top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Gurman: Apple explora 'robô móvel' que 'segue os usuários em suas casas' com o projeto skunk-works

A Apple transformou as videochamadas no estilo Jetsons em realidade com o FaceTime. Agora a empresa vê a robótica pessoal como uma área que vale a pena explorar, relata Mark Gurman, da Bloomberg. "Rose, a Robô" será a próxima tecnologia Jetsoniana a se tornar realidade?

Robô

É muito cedo para sabermos se a Apple irá popularizar a empregada doméstica robô, mas Mark Gurman tem alguns detalhes muito interessantes sobre um projeto privado chamado “skunk-works” em andamento na empresa.


“Engenheiros da Apple estão explorando um robô móvel que pode seguir os usuários em suas casas”, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque o projeto skunk-works é privado. “A fabricante do iPhone também desenvolveu um dispositivo doméstico avançado de mesa que usa robótica para mover a tela”, disseram eles.

Gurman acrescenta que a tela robótica está mais avançada do que um robô móvel da Apple para uso doméstico. No entanto, o monitor robótico “foi adicionado e removido do roteiro de produtos da empresa ao longo dos anos”, relata o jornalista e leaker.


Robô

Dada a história desse iDevice, Gurman tem relatado regularmente detalhes do produto semelhante ao iPad com braço robótico para uso doméstico ao longo dos anos.


O que há de diferente agora? Para começar, a Apple abriu caminho para sua próxima categoria de produto quando a empresa cancelou seu projeto de carro elétrico este ano. A IA e o interesse contínuo na tecnologia doméstica inteligente também alimentam o interesse da Apple na robótica doméstica. Muito parecido com o projeto do carro, porém, a Tesla já mostrou seu trabalho em seu próprio projeto de robótica.


Gurman descreve ainda o hardware robótico de mesa como algo que “fará com que a tela imite os movimentos da cabeça – como acenar com a cabeça – de uma pessoa em uma sessão FaceTime. Ele também teria recursos para capturar com precisão uma única pessoa no meio de uma multidão durante uma videochamada”.


Astro Robot
Astro Robot da Amazon

Os obstáculos incluem criar algo com um preço razoável e obter a aprovação executiva do projeto antes que ele avance. Gurman destaca que uma lista de empregos da Apple discute abertamente os produtos da próxima geração da Maçã que usam robótica e IA. Portanto, já há sinais externos de vida para o novo departamento.


Leia a notícia completa da Bloomberg aqui.



Fontes: 9to5Mac e Bloomberg

6/4/2024 - 2h09

bottom of page