top of page
  • Foto do escritorEduardo Galiani

A produção em massa de iPads Pro com telas OLED deve começar em 2024, aponta pesquisa

Fornecedores da Apple começarão a produção em massa dos novos modelos de iPad Pro com telas OLED de 11 e 13 polegadas no primeiro trimestre de 2024, de acordo com a empresa de pesquisa Omdia. A informação foi divulgada em um relatório do site coreano The Elec.

iPad na frente do escrito OLED
Imagem: Reprodução/MacRumors

A tecnologia OLED traz diversos benefícios para as nossas telas, e isso não será diferente com o iPad Pro. Os displays OLED demonstram maior brilho, taxa de contraste mais alta, maior precisão de cores e menor consumo de energia. A Apple já utiliza telas OLED nos iPhones desde o iPhone X, com exceção do iPhone XR, do iPhone 11 não-Pro e dos dois modelos de iPhone SE. A tecnologia também está presente nas telas de todos os modelos do Apple Watch.


Os modelos de iPad Pro lançados a partir de 2017 possuem a tecnologia ProMotion, que permite uma taxa de atualização variável entre 24Hz e 120Hz. Com a transição para OLED, espera-se que a taxa de atualização possa ser reduzida ainda mais para 10Hz ou menos, o que contribuiria para uma economia de bateria. Nos iPhones 14 Pro, por exemplo, a taxa de atualização pode chegar a apenas 1Hz no modo de exibição sempre ativo.


De acordo com relatos, a Apple utilizará telas OLED híbridas extremamente finas, compostas por uma combinação de materiais flexíveis e rígidos. Essa novidade poderia resultar em um design mais fino para o iPad Pro. Contudo, a fabricação desses painéis é cara, conforme afirmou o analista e leaker Ross Young, da Display Supply Chain Consultants (DSCC), o que pode levar a um aumento de preço.



Os modelos atuais do iPad Pro foram lançados em outubro de 2022 e já contam com o chip M2, suporte para conectividade Wi-Fi 6E mais rápida e Bluetooth 5.3, além da funcionalidade de cursor (hover) para a segunda geração do Apple Pencil.


Dois iPads Pro
Imagem: Reprodução/9to5Mac

Há rumores que apontam o lançamento do primeiro iPad Pro equipado com tecnologia OLED para o primeiro semestre de 2024. Essas especulações já foram abordadas por Young e também por Mark Gurman, da Bloomberg, que já havia falado sobre isso em sua Power On Newsletter, apostando em uma grande mudança para o iPad Pro:


"Não vejo nenhuma grande atualização chegando em 2023 para os modelos de entrada, o iPad mini ou o Air. O iPad Pro com certeza não receberá nada significativo este ano. Em vez disso, espere por uma grande reformulação do iPad Pro na próxima primavera [no hemisfério norte], com um design atualizado e telas OLED pela primeira vez".

Espera-se que os tamanhos das telas do iPad Pro aumentem ligeiramente dos atuais 11 e 12,9 polegadas para 11,1 e 13 polegadas nos próximos modelos. A Omdia também prevê que o primeiro MacBook Pro com tela OLED seja lançado somente em 2027.



Fontes: Omdia, DSCC, MacRumors, Twitter, The Elec e 9to5Mac

9/7/2023 - 3h30

Comments


bottom of page