A TSMC, fornecedora de chips da Apple, planeja construir outra fábrica no Arizona, juntamente com a fábrica de US$ 12 bilhões com a qual já se comprometeu em Phoenix, de acordo com o The Wall Street Journal.
A segunda fábrica estará localizada ao norte de Phoenix, nos Estados Unidos, e o investimento deve ser aproximadamente semelhante aos US$ 12 bilhões com os quais a empresa se comprometeu em 2020, de acordo com pessoas familiarizadas com os planos que conversaram com o WSJ.
Esperava-se, originalmente, que a fábrica original produzisse exclusivamente chips de 5 nm, mas agora estaria se preparando para produzir também chips de 4 nm mais avançados com maior capacidade na instalação, de acordo com fontes do WSJ. A fábrica deve começar a produção em massa em 2024.
Enquanto isso, a segunda fábrica deve fabricar chips de 3 nm de última geração, um processo que, segundo rumores, a Apple está movendo seu chip personalizado para começar com o chip Apple Silicon M2 Pro ou M3. Os chips M3 para Macs e o A17 para os iPhones 15 Pro devem ser fabricados com base no processo aprimorado de 3 nm da TSMC. Mark Gurman, da Bloomberg, espera que o chip M2 Pro seja usado no MacBook Pro de 14 polegadas, no MacBook Pro de 16 polegadas e em um Mac mini de última geração.
A notícia sobre os planos não anunciados da TSMC segue as tentativas do governo Joe Biden de atrair investimentos na fabricação de chips nos EUA, oferecendo às empresas bilhões em apoio financeiro para se estabelecerem no país. Os esforços visam a contrariar as ambições do setor de tecnologia da China e proteger componentes considerados vitais para a segurança nacional. Os esforços foram acelerados depois que a escassez de chips, no final de 2020 e 2021, destacou a importância dos semicondutores no mundo dos eletrônicos de consumo.
As principais fábricas da TSMC estão localizadas em Taiwan, mas já opera uma fábrica em Camas, em Washington, bem como centros de design em Austin, no Texas, e San Jose, na Califórnia, o que significa que a segunda instalação no estado do Arizona será sua terceira unidade de fabricação nos Estados Unidos.
Fontes: Bloomberg, The Wall Street Journal e MacRumors
2/12/2022 - 12h53
Comentarios