top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Young: MacBook Air e iPad Pro com telas OLED serão lançados em 2024

A Apple planeja avançar ainda mais em sua tecnologia de telas em 2024. De acordo com o analista (e leaker) Ross Young, está "parecendo cada vez mais provável" que a Maçã lance MacBooks e iPads com telas OLED em 2024.

Imagem: Reprodução/9to5Mac

Young diz que a tela OLED é esperada para um MacBook Air, mas que isso pode mudar à medida em que nos aproximamos de 2024:


"Parece cada vez mais provável que a Apple lance um notebook OLED de 13,3″ em 2024, além de iPads Pro de 11″ e 12,9″ com OLED. Espera-se que seja um MacBook Air, mas pode se tornar um MacBook, MacBook Pro ou uma nova categoria".

O analista acrescentou que o iPad Pro e o MacBook Air com OLED usarão a tecnologia de display conhecida como "tandem stack", que aumenta o brilho, melhora a longevidade da tela e reduz o consumo de energia em cerca de 30%. As telas OLED usadas pela Apple provavelmente também terão taxa de atualização variável para melhorar ainda mais a eficiência.


Lançamento do iPad Pro de quinta geração em 2021.

A atual tecnologia mini-LED usada pela Apple no iPad Pro de 12,9" e nos MacBooks Pro de 14 e 16 polegadas é uma alternativa ao OLED. É melhor em alguns aspectos e pior em outros. As telas mini-LED são compostas por milhares de pequenos LEDs dispostos em várias zonas de escurecimento e podem atingir um brilho mais alto do que as telas OLED, mas o escurecimento local ainda não é tão preciso quanto no OLED, que sofrem com o burn-in. Também conhecido como screen burn, o burn-in é um problema que deixa "manchas" na tela da TV e de outros dispositivos. O efeito normalmente ocorre devido a longos períodos de exposição de imagens estáticas, como avisos ou jogadores que ficam muito tempo (até dias seguidos) numa mesma interface de game.


Olhando mais para o futuro, a Apple também está investindo fortemente na tecnologia micro-LED. Isso combinaria o melhor dos dois mundos entre as telas mini-LED e OLED. Os monitores micro-LED são basicamente os mesmos que o OLED, mas com brilho aprimorado e sem burn-in.


Em janeiro de 2022, o site The Elec divulgou que a gigante de Cupertino poderá lançar iPads com telas OLED da Samsung em 2024.


Em março de 2022, o próprio analista Ross Young disse que o iPad Pro ganhará tela OLED em 2024, enquanto modelo de 11" ainda não terá mini-LED em 2022.


Conceito: Volodymyr Lenard (@vovalenard)

Também há rumores de que a Apple apresentará novos modelos do iPad Pro ainda em 2022. A próxima geração do iPad Pro deve ser equipada com chip M2 e poderá apresentar carregamento sem fio MagSafe.



Fontes: 9to5Mac e The Elec

18/6/2022 - 17h17

bottom of page