top of page

Rumor: iPhone 12 contará com sensor ToF 3D nas câmeras traseiras

Sensores 'Time of Flight Camera' são utilizados para medir profundidade das cenas, gerando mapas 3D que podem melhorar a experiência com a realidade aumentada

Conceito: EverythingApplePro

Um relatório divulgado na quarta-feira (11) reafirma inúmeros rumores de que a Apple estreará, no futuro "iPhone 12", que teoricamente será lançado em setembro (se o coronavírus permitir), um sistema laser VCSEL, para aprimorar fotos 3D, dando maior definição, profundidade e ganhos significativos a aplicativos avançados de realidade aumentada (RA).


Citando fontes familiarizadas com os planos da Apple, a Fast Company relatou que a gigante da tecnologia utilizou o Lumentum, de San Jose, Califórnia, USA, para fornecer os lasers que estarão no coração do sensor de profundidade 3D "voltado para o mundo". Atualmente, a Maçã conta com o Lumentum para os lasers no TrueDepth, o sistema de câmera frontal que suporta o Face ID, o Animoji e outros recursos do iPhone e do iPad Pro.


Ao contrário do TrueDepth, o próximo sistema deve calcular a profundidade com a tecnologia de tempo de voo (ToF).


O TrueDepth, introduzido no iPhone X em 2017, deduz a profundidade usando um transmissor VCSEL infravermelho e um receptor especializado ao lado de um módulo tradicional de câmera RGB colorida para medir desvios na luz estruturada - um padrão de pontos - projetado no rosto do usuário. ToF é um termo abrangente para um tipo de tecnologia que mede o tempo que leva para algo (seja luz, laser, líquido ou gás) percorrer uma determinada distância e retornar, sendo possível detectar precisamente a distância entre o sensor e um objeto.

Conceito: EverythingApplePro

Como nos relatórios anteriores, a Fast Company acredita que um sistema 3D voltado para as câmeras traseiras dará lugar a efeitos fotográficos mais eficazes, especificamente o Modo Retrato, que separa um objeto do fundo. Aplicativos de AR também podem se beneficiar de uma fonte de profundidade extremamente precisa.


Alguns aparelhos da Samsung, incluindo o Galaxy S10 5G, o Galaxy Note 10+, o Galaxy S20+ e o Galaxy S20 Ultra, além de outros smartphones Android, atualmente integram soluções de câmera ToF para reforçar os recursos fotográficos e aplicativos de RA, como o Quick Measure da Samsung.


A Fast Company tem um histórico bastante forte de previsão de lançamentos de produtos da Apple, mas sempre errou o alvo com suas previsões de ToF. A publicação alegou, pela primeira vez, que a Maçã integraria uma câmera 3D traseira em 2017, dizendo que a tecnologia seria lançada no iPhone X.


De acordo com o relatório, "pelo menos um iPhone” receberá o sistema de câmeras 3D neste ano. Aposto que seriam dois: "iPhone 12 Pro" e "iPhone 12 Pro Max" (os topos de linha), se a Apple mantiver a nomenclatura do iPhone 11.


Em julho de 2019, o famoso analista da TF Securities, Ming-Chi Kuo, previu sobre o ToF nos novos futuros iPhones do final deste ano.


Fonte: AppleInsider

bottom of page