top of page
apple_logo_pequeno.png

Critérios de notas para o conteúdo do Apple TV+

apple-tv.jpg

Critérios de avaliação da Equipe do site News On Apple

- Elenco e Atuação - pontos de 0 a 2

- Roteiro - pontos de 0 a 2

- Direção Técnica e Autoria - pontos de 0 a 2

- Cenário e Fotografia - pontos de 0 a 2

- Sonoplastia - pontos de 0 a 2

Total: 10 pontos

 

Elenco e atuação

 

Analisa a boa escolha do elenco, a credibilidade da interpretação geral e/ou de destaque.

 

Roteiro

 

Analisa a proposta e a coesão da história, como ela é contada, as proporcionalidades de ação, suspense, drama, alívio cômico, sua dinâmica no tempo e no ambiente em que é colocada a narrativa. Leva-se em consideração o que a série quer apresentar e como ela oferece o conteúdo para o expectador. Para propostas de roteiro inovadoras, desconstruídas e fora das formulações habituais, uma avaliação a mais é necessária: verificar se a formulação promove entretenimento e interesse do expectador.

 

Direção Técnica e Autoria 

 

A direção é avaliada em conjunto com os demais critérios para definir, tecnicamente, a arte como um todo. A direção guia a atuação, com atenção para com as conjunturas do roteiro (para obter coesão com a história), com as sequências de cenas e também define o bom uso do complexo de cenários, efeitos, filtros, maquiagens e a introdução de quaisquer aspectos auditivos ou visuais. O aproveitamento global destes aspectos pode engrandecer, marcar (de onde vem a questão da Autoria) ou mesmo enfatizar ideias que se pretendem lançar sobre a produção. 

 

Cenário e Fotografia

 

Avalia desde a escolha do local das filmagens, captura das imagens, forma como é capturada e/ou editada, até a escolha de efeitos, de vestuário, de maquiagem, de filtros, de iluminação, de aspectos naturais, da edição, entre outros.

 

Sonoplastia

 

Não apenas de músicas, soundtracking ou dos cuidados espaciais da reprodução de sons, mas uma análise da coerência destes para com a proposta da obra - das misturas sensoriais que angariam um drama e um suspense, das ênfases em determinadas falas-chaves e do cuidado quando se aplicam vários idiomas.

bottom of page