• Rafael de Angeli

Apple poderá lançar iPads com telas OLED da Samsung em 2024

A Apple pode lançar um iPad com tela OLED, fabricada pela Samsung, em 2024, de acordo com o site The Elec.

Imagem/Conceito: Reprodução/ThingsReview

A Samsung está desenvolvendo os equipamentos necessários para criar as telas OLED que a gigante de Cupertino deseja para seus iPads, mas a Maçã precisará fazer um pedido grande o suficiente para viabilizar financeiramente o projeto.


O The Elec diz que a Apple e a Samsung estavam trabalhando juntas para criar uma tela OLED de 10,86 polegadas em 2021, mas o trabalho foi interrompido no terceiro trimestre. A Maçã pediu telas com uma "two stack tandem structure", com duas camadas de emissão de cores, mais brilhantes e menos suscetíveis a problemas como o burn-in, mas o projeto era muito caro para a Samsung, que não conseguiu fabricar telas suficientes pelo preço desejado.


Para uma nova tentativa, se a Apple fizer um "pedido grande o suficiente", a Samsung poderá finalizar seus planos de gastos durante o segundo trimestre de 2022, encomendando os equipamentos necessários durante o terceiro trimestre. O equipamento deverá ser entregue em 2023 para a Samsung fabricar telas destinadas a um ‌iPad‌ com tela OLED para 2024.


A notícia sugere que a Samsung está trabalhando para expandir suas telas Gen 8.5 IT OLED para oferecer a tecnologia que a Apple deseja pelo preço que a empresa quer pagar, mas precisa de novas máquinas, além da aprovação da empresa de Cupertino. Os atuais substratos Gen 5.5 e Gen 6 da Samsung tornam as telas muito caras.


"O desenvolvimento do fabricante de painéis de exibição sul-coreano de uma máquina de deposição vertical, em colaboração com a japonesa Ulvac, para uso na tela OLED de TI da geração 8.5, iniciado no ano passado, estava em andamento em janeiro de 2022, disseram fontes ao The Elec". "O equipamento, juntamente com as máscaras de metal fino (FMM) usadas para depositar materiais orgânicos com precisão no substrato, é uma tecnologia chave necessária para comercializar as telas OLED de TI Gen 8.5".

O lançamento de um ‌iPad‌ com tela OLED em 2024 pode depender se a Apple decidir encomendar um número substancial de telas da Samsung, mas a empresa também pode optar por outros fornecedores.


Rumores recentes sugeriram que a Apple está trabalhando com a BOE em telas OLED de tamanho maior destinadas a Macs e iPads, com a empresa sendo capaz de fabricar telas OLED de até 15 polegadas.


Lançamento do iPad Pro de quinta geração em 2021

Atualmente, a Apple usa telas OLED para iPhone e Apple Watch, mas Macs e iPads estão limitados a LCD e mini-LED. Houve rumores contínuos sobre o interesse da Apple em telas OLED para dispositivos como Macs e iPads, mas a tecnologia ainda pode demorar alguns anos devido ao alto custo.


É sempre importante frisar que a Samsung ou qualquer outro fornecedor apenas reproduz o que a Apple cria em Cupertino. As telas são criadas pela Apple e replicadas em grande escala por seus fornecedores. Se algo der errado na criação algum dia, toda a produção será afetada, por exemplo, por ser um serviço terceirizado.



Fontes: The Elec e MacRumors

14/1/2022 - 8h25