• Rafael de Angeli

Apple está de olho na Mercedes-Benz como parceira do ‘Apple Car’, mas nenhuma decisão foi tomada

Você sabia que Steve Jobs trocava sua Mercedes SL55 AMG prateada por outra completamente igual a cada seis meses?


Na semana passada, surgiu uma notícia coreana afirmando que a Apple fará parceria com a Hyundai Motors como parceira oficial de seu “Apple Car”. Nos dias que se seguiram, novos rumores vieram à tona, incluindo o plano das duas empresas de ter um acordo assinado em março, com 100.000 carros produzidos até 2024.


A Hyundai confirmou, na semana passada, que estava em negociações com a Apple, mas enfatizou que nenhum acordo foi assinado. Horas depois, a empresa revogou sua declaração apenas para dizer que estava em negociações com vários possíveis clientes. Agora, uma nova notícia afirma que a gigante de Cupertino está considerando fazer parceria com a fabricante de automóveis de ponta Mercedes Benz, como relata a IT Homes:


“Hoje, de acordo com um relatório da First Finance Network, um especialista da indústria automobilística revelou ao First Finance Reporter que a Apple não está apenas conversando com a Hyundai para encontrar um fabricante de automóveis. No início, também encontrou Mercedes-Benz Daimler. [Até] agora não tomou uma decisão final”.

Como a notícia afirma, a Apple ainda não tomou uma decisão final sobre com qual fabricante finalizará um acordo. A Mercedes Benz é uma empresa de ponta em comparação com a Hyundai, e poderia ser um passo mais lógico para a Maçã se quiser manter sua persona de “alto prestígio”. A Bloomberg relatou que o carro ainda permanece nos estágios iniciais de desenvolvimento, por isso não se sabe qual é o prazo da empresa para finalizar um acordo com uma fabricante.


Os rumores sobre o Apple Car não param desde o início do ano, com informações conflitantes provenientes de diferentes fontes. A Reuters relatou que a Apple e a Hyundai começam a produção em massa de um veículo em 2024, com uma versão “beta” do carro sendo lançada no próximo ano. Bloomberg relatou que o “Projeto Titan”, codinome interno do carro da Apple, permanece a pelo menos 5 anos de distância, e Ming-Chi Kuo relatou um lançamento para, no mínimo, 2025.


Mercedes SL55 AMG prata de Steve Jobs, que não tinha placa (Imagem: Reprodução/ItWire)

Se pensarmos no gênio Steve Jobs, faz muito mais sentido uma parceria com a Mercedes-Benz. O cofundador e ex-CEO da Apple não gostava de como a placa cheia de números interferia na estética de seu automóvel, então o usava sem placa. Quando esse prazo de seis meses chegava ao fim (ou até antes), ele simplesmente trocava o automóvel por um idêntico. Jobs tinha feito um acordo com a empresa de leasing, trocando sua Mercedes SL55 AMG prateada por outra completamente igual.


Será que agora vai, Apple?



Fontes: Apple Terminal, Bloomberg e Reuters

17/01/2021 - 23h06