top of page
  • Foto do escritorEduardo Galiani

Apple estaria negociando com o Google para integrar sua Inteligência Artificial, conhecida como Gemini, ao iOS 18

Mark Gurman, da Bloomberg, afirma que as duas empresas estão em "negociações ativas" para permitir que a Apple licencie os modelos de linguagem grandes e generativos do Google, como a IA Gemini, para impulsionar algumas novas funcionalidades que chegarão no iOS 18.

Inteligência Artificial
Imagem: Reprodução/MacRumors

Com o lançamento do iOS 18 ainda este ano, rumores apontam que a Apple estaria trazendo grandes capacidades de Inteligência Artificial para o sistema operacional do iPhone. No entanto, de acordo com Mark Gurman, a empresa está focada em recursos que operam no dispositivo e não requerem uma conexão com a internet.

 

Para impulsionar recursos adicionais de IA generativa baseados na nuvem, como a capacidade de criar imagens e escrever ensaios com base em prompts únicos, a Apple está buscando um parceiro que tenha a infraestrutura de hardware em grande escala e as capacidades de computação necessárias já implementadas.

 

De acordo com relatos anteriores de Gurman, a gigante de Cupertino vem testando internamente um concorrente chamado "Apple GPT" que poderia competir com o ChatGPT da OpenAI. A empresa também tem projetado um framework chamado "Ajax" para modelos de linguagem grandes, e diz estar gastando milhões de dólares por dia em pesquisa de IA conversacional, pois o treinamento de modelos de linguagem requer muito hardware.

Inteligência Artificial

No entanto, a tecnologia ainda não está tão avançada quanto as ferramentas do Google e de outros concorrentes, fazendo com que uma parceria, neste momento, seja uma opção mais viável, de acordo com o último relatório.

 

Se as negociações não avançarem, a Apple poderia procurar outro provedor de IA generativa, como a OpenAI, ou recorrer a múltiplos parceiros. De acordo com fontes do relatório de Gurman, "ambas as partes ainda não decidiram os termos ou a marca de um acordo de IA, nem finalizaram como isso seria implementado", mas se as conversas resultarem em um acordo, isso poderia compensar quaisquer perdas decorrentes da pressão regulatória enfrentada pela parceria de busca existente entre as duas empresas.


O Google tem pagado bilhões de dólares à Apple há vários anos para manter seu mecanismo de busca como a opção padrão no Safari. No entanto, o acordo existente está sendo examinado pelos órgãos reguladores do Departamento de Justiça dos Estados Unidos e da Comissão Europeia, devido a preocupações de que este acordo ajude o Google a manter um monopólio de busca.

Google vs Safari
Imagem: Reprodução/MacRumors

Tanto o The Information quanto o analista e leaker Jeff Pu afirmam que a Apple terá algum tipo de recurso de IA generativa disponível no iPhone e iPad por volta do final de 2024, que é quando o iOS 18 será lançado. No entanto, o analista e leaker Ming-Chi Kuo disse, em agosto de 2023, que não há "nenhum sinal" de tecnologia de IA generativa chegando em 2024. Na ocasião, Kuo afirmou que o trabalho da Apple nessa área está "significativamente atrás de seus concorrentes".



Fonte: MacRumors 27/3/2024 - 14h55

bottom of page