• Rafael de Angeli

Rumor: iPad Pro de 5ª geração com tela Mini-LED será lançado no primeiro trimestre de 2021

A tecnologia Mini-LED oferecerá uma série de melhorias em relação às telas atuais dos iPads, incluindo pretos mais escuros, melhor contraste e cores mais brilhantes e mais ricas.


O iPad Pro de 12,9 polegadas com tela Mini-LED será lançado no primeiro trimestre de 2021, de acordo com uma notícia do site DigiTimes, que afirma que a Apple diversificou sua cadeia de suprimentos para monitores e telas sensíveis ao toque, com a empresa chinesa BOE finalmente ganhando aprovação para fornecer telas OLED para o iPhone e a GIS (General Interface Solution) se movendo para fornecer telas sensíveis ao toque tanto para o iPhone quanto para o próximo iPad Pro.


"A GIS aprovou investimentos de NT$ 2,198 bilhões (US$ 76,3 milhões ou aproximadamente R$ 400 milhões) e NT$ 1,421 bilhão propostos por sua subsidiária em Chengdu, China, em agosto e novembro de 2020, respectivamente, com os fundos para se concentrar na expansão da capacidade de produção de módulos touch integrados usados em tablets. (…) A subsidiária investirá outros NT$ 753 milhões para melhorar a automação da linha de produção. A subsidiária atualmente produz módulos touch integrados para iPads e MacBooks". "Além dos iPhones, a GIS produzirá módulos touch integrados para telas Mini-LED retroiluminados do iPad Pro de 12,9 polegadas a serem lançados no primeiro trimestre de 2021".

Há algum tempo, há rumores de que a Apple prepara um iPad Pro de 12,9 polegadas com tecnologia Mini-LED, que oferecerá uma série de melhorias em relação às telas atuais dos iPads, incluindo pretos mais escuros, melhor contraste e cores mais brilhantes e mais ricas. Usando milhares de LEDs individuais para iluminar a tela, a tecnologia deve oferecer muitos dos benefícios oferecidos pelos monitores OLED, mas sem algumas das desvantagens dessa tecnologia.


Notícias e rumores anteriores, inclusive do conceituado analista Ming-Chi Kuo, indicaram que o iPad Pro de quinta geração com tela Mini-LED será lançado em algum momento do primeiro semestre de 2021, mas a notícia desta semana do DigiTimes indica que a estreia é esperada no início do novo ano. O iPad Pro de quarta geração foi lançado em março de 2020. Se a gigante de Cupertino lançar mesmo seu novo tablet em sua versão Pro no primeiro trimestre de 2021, pode ser que exista um novo ciclo de atualizações, visto que, em média, o produto é atualizado a cada um ano e meio (18 meses). Ter atualizações anuais, assim como já existe para o iPhone e o Apple Watch, ao meu ver, é saudável para o consumidor, que sempre receberá o melhor quando decidir trocar de iPad.


Olhando além da próxima geração do iPad Pro, houve alguns relatos alegando que a Apple está procurando fazer a transição da linha para a tecnologia de exibição OLED, embora pareça improvável que a empresa mude brevemente para o Mini-LED antes de fazer a transição novamente para OLED. Um rumor afirmava que um iPad Pro com tela OLED seria lançado no segundo semestre de 2021, mas uma notícia mais recente afirma que é improvável que a mudança aconteça antes de 2022, no mínimo.



Fontes: MacRumors e DigiTimes

30/12/2020 - 12h58