top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Rumor: Apple Car pode começar a produção em 2024 com ‘tecnologia de bateria revolucionária’

Rumores do Apple Car flutuam há anos, e uma notícia da Reuters lança mais luz sobre o projeto altamente secreto. De acordo com o site, a produção do Apple Car elétrico pode começar já em 2024, e a Apple está mais uma vez planejando construir seu próprio veículo de marca.

Conceito: Jermaine | @CConceptCreator

Tecnologia de bateria do Apple Car


A notícia explica que o centro da estratégia da Apple é um novo design de bateria monocélula que “graneliza as células individuais na bateria e libera espaço dentro da bateria, eliminando bolsas e módulos que contêm materiais da bateria”. Este design permitiria que material mais ativo fosse embalado no interior, potencialmente oferecendo maior alcance, diz a notícia.


Além disso, a Apple está examinando a química da bateria de fosfato de ferro de lítio (LFP) para seu veículo, relata a Reuters. A Tesla também indicou que tem planos de usar essa tecnologia de bateria, como o site Electrek relatou no início deste ano. As baterias LFP oferecem densidade de energia mais baixa do que outros tipos, mas são menos propensas a superaquecimento e não usam cobalto.


A tecnologia da Apple também poderia “radicalmente” reduzir o custo das baterias, acrescenta a notícia.


Estratégias de mudança


Notícias recentes indicaram que a Apple provavelmente se concentraria no desenvolvimento de um sistema autônomo e, em seguida, trabalhar com outro fabricante de automóveis para implementar o sistema. As novas informações, no entanto, diz que a Maçã está mais uma vez planejando um carro com sua marca.


A Reuters cita duas pessoas familiarizadas com os planos da gigante de Cupertino e diz que, desde uma sacudida na equipe do Projeto Titan em 2019, as coisas “progrediram o suficiente” para que a empresa agora planejasse construir um veículo para os consumidores.


"Ainda não se sabe quem montaria um carro da marca Apple, mas fontes disseram que esperam que a empresa confie em um parceiro de fabricação para construir veículos. E ainda há uma chance de a Maçã decidir reduzir o escopo de seus esforços a um sistema de direção autônomo que seria integrado a um carro feito por uma montadora tradicional, em vez da fabricante do iPhone vender um carro da marca Apple, acrescentou uma das pessoas".

O Apple Car também pode contar com sensores LiDAR para escanear diferentes distâncias, semelhante aos modelos mais recentes de iPhone e iPad. A Apple está supostamente trabalhando com parceiros externos para “elementos do sistema”, incluindo os sensores LiDAR. O CEO da Tesla, Elon Musk, se referiu ao LiDAR como uma “estraba de tolo”.


A reportagem da Reuters cita uma pessoa anônima que trabalhou no Projeto Titan. “Se há uma empresa no planeta que tem os recursos para fazer isso, provavelmente é a Apple. Mas, ao mesmo tempo, não é um celular”, disse a pessoa.


"É o próximo nível. Como a primeira vez que você viu o iPhone", disse essa pessoa sobre a tecnologia de bateria da Apple para o Apple Car.


O potencial atraso


Os rumores do Apple Car/Project Titan diminuíram e fluíram ao longo dos anos, e o projeto parece estar evoluindo continuamente em escopo. Recentemente, a Bloomberg informou que a gigante de Cupertino mudou a liderança de seu projeto de carro autônomo para John Giannandrea, seu vice-presidente sênior de aprendizado de máquina e estratégia de IA (Inteligência Artificial).


As novas informações são alguns dos detalhes mais profundos que foi divulgado sobre o Apple Car recentemente. Embora a produção possa começar em 2024, a notícia adverte que atrasos relacionados à pandemia “poderiam empurrar o início da produção para 2025 ou além”.



Fontes: 9to5Mac, Reuters, Electrek e Bloomberg

25/12/20 - 4h53

bottom of page