• Marcelo Dada

Review: Clichê? 'Now and Then - O Segredo Que Nos Une' se distingue pelo elenco e fórmula do roteiro

Série de suspense e mistério do Apple TV+ trabalha a sinergia de duas linhas do tempo, de dois idiomas, utiliza recursos visuais caprichados e, sobretudo, premia com personagens que representam inúmeras dualidades humanas, dos anseios da juventude às suas adequações na vida adulta.


Sinopse


Em Miami, um grupo de amigos da faculdade se reúne para comemorar a conclusão de seus cursos em um fim de semana. A diversão dos jovens universitários é interrompida por um incidente com Alejandro (Jorge López) e, posteriormente, na tentativa de acudi-lo, um acidente de carro culmina com a morte do rapaz.


Passam-se 20 anos e os remanescentes deste grupo de amigos acabam se encontrando em uma situação inesperada em que recebem ameaças anônimas sobre a noite da morte do colega. Para piorar mais a tensão e expandir o terror advindo das ameaças, um cadáver é encontrado em situações que os remetem às circunstâncias da noite do perturbador episódio da morte de Alejandro.



Sem muitas opções, o grupo acaba se reunindo para tentar entender o que está acontecendo, conduzir suas próprias investigações, ao mesmo tempo em que a detetive Flora Neruda (Rosie Perez) se aproxima de fatos que podem relacioná-los às mortes.


Sobre a Série


Now And Then - O Segredo Que Nos Une é uma série de suspense bilíngue (inglês e espanhol) criada por Ramón Campos, Teresa Fernández-Valdés e Gema R. Neira. Foi lançada no dia 20 de maio de 2022 no Apple TV+ e conta com oito episódios.


Quaisquer sinopses, teasers ou trailers da produção podem fazer o espectador acreditar que esta é uma premissa já explorada e facilmente previsível. É exatamente ancorado dentro dessa aparente previsibilidade que a trama conta com uma enorme criatividade dos seus criadores e roteiristas para se revelar como uma história muito mais dinâmica, dramática e enriquecida em diferentes e importantes abordagens sobre inúmeros aspectos.



O que acontece em Now and Then é que os inevitáveis aspectos de uma série de investigação policial, mistério e suspense parecem não dar muito fôlego para diferentes conotações. Em si, o fato de acontecimentos de vinte anos virem à tona despertam o primeiro caráter verossímil e interessante da história: aqueles jovens amigos cheios de aspirações são agora adultos e ex-amigos que lidam com suas vidas adultas compostas por inúmeras complexidades. É natural imaginar que, após tantos anos, implicações relacionadas àquele incidente não poderiam pertencer ao repertório de uma possível testemunha que queira trazer luz aos fatos do passado com o intuito de buscar vingança ou justiça. Isso justifica uma relutância inicial natural, não apenas de não querer se envolver em algo que estaria aparentemente enterrado pela história, mas pela alta probabilidade de que uma pessoa, dentre os cinco remanescentes, possa estar por trás das ameaças e, de uma forma ainda mais perigosa, daquilo que surge no presente.



A dinâmica do segredo que une estas pessoas é recheada de intrigas que percorrem suas posições na sociedade, as peculiaridades de suas atitudes bastante parecidas com àquelas tomadas há vinte anos, os rumos que suas vidas tomaram norteadas pelo episódio da morte de Alejandro em detrimento do que queriam e esperavam para seus futuros. As atuações do elenco são absolutamente elogiáveis para que a série possa contar com uma gama de personagens diferentes e devidamente aprofundados em suas astúcias, em seus medos, em seus anseios e nas atitudes atreladas a estes sentimentos. É possível dizer que, com mais tempo, ou seja, uma maior quantidade de episódios, a abordagem dos temas das classes sociais e os aprofundamentos nos psicológicos dos personagens, a série possibilitaria um aumento significativo da empatia dos espectadores por cada um deles e até mesmo permitiria que suas histórias fossem mais bem exploradas.

O sucesso da atuação ainda é uma parte da fórmula, pois a direção e os produtores executam a apresentação de duas linhas do tempo, com atores diferentes interpretando os mesmos personagens em momentos muito distintos das pessoas que são e que eram, mas com as nuances que fundamentam, por outro lado, quem sempre foram. As duas linhas do tempo, recortadas e cuidadosamente bem posicionadas ao longo da narrativa, contam com recursos visuais que utilizam diferentes cores e diferentes enquadramentos para evidenciá-las, deixando a série com uma estética primorosa e diferenciada.



Talvez uma menção final, ainda sobre o elenco, que engrandece a produção como um todo ao mesmo tempo em que tira alguns espectadores da zona de conforto e pode, de uma maneira espontânea, fornecer uma experiência ímpar para quem aprecia as produções "originais do Apple TV+", é uma composição de atores de diferentes nacionalidades, porto-riquenhos, colombianos, espanhóis e que, de uma maneira muito natural, utilizam-se da língua espanhola, com as nuances de seus sotaques e as expressões faciais e corporais charmosas associadas ao dialeto latino.


Elenco e Equipe Técnica


Atores: Marina de Tavira, Rosie Perez, José María Yazpik, Maribel Verdú, Manolo Cardona, Soledad Villamil, Željko Ivanek, Jorge López, Alicia Jaziz, Dario Yazbek Bernal, Alicia Sanz, Jack Duarte e Miranda de la Serna.

Escritores: Gema R. Neira, Ramón Campos, Paula Fernández, Curro Serrano e Javier Chacártegui.

Diretores: Gideon Raff e Carlos Sedes.

Produtores Executivos: Ramón Campos e Teresa Fernández-Valdés.

Criadores: Ramón Campos, Teresa Fernández-Valdés e Gema R. Neira.

Produtores Executivos e Redatores Principais: Ramón Campos e Teresa Fernández-Valdés.


Trailer


Não encontramos o trailer em português no canal Apple TV+ Brasil. Confira o trailer oficial americano:


Avaliação


A avaliação pontua de 0 a 2 para cada critério e o somatório representa uma nota atribuída para a produção.

Série: Now and Then - O Segredo que nos Une (2022)

Nota/ Pontuação

Elenco e Atuação

1,8

Roteiro

1,4

Direção Técnica e Autoria

0,8

Cenário e Fotografia

1,6

Sonoplastia

1,4

Nota Final da Equipe News On Apple

7,0

Entenda como funcionam os critérios de notas da Equipe News On Apple.


Sobre o Apple TV+


O Apple TV+, o primeiro serviço de filmes e programas totalmente originais por assinatura da Apple, oferece vários filmes e séries premiados e inspiradores e esportes. Os assinantes podem assistir aos Apple TV+ Originals online, offline e sob demanda, no app Apple TV, que já vem instalado no iPhone, iPad, Apple TV, iPod touch e Mac. O conteúdo também está disponível em tv.apple.com/br. O app Apple TV também está disponível em smart TVs selecionadas, incluindo Samsung, LG, Panasonic, Sony, TCL, VIZIO e outras, aparelhos Amazon Fire TV e Roku, consoles de jogos PlayStation e Xbox, Chromecast com Google TV e decodificadores, incluindo Sky Q, SK Broadband e Comcast Xfinity. Para mais informações, visite apple.com/br/apple-tv-app.



2/9/2022 - 8h08