top of page

Rumor: lançamento do iPhone 12 pode ser adiado para 2021

Devido ao coronavírus, Apple considera adiar o lançamento do iPhone 12 'por meses'

Conceito: EverythingApplePro

A Apple pode estar se preparando para adiar o lançamento da linha iPhone 12, os principais smartphones de 2020 da Maçã, que devem ser equipados com a tecnologia 5G, de acordo com fontes do site japonês de notícias Nikkei.


Segundo relatos, a empresa manteve discussões internas sobre a possibilidade de adiar o lançamento "por meses", por temores de quão bem os iPhones venderiam na situação atual, devido à pandemia de coronavírus no mundo. Fontes da cadeia de suprimentos da Apple também acreditam que "obstáculos práticos" podem atrasar a data de lançamento, que geralmente acontece em setembro.


“Além da restrição da cadeia de suprimentos, a Apple está preocupada com o fato de a situação atual diminuir significativamente o 'apetite' dos consumidores por atualizarem seus telefones, o que poderia levar a uma adesão fraca do primeiro iPhone 5G”, disse uma fonte. “Eles precisam que o primeiro ‌iPhone 5G seja um sucesso”.

A Maçã está monitorando os surtos do COVID-19 nos Estados Unidos e na Europa e avaliando se um atraso pode ser necessário. Uma decisão final poderá ser tomada em meados de maio, com a Apple talvez esperando para finalizar o cronograma de lançamento até que o trabalho em home office de seus funcionários em quarentena seja suspenso.


A empresa disse, nesta semana, que planeja reabrir suas lojas na primeira metade de abril, de forma escalonada. As Apple Stores nos Estados Unidos e no Brasil não estariam entre as primeiras a reabrirem.



Conceito: The Apple Hub

O site Nikkei informou também que o desenvolvimento de engenharia do iPhone 12 teria sido afetado por restrições de viagens para os Estados Unidos, China e outros lugares. A Apple costuma trabalhar com fornecedores para desenvolverem um "protótipo mais concreto" para os novos iPhones no início de março, mas teve que adiar a colaboração até o final do mês antes de adiá-la novamente. Os fornecedores acreditam que, dado que a empresa está no processo de engenharia, a possibilidade de um atraso está se aproximando.


Alguns fornecedores, no entanto, foram instruídos a adiarem seus cronogramas de produção em massa por cerca de dois a três meses.


"Fomos notificados para começarmos a enviar grandes volumes para atender o lançamento do novo produto da Apple até o final de agosto, diferente dos anos anteriores, quando seria em junho", disse um fornecedor de componentes relacionados às placas de circuito impresso. "A mudança foi feita muito recentemente, e isso poderia implicar que a produção em massa do telefone também pudesse ser adiada por meses".

No momento, os fornecedores não foram notificados de uma possível alteração no cronograma de produção e a Apple está pedindo que muitos deles recuperem o tempo perdido devido a interrupções recentes. "Ainda não desistimos", disse uma das fontes que conversou com o site Nikkei. "Estamos fazendo o possível para resolver o problema".

Conceito: EverythingApplePro

As discussões da Apple podem estar no estágio inicial e o lançamento em meados de setembro ainda não estaria completamente fora de questão. Em um pior cenário, o iPhone‌ 5G poderia ser adiado para 2021.


Um relatório recente da Bloomberg sugeriu que os modelos da linha iPhone 12 ainda estariam em andamento para o lançamento em 2020, apesar das interrupções na cadeia de suprimentos da Apple. A Foxconn (empresa com sede em Taiwan e a maior fabricante de componentes eletrônicos e de computadores no mundo) disse, nesta semana, que “agora tem trabalhadores suficientes para atender a demanda sazonal".


Rumores indicam que a Apple está trabalhando em quatro novos modelos de ‌iPhone‌ para o final de 2020, que estarão disponíveis em vários preços, tamanhos e especificações. Espera-se que todos os modelos tenham recursos 5G e chips A14, e os modelos mais avançados deverão trazer os novos sistemas de câmera 3D, chamado de Scanner LiDAR, presente nos novos modelos do iPad Pro lançados na semana passada.



Fontes: Nikkei / MacRumors

bottom of page