• Rafael de Angeli

Rumor: sistema autônomo do Apple Car poderá dizer a iPhones e iPads o que está prestes a fazer

O sistema autônomo do Apple Car poderá alertar os motoristas e passageiros das manobras que estiver executando, publicando notificações nas telas dos iPhones e iPads dentro do veículo.


O desenvolvimento de sistemas de direção autônoma, como aqueles que fazem parte do projeto "Apple Car", pode facilitar a viagem de todos os que estão em um veículo, incluindo o motorista. Dependendo do progresso do controle autônomo, o motorista designado de um veículo pode não ter muito incentivo para observar ativamente a estrada para garantir que tudo corra bem.


Infelizmente já é realidade que alguns motoristas nem mesmo uma atenção mínima dão à estrada, mesmo em situações em que os sistemas de direção autônoma não estão sendo realmente utilizados. Os relatos de pessoas enviando mensagens de texto e usando celulares enquanto estão ao volante, bem como críticas crescentes, levaram a Apple a criar e lançar o recurso “Não Perturbe ao Dirigir", que muita gente nem sabe que existe no iOS.


Em um carro autônomo, pode haver um desejo ainda maior dos motoristas de passar o tempo usando seus dispositivos móveis, em vez de olhar para a estrada ou para os painéis de controle do "smartcar". Como um veículo autônomo tem a necessidade potencial de entregar o controle ao motorista a qualquer momento, essa não é uma situação segura a ser criada.

Um exemplo de aviso em que o carro atualiza o motorista com uma mudança de luz.

Uma patente concedida à Apple pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos nesta terça-feira, intitulada "Dispositivo, método e interface gráfica do usuário para apresentar notificações de veículos" visa a solucionar o problema, trazendo avisos e alertas sobre um veículo para a exibição em um dispositivo que está sendo usado pelo suposto motorista.


Ao enviar os alertas para uma tela do iPhone ou iPad, a Apple espera dar, aos motoristas, todas as oportunidades de assumir o controle se algo der errado, ou pelo menos estar ciente do que o carro está prestes a fazer. A Apple considera que um motorista que opera um dispositivo portátil pode ser difícil de desviar a atenção, portanto, uma exibição no próprio iPhone, que não possa ser evitada, seria apropriada.


Se o carro precisar parar, entrar no semáforo ou precisar ceder o controle por segurança ou por outros motivos, um alerta é emitido e pode ser exibido de várias maneiras. Um indicador de status geral pode fornecer atualizações básicas de trânsito, enquanto notificações mais gerais em uma parte de uma exibição ou animações no meio da tela farão mais para chamar a atenção do motorista.

Um carro pode levar um motorista que usa um iPad a prestar mais atenção na estrada.

Esses indicadores também podem alertar o motorista a interagir com o veículo se um tempo predeterminado desde a última interação tiver passado, com notificações acompanhadas de feedback tátil ou uma sugestão de áudio. A tela em si pode estar obscurecida, o conteúdo de vídeo ou áudio pausado ou até o restante da tela sem resposta em algumas situações.


Por outro lado, se o sistema determinar que a atenção do motorista não é mais necessária, ele poderá retirar as notificações, bem como tornar as áreas não responsivas da tela ativas novamente e reiniciar a reprodução da mídia.


O número de notificações e o que um motorista pode fazer com seus dispositivos móveis pode mudar dependendo do grau de atenção necessário, que, por sua vez, pode ser determinado pelo nível de controle semi-autônomo ou autônomo. Sugere-se que os níveis sejam aqueles determinados pela Society of Automotive Engineers, com o semi-autônomo correspondente aos níveis 1 a 4, enquanto o controle autônomo é o nível 5.

As notificações podem não ser centrais na tela, podendo ser menores ou ocupar apenas uma parte da tela.

A patente lista seus inventores como Andre Boule, Stephen Chick, Thomas R. Powell e Emily Schubert.


Powell é um engenheiro de serviços automotivos que também é nomeado na patente "Metadados do cluster de instrumentos para oferecer suporte à segunda tela", o que poderia levar o CarPlay a exibir mais informações nos controles regulares do painel de um carro. Schubert é nomeado em uma patente para uma bicicleta inteligente, bem como uma que permite o controle do carro a partir de um iPhone, ao lado de Stephen Chick. Boule tem um grande número de patentes relacionadas à interface em seu nome, incluindo algumas que lidam com interfaces gráficas de usuário em vários dispositivos.


A Apple registra muitos pedidos de patentes semanalmente, mas embora indiquem áreas de interesse para as equipes de pesquisa e desenvolvimento da empresa, não é uma garantia que ela apareça em um produto ou serviço.


Sobre o “Apple Car”

Conceito: LatestAppleNws

Há rumores de que o Apple Car, que está sob o nome interno de “Projeto Titan", é um veículo projetado pela Apple, que inclui muitos elementos novos de design de carros, além de um sistema de veículo autônomo. A gigante de Cupertino investiu pesadamente em tecnologia autônoma, incluindo a aquisição da startup autônoma Drive.ai em 2019, entre outras compras e contratações estratégicas.


A Maçã também opera sua própria frota de veículos de testes e, a certa altura, tinha 72 carros e 144 motoristas nas estradas da Califórnia.


Naturalmente, a empresa garantiu muitas patentes e apresentou vários pedidos, incluindo um de 2016, cobrindo um método de busca de caminhos para "evitar colisões de obstáculos poligonais arbitrários". Também desenvolveu um sistema de "confiança" para tomar decisões de condução com base em dados suficientes, sem consumir muitos recursos, um sistema que muda seu comportamento, dependendo do nível de estresse dos ocupantes do veículo, e comunicações entre carros para melhorar a percepção situacional.


Leia também:

- Rumor: 'Apple Car' poderá ter insulfilme automático

- Rumor: assentos do Apple Car poderão mudar de forma para ajudar o motorista nas curvas fechadas



Fonte: AppleInsider

17/06/2020 - 23h54

NewsOnApple_Site_vertical.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • Apple Podcasts
  • Spotify
  • Deezer
  • Google_Podcasts_Logo_2


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

2019-2020 © News On Apple. Todos os direitos reservados.