• Rafael de Angeli

Dan Riccio, executivo da Apple, assume a supervisão de headsets AR/VR

O novo foco de Riccio é justamente “supervisionar a equipe que está desenvolvendo os futuros headsets de realidade aumentada e realidade virtual da Apple”, de acordo com a Bloomberg.


No mês passado, a Apple anunciou que seu chefe de engenharia de hardware, Dan Riccio, estaria em transição para uma nova função com foco em um "novo projeto", e Mark Gurman, da Bloomberg, afirmou ontem que a área de foco serão os headsets AR/VR (realidade aumentada e realidade virtual).


O movimento de Riccio é semelhante à abordagem adotada no ano passado por Phil Schiller, ex-chefe de marketing da empresa. Ambos os executivos deixaram cargos seniores, mas mantiveram áreas que precisavam de supervisão extra. No caso de Schiller, era a App Store e as relações públicas, e para Riccio, são os headsets AR e VR. Essa estratégia ajuda a manter os principais executivos de longa data na empresa. O trabalho da Apple em seu primeiro headset, um dispositivo high-end focado em VR com alguns recursos de AR, enfrentou desafios de desenvolvimento, e as pessoas da Apple acreditam que o foco extra de Riccio poderia ajudar. Embora ele tenha a supervisão definitiva do projeto, é liderado no dia a dia por Mike Rockwell, um vice-presidente da Apple que tem mais de mil engenheiros trabalhando nos dois dispositivos.

Há rumores de que a Apple está trabalhando em vários vestíveis AR/VR, incluindo um headset de realidade mista para lançamento já no próximo ano e um óculos AR (Apple Glass) mais elegantes, chegando em algum momento mais tarde. Na semana passada, o The Information afirmou que o primeiro headset poderá custar US$ 3.000 e será equipado com mais de uma dúzia de câmeras, dois monitores 8K de ultra-alta resolução, tecnologia avançada de rastreamento ocular, headbands intercambiáveis e muito mais.


A notícia também afirma que a gigante de Cupertino informou à equipe que Johny Srouji, Vice-Presidente Sênior de Tecnologias de Hardware da empresa, agora supervisionará uma equipe que trabalha em monitores internos e tecnologia de câmera. A mudança pode sugerir que a Apple está "se aproximando de enviar [lançar] seus primeiros dispositivos com monitores totalmente personalizados", após rumores de que os modelos de iPad Pro e Mac da próxima geração apresentarão telas Mini-LED.


John Ternus fará parte da equipe executiva da Apple como vice-presidente sênior de Engenharia de Hardware.

A Maçã anunciou que John Ternus se tornará seu Vice-Presidente Sênior de Engenharia de Hardware, embora a página de liderança executiva da Apple ainda liste Riccio nessa função. Ternus se juntou à equipe de Design de Produto da empresa em 2001 e é vice-presidente de Engenharia de Hardware desde 2013.



Fontes: Apple, Bloomberg e MacRumors

09/02/2021 - 4h43