O rumorado headset de realidade virtual (VR) da Maçã pode ser lançado logo no primeiro trimestre de 2022, de acordo com JP Morgan e China Times.
A notícia, divulgada pelo site iMore, explica que o "design industrial do headset da Apple será próximo ao de outras marcas de headset VR". Espera-se que o produto possua seis lentes e um scanner LiDAR (presentes hoje apenas no iPad Pro e nos iPhones 12 Pro e 12 Pro Max) para mapear o ambiente do usuário.
A maioria dos componentes do headset será fabricada a partir do quarto trimestre de 2021. JP Morgan revelou alguns dos fornecedores para o dispositivo, como TSMC para o processador, Largan e Genius Electronic Optical para as lentes da câmera e Pegatron para a montagem. A notícia também observa que a cadeia de suprimentos está fortemente concentrada em Taiwan.
JP Morgan acredita que o headset será direcionado para um mercado consumidor premium, com os preços sendo "mais caros do que os headsets VR atualmente no mercado". Isso é aparentemente explicado pelo custo dos materiais do dispositivo, que "sozinhos podem exceder US$ 500". Isso reflete a notícia recente de Mark Gurman, da Bloomberg, que afirmou que o novo dispositivo "será muito mais caro que os dos rivais" e "a par com outros produtos caros da Apple, como o computador desktop Mac Pro de US$ 5.999".
Gurman também contou que “a Apple planejou lançar o produto já em 2022", o que se alinha com a previsão do primeiro trimestre de 2022 de JP Morgan.
Separadamente, JP Morgan também forneceu algumas informações sobre o suposto projeto de óculos de realidade aumentada (RA) da Apple, o rumorado e tão esperado “Apple Glass”. Devido às "extremamente difíceis especificações de gerenciamento da cadeia de suprimentos e design industrial", ele prevê que é improvável que o Apple Glass seja lançado nos próximos 12 a 18 meses, e que a gigante de Cupertino esteja consciente de tornar o dispositivo "leve, bonito, fácil de usar e capaz de suportar o uso a longo prazo". A necessidade de lentes de prescrição e personalização também pode estar dificultando o movimento em direção à produção em massa.
Rumores em torno do headset VR e do Apple Glass têm aumentado nos últimos meses, com um dos dispositivos estar se movendo para a "segunda fase de desenvolvimento". A Bloomberg esclareceu recentemente que a Apple está planejando lançar um headset de realidade virtual como um "precursor caro e de nicho" de um óculos de realidade aumentada mais ambicioso que deve seguir em uma data posterior. O famoso analista Ming-Chi Kuo disse, no início deste mês, que a Apple revelará um dispositivo de realidade aumentada não especificado em algum momento de 2021.
Citando fontes da indústria, o DigiTimes relatou que a Pegatron e a Quanta Computer estão disputando pedidos finais de montagem para o Apple Glass. A Foxconn supostamente obteve pedidos para montagem de componentes.
Os rumores mais recentes se concentram no headset VR da Maçã, que parece estar muito mais próximo da produção do que o Apple Glass, por isso é possível que o DigiTimes tenha confundido os dois produtos. Independentemente, tendo em vista as notícias recentes, parece que a Apple está se concentrando em estabelecer fornecedores para seus hardwares VR e AR inéditos, o que sugere que o desenvolvimento dos produtos continua em ritmos acelerados.
Fontes: iMore, China Times, Bloomberg, DigiTimes e MacRumors
05/02/2021 - 1h56
Comments