• Rafael de Angeli

Apple não planeja lançar iMac com tela maior após lançamento do Mac Studio e Studio Display

A Apple não tem planos de lançar um iMac com tela maior, de acordo com o site 9to5Mac. Citando fontes com conhecimento do pipeline de produtos Apple, o site diz que a Maçã não lançará um ‌iMac‌ maior "no futuro próximo".

Imagem: Reprodução/MacRumors

Com o lançamento do Mac Studio no evento especial Peek Performance da semana passada, a Apple descontinuou o ‌iMac‌ de 27 polegadas com processador Intel, criando dúvidas sobre o futuro da linha iMac. A gigante de Cupertino confirmou à Ars Technica que o ‌iMac‌ de 27 polegadas "chegou ao fim da vida útil", indicando que a empresa não tem intenção de lançar um modelo atualizado de 27" para acompanhar o ‌modelo redesenhado de 24" lançado com chip M1 em abril de 2021.


Apesar da descontinuação do ‌iMac‌ de 27 polegadas, houve rumores de um ‌iMac‌ Pro com tela maior que poderia estar em desenvolvimento, mas pelo menos alguns desses boatos podem ter sido confundidos com o novo Studio Display. O analista de telas Ross Young disse, na semana passada, que o que suas fontes achavam que poderia ser um ‌iMac‌ Pro era, na verdade, um "Studio Display Pro" que chegará no final do ano, talvez ao lado do Mac Pro.



"Nossos contatos não sabiam da separação do iMac em um Mac Studio + Studio Display, principalmente porque há processador e câmera no Studio Display...". "Mas o painel MiniLED de 27" começou a ser produzido. Portanto, esperamos que seja lançado em junho com o Mac Pro...".

O iMac Pro foi descontinuado pela Apple, em março de 2021, com pouco mais de 3 anos de vida

Young não acredita mais que um ‌iMac‌ Pro chegará neste ano, e as informações do 9to5Mac parecem concordar com essa opinião. O site diz que a Apple "atualmente não tem planos de lançar novas versões high-end de seu desktop tudo-em-um por enquanto", embora haja uma versão M2 de 24 polegadas do ‌iMac‌ que deve sair em 2023.


Outras fontes continuam sugerindo que poderemos ver um ‌iMac‌ Pro em algum momento. O conceituado analista Ming-Chi Kuo, disse, na semana passada, que um ‌iMac‌ Pro seria lançado em 2023, e Mark Gurman, da Bloomberg, afirma que a Apple ainda está desenvolvendo um ‌iMac‌ Pro.



"FYI: Ainda esperando um iMac Pro, para quem está se perguntando. As versões M2 do Mac mini, MacBook Pro de 13 polegadas e iMac de 24 polegadas também estão em desenvolvimento".

Talvez um ‌iMac‌ Pro não se encaixaria na linha de Macs agora que o Mac Studio mais poderoso existe. Parece, cada vez mais, que não veremos um novo ‌iMac‌ de tela maior, pelo menos em 2022.


Novos Studio Display e Mac Studio

Depois de revelar o Mac Studio e o Studio Display na terça-feira passada, John Ternus, vice-presidente sênior de engenharia de hardware da Apple, disse que a transição da linha de Macs para os chips Apple Silicon estava quase completa, "com apenas mais um produto: Mac Pro", que deve ser lançado em breve.


O comentário foi interpretado por especialistas do mundo Apple como uma sugestão de que a Maçã vê o Mac Studio e o Studio Display como substitutos naturais para o iMac de 27". Por enquanto, a Apple sugere que os clientes que desejam uma máquina desktop poderosa invistam no ‌Mac Studio‌, que custa a partir de US$ 1.999 nos Estados Unidos e R$ 22.999 no Brasil, enquanto aqueles que desejam uma máquina multifuncional podem optar pelo ‌iMac‌ de 24 polegadas.



Fontes: 9to5Mac, Ars Technica e MacRumors

14/3/2022 - 0h22