

Traduzir no iPad


O aplicativo Traduzir chega ao iPad com novos recursos que tornam as conversas mais fáceis e naturais. Ao usar o app, o Auto Translate detecta quando alguém está falando e em qual idioma, para que os usuários possam conversar naturalmente sem ter que tocar no botão do microfone. Para conversas ainda mais pessoais, a visualização face a face permite que duas pessoas se sentem frente a frente com o iPad entre elas e vejam as traduções da conversa de seu próprio lado. O texto agora pode ser traduzido em qualquer lugar no iPad selecionando-o e tocando em Traduzir, e o texto manuscrito também pode ser traduzido. Em combinação com o Live Text, os usuários podem também traduzir texto em fotos.


Swift Playgrounds


Segundo a Maçã, "o Swift Playgrounds é a maneira melhor e mais fácil de aprender a programar". Agora, com o Swift Playgrounds 4.2, os usuários têm as ferramentas para criar aplicativos para iPhone e iPad diretamente em seus iPads e enviá-los diretamente para a App Store, oferecendo novas maneiras para qualquer pessoa criar aplicativos e compartilhá-los com o mundo. O código é imediato refletido na visualização ao vivo durante a criação de aplicativos, e os usuários podem executar seus aplicativos em tela inteira para testá-los. Um novo formato de projeto aberto baseado em pacotes Swift pode ser aberto e editado no Swift Playgrounds para iPad, bem como no Xcode no Mac, oferecendo mais versatilidade para desenvolver aplicativos em iPad e Mac.

Recursos adicionais do iPadOS 15


O Controle Universal permite que os usuários trabalhem com um único mouse e teclado para alternar entre o iPad e o Mac para uma experiência perfeita, sem a necessidade de configuração. Os usuários podem até arrastar e soltar conteúdo entre os dispositivos, como por exemplo, esboçar um desenho com o Apple Pencil no iPad e colocá-lo em um slide do Keynote no Mac.


O Compartilhado Com Você funciona em todo o sistema para encontrar artigos, músicas, programas de TV, fotos e muito mais que são compartilhados nas conversas do app Mensagens e os exibe em aplicativos como Fotos, Safari, Apple News, Música, Podcasts e no app Apple TV, facilitando o acesso rápido às informações em contexto.


O app Fotos inclui atualização para as Memórias com um visual novo, uma interface interativa e integração com o Apple Music, que usa inteligência no dispositivo para personalizar sugestões de músicas que dão vida às memórias.


Com o app Mapas, os usuários irão experimentar detalhes aprimorados em cidades, bairros, distritos comerciais, elevações e edifícios, novas cores e rótulos de estradas, pontos de referência personalizados e um novo modo noturno.

A Privacidade traz novas proteções, recursos de transparência e controles. A Proteção de Privacidade do Mail ajuda a impedir que rastreadores bisbilhotem um e-mail e o Relatório de Privacidade de Aplicativos fornece transparência sobre como os aplicativos estão compartilhando informações com outras empresas.


"A Siri foi projetada para proteger a privacidade do usuário". Agora, com o reconhecimento de voz no dispositivo, o áudio das solicitações da Siri é processado inteiramente no iPad por padrão, melhorando o desempenho significativamente. A Siri também adiciona anúncios de notificações nos AirPods, a capacidade de os usuários compartilharem o que está em sua tela apenas perguntando, entre outros novos recursos.


O iCloud+ combina o iCloud com novos recursos premium, incluindo Esconder Meu Email, suporte expandido para HomeKit Secure Video e um novo serviço de privacidade na Internet inovador, iCloud Private Relay, sem custo adicional. Os assinantes atuais do iCloud serão atualizados para o iCloud+ automaticamente. Todos os planos do iCloud+ podem ser compartilhados com pessoas no mesmo grupo Family Sharing, para que todos possam desfrutar dos novos recursos, armazenamento e experiência elevada que vem com o serviço.


A Acessibilidade no iPad se expande com novos recursos para VoiceOver que permitem aos usuários explorar ainda mais detalhes sobre as pessoas, texto, dados da tabela e outros objetos dentro das imagens. O suporte para hardware de rastreamento ocular de terceiros permite que os usuários controlem o iPad usando apenas os olhos. Os sons de fundo são reproduzidos continuamente e se misturam ou se escondem sob outro áudio e sons do sistema para mascarar ruídos ambientais ou externos indesejados e ajudar os usuários a se concentrar, manter a calma ou descansar. O Sound Actions permite que os usuários personalizem o Switch Control para trabalhar com os sons da boca. Os usuários agora podem personalizar a exibição e o tamanho do texto em cada aplicativo.


Disponibilidade


A prévia do iPadOS 15 para desenvolvedores já está disponível para membros do Apple Developer Program em developer.apple.com desde ontem, e uma versão beta pública estará disponível para usuários de iPadOS no próximo mês em beta.apple.com. O lançamento do iPadOS 15 deve acontecer entre setembro e outubro e estará disponível como uma atualização de software gratuita para o iPad mini 4 e posterior, iPad Air 2 e posterior, iPad de 5ª geração e posterior e todos os modelos de iPad Pro.


Compatibilidade do iPadOS 15

  • iPad Pro (todas as gerações)

  • iPad Air (2ª, 3ª e 4ª gerações)

  • iPad (5ª, 6ª, 7ª e 8ª gerações)

  • iPad mini (4ª e 5ª gerações)



Fonte: Apple

08/06/2021 - 20h09

bottom of page