top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Novo sistema operacional 'homeOS' pode ser apresentado pela Apple na WWDC na próxima semana

Uma lista de empregos da Apple mencionou o "homeOS", um sistema operacional inédito, dias antes do início da WWDC21.


Identificado pelo desenvolvedor Javier Lacort, a lista de empregos da Apple para um engenheiro sênior de iOS no Apple Music menciona explicitamente "homeOS" em duas ocasiões, ao lado de outros sistemas operacionais, incluindo o iOS, o watchOS e o tvOS.


"Você trabalhará com engenheiros de sistema da Apple, aprendendo o funcionamento interno do iOS, watchOS, tvOS e homeOS, e otimizando seus códigos para desempenho de maneiras que somente a Apple pode fazer. Junte-se à nossa equipe e faça uma diferença real para os amantes da música em todo o mundo". "A equipe do ‌Apple Music‌ Frameworks possui um conjunto de tecnologia que permite a experiência do ‌Apple Music‌ integrada ao sistema em todas as nossas plataformas móveis: iOS, watchOS e homeOS".

Curiosamente, a lista de empregos menciona o homeOS como uma "plataforma móvel", aparentemente o destacando como mais parecido com o iOS e o watchOS do que com sistemas como o macOS e o tvOS.


O sistema operacional poderia ser simplesmente uma reformulação do software de casa inteligente atual da Apple, da mesma forma que o iOS para iPad foi rebatizado como iPadOS e o OS X dos Macs foi alterado para macOS, ou um sistema operacional potencialmente totalmente novo.


No início deste ano, Mark Gurman, da Bloomberg, comentou que a Apple ainda carece de uma "estratégia unificadora" para o mercado doméstico inteligente. É possível que o homeOS seja um software projetado para liderar uma estratégia de casa inteligente mais centralizada, talvez unificando o audioOS do HomePod e o tvOS da Apple TV. Há rumores de que a Apple está desenvolvendo um dispositivo integrado de Apple TV com HomePod e um HomePod com tela. Por enquanto, o que o homeOS implicará precisamente permanece puramente especulativo.


O homeOS pode ser lançado na próxima semana, durante a WWDC, onde a empresa deve revelar atualizações importantes para seus vários sistemas operacionais.


No início desta tarde, a Apple removeu "homeOS" da lista de empregos e o substituiu por ‌HomePod‌ e tvOS.


"Você trabalhará com engenheiros de sistema da Apple, aprendendo o funcionamento interno do iOS, watchOS, tvOS e ‌HomePod,‌ e otimizando seus códigos para desempenho de maneiras que somente a Apple pode fazer", diz o texto de substituição.

A WWDC 2021 acontece na próxima semana, com sua keynote de abertura sendo realizada na segunda, dia 7, às 14h pelo horário de Brasília.



Fontes: iMore, MacRumors e Bloomberg

02/06/2021 - 22h40

bottom of page