• Rafael de Angeli

Novo MacBook Pro pode ter um notch, de acordo com imagem e informações vazadas

Os modelos redesenhados do MacBook Pro podem apresentar um notch contendo câmera, microfone e sensor, de acordo com uma imagem e informações que estão circulando pela Internet.

Render/Reprodução: MacRumors

O rumor parece ter se originado de um usuário do Weibo na China, que estipula que o MacBook Pro redesenhado terá um notch. Aparentemente, o "recorte na tela" tem um tamanho "semelhante ao do iPhone 12". O usuário do Twitter conhecido como "DuanRui", que costuma compartilhar informações sobre os planos da Apple pelo Weibo, sugeriu que o rumor poderia ser simplesmente uma piada. Um usuário do Reddit sem histórico, que afirma ter falado com fontes da cadeia de suprimentos da gigante de Cupertino, também fez a mesma afirmação.


O post do Reddit diz que o novo MacBook Pro contará com um notch de tamanho padrão, em vez do menor dos modelos do iPhone 13. Sem possuir uma câmera TrueDepth com Face ID, como no iPhone, o notch do MacBook Pro aparentemente abriga uma câmera 1080p (Full HD), um sensor (possivelmente para o recurso True Tone) e um microfone.


Mesmo com um notch na parte superior da tela, parece que a Apple não foi capaz de dar ao MacBook Pro quatro bordas com largura igual. Este design com notch também está aparentemente definido para ser lançado com um MacBook Air redesenhado em 2022.



Embora a afirmação possa parecer grotesca à primeira vista, o post do Reddit destacou uma descoberta do site MacRumors de que os novos MacBooks Pro de 14 e 16 polegadas apresentarão resoluções de 3024 x 1964 pixels e de 3456 x 2234 pixels, respectivamente. Ao subtrair 74 pixels da altura de ambos, os 3024 x 1890 pixels e 3456 x 2160 pixels são equivalentes a uma proporção de 16:10. Todos os MacBooks atuais apresentam uma proporção de 16:10. Sendo assim, com 74 pixels de altura para um notch, a possível "novidade" parece ser plausível.


Sistema de câmera TrueDepth, do iPhone 11, conhecida coloquialmente como "notch".

Enormes questões permanecem em torno de como o macOS lidaria com um notch, uma vez que iria claramente corroer a Barra de Menu, e parece desconcertante que a Apple daria ao MacBook Pro um notch enquanto retinha o Face ID e bordas de tamanhos iguais.


Outro rumor mencionado no post do Reddit e no Weibo afirma que toda a área do teclado dos novos MacBooks Pro é preta, ao invés de apenas as teclas, no que é "provavelmente a maior mudança visual no teclado desde o redesenho do Unibody há mais de uma década”. Há também a afirmação razoável de que os MacBooks Pro ficarão mais grossos e terão ventiladores maiores.


Este é um rumor de fontes não comprovadas, mas vale a pena notar que esta mesma fonte já foi pega de surpresa antes, como com a afirmação, de última hora, de que o Apple Watch Series 7 apresentaria o mesmo design arredondado do Apple Watch Series 6, algo que foi ridicularizado por internautas, mas acabou se revelando verdade.


O notch se tornou uma espécie de identidade para a Apple, tornando os iPhones de última geração altamente reconhecíveis. O recurso de design foi criticado por ser deselegante por alguns usuários, e se for correto, o notch vindo no MacBook Pro provavelmente seria uma fonte de zoeiras e memes nas redes sociais.



Neste sábado (16), uma suposta foto (acima) de um MacBook Pro com um notch foi compartilhada pela conta do Weibo AnyTurtle999, identificada pelo usuário DuanRui no Twitter.


Uma visão de perto do suposto notch na parte superior da imagem parece mostrar uma câmera FaceTime, um microfone e um sensor de luz ambiente para True Tone.


A foto está borrada e pode não ser autêntica. Se ela se provar real, os próximos modelos de MacBook Pro podem apresentar mesmo bordas muito finas ao redor da tela.


Mock-up: Parker Ortolani/Reprodução: 9to5Mac

Os novos modelos do MacBook Pro devem ser anunciados na segunda-feira, 18 de outubro, no evento especial Unleashed da Apple.



Fontes: MacRumors, Reedit e 9to5Mac

17/10/2021 - 00h55