top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

TSMC celebra produção de chips 'M2 Pro e M2 Max' de 3 nanômetros para futuros Macs

Depois que os CEOs da TSMC e da Apple, Tim Cook, apresentaram sua próxima fábrica de chips, no início deste mês, no Arizona (EUA), a produção em massa de processadores Apple Silicon de 3nm está começando em Taiwan com uma celebração curiosamente incomum.


De acordo com a agência Focus Taiwan, a TSMC está celebrando hoje o início da produção em massa de chips em um processo de 3 nanômetros em seu país natal, Taiwan. A fábrica "Fab 18" da empresa, que inicia a fabricação da mais recente e melhor tecnologia de chips, fica no Southern Taiwan Science Park, Tainan.


É estranho para a TSMC ter uma cerimônia como essa, onde analistas acreditam que a empresa espera que o evento ajude com as preocupações sobre seus recentes investimentos nos EUA. Os planos mais do que triplicaram recentemente, de US$ 12 bilhões para US$ 40 bilhões para suas instalações no Arizona.


"Analistas de mercado especulam que a empresa está realizando a cerimônia para divulgar sua intenção de continuar usando Taiwan como centro de pesquisa, desenvolvimento e produção, apesar de seus investimentos no exterior".

A Apple atualmente chama o A16 Bionic, presente nos iPhones 14 Pro, de chip de 4nm, embora a TSMC o considere um processador aprimorado de 5 nanômetros. Os primeiros chips de 3nm devem a chegar aos produtos da Apple em novos Macs com os nomes de M2 Pro e M2 Max em 2023.


As fábricas da TSMC no Arizona também produzirão chips de 3nm (depois de começar com os de 4nm), mas as inslatações da empresa em Taiwan devem produzir primeiro a tecnologia de ponta. A produção em massa de 2nm deve começar apenas em 2025.



Fontes: Focus Taiwan e 9to5Mac

26/12/2022 - 17h40

Comments


bottom of page